SóProvas


ID
1731475
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 12ª Região ( PE-AL)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dos diferentes métodos de arquivamento, pode-se citar o método numérico em que o principal elemento é 0 número. O método numérico pode ser subdivido em três partes: simples, cronológico e dígito-terminal. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. Deve-se observar a data da produção do documento. Quando se anula um registro, só se aproveita o número se for na mesma data.

II. Surge da decorrência da necessidade de reduzir erros no arquivamento de grande volume, cujo elemento principal de identificação é o número. Os documentos são numerados sequencialmente, lidos da direita para a esquerda.

III. Corresponde à atribuição de um número a cada correspondente ou cliente, obedecendo à ordem de entrada ou registro. Nesse método, quando se anula um registro, este é aproveitado para outro arquivamento.

Os métodos numéricos simples, cronológico e dígito-terminal estão sequencialmente representados em: 


Alternativas
Comentários
  • Numérico – este método deve ser utilizado quando o elemento principal é
    um numero, sendo considerado sistema indireto, pois, para localizar um
    documento faz-se necessário recorrer a um índice alfabético de assunto,
    que fornecerá o número sob o qual o documento foi organizado. Pode ser
    dividido em três tipos:
     o numérico simples (para cada cliente existe um numero);

     o método numérico cronológico (além do numero observa-se também a data do documento);
     e o método dígito-terminal ( os documentos são numerados seqüencialmente, mas sua leitura apresenta
    uma peculiaridade que caracteriza o método, ou seja os números são dispostos em três grupos de dois dígitos cada um e são lidos da direita para a esquerda, formando pares). Este método é geralmente utilizado em arquivos com grande volume de documentos com elemento principal número.

    http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/412/523
  • O método numérico simples constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente, pessoa física ou jurídica, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética, já que o método exige um índice alfabético remissivo (Paes, 2005, p. 70).


    Método cronológico
    Neste método, além da ordem numérica, deverá ser observada a data. Esta modalidade é a adotada em quase todas as repartições públicas (Paes, 2005, p. 75).


    Método dígito-terminal
    Este método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documento e cujo elemento principal de identificação é o número.
    Os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números, disposto em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares. 
  • Já que não colocaram o gabarito..... LETRA A !

     

     

    Método numérico:

     

    Simples: Atribui um número a cada corresponde ou cliente.

     

    Cronológico: Leva em consideração a data de produção do documentoo ou a data a que esse se refere.

     

    Dígito-terminal: O número do documento é dividido em grupos de dois dígitos cada, e lidos da direita para a esquerda, formando pares. Ex:

    024.987  ==>    87.49.02