SóProvas


ID
1731868
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere a Curva de Phillips dada pela seguinte equação:

π = πe - ϵ (u – u*)

em que π = taxa de inflação corrente, πe = taxa esperada de inflação, ϵ uma constante positiva, u = taxa de desemprego efetiva e u* = taxa natural de desemprego.

Considerando que πe = φπt-1, sendo φ uma constante positiva, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Quando o enunciado, no final, fala que πe = φπ(t-1), ele está querendo dizer que a inflação esperada πe é igual à inflação de um período anterior (t – 1) multiplicada por uma constante positiva φ. Logicamente, se essa constante for maior que 1, isto quer dizer que a inflação esperada será maior que a inflação do período anterior (é a situação em que temos uma trajetória explosiva da inflação).

    a) Incorreta. Se φ é menor que zero, não há perigo da trajetória da inflação ser explosiva. Nesta situação, a única hipótese de inflação acontecerá se a taxa de desemprego estiver abaixo da taxa natural. Aí, poderemos ter inflação, mas certamente não será explosiva.


    b) Incorreta. A equação da inflação mostra que depende sim do nível de pleno emprego (que é a situação em que temos taxa natural de desemprego).


    c) Incorreta. A inflação será inercial se φ for maior que zero. Apenas neste caso, a inflação esperada terá algum valor da inflação do período anterior, já que πe = φπ(t-1).


    d) Correta. Se a economia estiver no pleno emprego, u = u*. Portanto, π = πe. Como πe = φπ(t-1), então, a inflação dependerá do coeficiente φ.


    e) Incorreta. Quanto maior for ϵ, maior o componente de inflação de demanda.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-apo-mpog-esaf-prova-de-economia-resolvida/


    bons estudos