SóProvas


ID
1731070
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os ruídos externos, além de causarem problemas acústicos no ambiente urbano, também são responsáveis por incômodos de ambientes internos de uma edificação. A este respeito, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A banca fez um recorte do contexto do texto do livro dando a entender (pelo menos na minha interpretação) que o sentido do movimento dos carros (mão única, mão dupla) interfere no ruído. Mas o que o livro quer dizer, ao ler essa parte na íntegra, é que as fachadas viradas para a rua terão muito ruído, e a fachada posterior será uma área de sombra acústica.

    "Toma-se o caso de fontes como transportes. O sentido de deslocamento do veículo em relação à distribuição espacial das edificações também determina a recepção sonora do ouvinte localizado dentro da edificação. Na existência de um único sentido de tráfego, são formadas, pelas superfícies das edificações, regiões de incidência sonora e regiões de sombra acústica. O posicionamento do ouvinte sobre determinadas fachadas pode, portanto, representar maior ou menor recepção sonora. Nas fachadas frontais ao sentido do tráfego, ocorre a região de incidência e reflexão, enquanto nas fachadas opostas ao sentido do tráfego existe a possibilidade de geradas sombras acústicas."

    Bê-a-bá da acústica arquitetônica, Souza, Almeida e Bragança.

  • a) "A observação das relações geométricas entre fonte e receptor para o estudo das reflexões sonoras externas deve englobar também a análise de elementos, como sacadas, lajes, protetores solares e varandas, que fazem parte das fachadas. Esses elementos podem ser responsáveis pela captação interna dos ruídos urbanos, por promoverem a reflexão do som externo para dentro do ambiente. A colocação de um elemento absorvedor sonoro revestindo essas superfícies pode atenuar essa situação."

    b) nas fachadas opostas ao sentido do tráfego ocorre a região de sombra acústica, como pode ser lido no excerto do outro comentário.

    c) Correta.

    d) "A simples eliminação de aberturas voltadas para o sentido de tráfego pode ser apontada como uma alternativa de solução, pois as aberturas que tornam o ambiente interno mais sensível aos ruídos aéreos."

    e) Vide letra A. Acrescentando, acredito que quando o autor fala em lajes, ele se refere a marquises existentes na fachada.

    Bê-a-bá da acústica arquitetônica, Souza, Almeida e Bragança.