SóProvas


ID
1730920
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações bancárias estão diretamente ligadas às transações comerciais e administrativas de qualquer instituição que se utilize desses serviços. O empréstimo mediante caução de duplicatas é um exemplo de operação bancária. Nesse caso, o banco exige:

Alternativas
Comentários
  • EMPRÉSTIMO MEDIANTE CAUÇÃO DE DUPLICATAS: Caução  é uma operação de empréstimo que a empresa efetua junto a um banco, na qual o banco exige que a beneficiada lhe entregue títulos em garantia. Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse e a propriedade dos títulos ao banco.

  • Caução de Duplicatas a Receber – Caução de duplicatas é, por vezes, usada para garantir empréstimo a curto prazo, uma vez que as duplicatas apresentam significativa liquidez. 

    Tipos de Caução:

    As duplicatas são caucionadas numa base seletiva. O credor potencial analisa os registros de pagamento passados das duplicatas com o objetivo de determinar quais as duplicatas representam colateral aceitável para empréstimos.

    Um segundo método é vincular todas as duplicatas da empresa. Esse tipo de contrato de alienação flutuante é normalmente usado quando a empresa possui muitas duplicatas que, em média, tem apenas um pequeno valor. Neste caso não se justificaria o custo de avaliar cada duplicata separadamente a fim de determinar se ela é aceitável. 

  • Caução de Duplicatas

    Operação de empréstimo que a empresa efetua junto a um banco, na qual o banco exige que a beneficiada entregue-lhe títulos em garantia.

     

    Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse e a propriedade dos títulos ao banco.

     

    O valor dos títulos caucionados é sempre superior ao valor liberado. O banco poderá exigir a emissão de uma nota promissória no valor total do empréstimo.

     

    É lavrado um contrato entre a empresa e o banco, onde ficam estabelecidos, pelo menos:

     

    1. o valor do numerário que a empresa terá direito por um determinado período de tempo;


    2. o valor de títulos que a empresa oferecerá ao banco, em cobrança caucionada, que, ao mesmo tempo em que representa a garantia da dívida assumida, é o termômetro para liberação do total do empréstimo;


    3. o percentual que poderá sacar, o qual fica entre 70% a 80% dos títulos caucionados;


    4. os encargos da empresa em relação ao contrato e aos títulos caucionados

     

  • Gabarito letra "E"

    Caução

    É dar uma garantia para que o locador não tenha prejuízos no caso de inadimplência do locatário.

    Caução de Duplicatas

    É usada para garantir empréstimo em curto prazo, uma vez que as duplicatas apresentam liquidez.

    Neste caso o banco exige a transferência da posse e da propriedade dos títulos.