SóProvas


ID
1731958
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo keynesiano de análise do equilíbrio agregativo a curto prazo constitui a base teórica para o estudo do impacto da ação do governo sobre o nível de atividade econômica. Identifique a opção que não faz parte desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • a) No curto prazo a capacidade de produção permanece constante. CORRETO. Pressuposto de curto prazo na economia, a oferta agregada fica horizontalmente inclinada.

    b) Os níveis de renda, preços e emprego variam essencialmente em função de variações no nível agregado de demanda. CORRETO. No curto prazo, somente demanda agregada possui inclinação e se desloca.
    c) Quando as decisões de expansão no consumo e no investimento ultrapassam a capacidade interna de expansão da demanda, geram capacidade ociosa e desemprego. ERRADO. Pelo contrário, há excesso demanda, o que gera pleno emprego.
    d) A situação ideal seria aquela em que a demanda agregada fosse sufi ciente para absorver toda a produção. CORRETO. Próprio pressuposto do modelo keynesiano.

    e) A intervenção do governo visando ao controle da demanda agregada constitui uma opção de política econômica, com a finalidade de manter níveis satisfatórios de estabilidade na economia. CORRETO. Caso haja capacidade ociosa na economia, o governo intervêm por meio de uma política fiscal expansionista.