SóProvas


ID
1732006
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Sobre a repartição constitucional das receitas tributárias é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Nesse caso houve delegação da capacidade tributária, e não repartição das receitas tributárias


    B) A sistemática ou reiterada transferência de recursos originalmente tributários, da União para Estados ou Municípios tem caráter OBRIGATÓRIO e não voluntária.


    C) CERTO: Art. 159. A União entregará

    II - do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados


    D) Não é dos rendimentos pagos aos Estados, mas sim de suas próprias Autarquias e Fundações.

    Art. 158. Pertencem aos Municípios:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem


    E) Art. 160. É vedada a retenção ou qualquer restrição à entrega e ao emprego dos recursos atribuídos, nesta seção, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, neles compreendidos adicionais e acréscimos relativos a impostos.

    Parágrafo único. A vedação prevista neste artigo não impede a União e os Estados de condicionarem a entrega de recursos:

    I – ao pagamento de seus créditos, inclusive de suas autarquias;

    II – ao cumprimento do disposto no art. 198, § 2º, incisos II e III


    bons estudos

  • Provavelmente a questão foi anulada porque o item E também está correto, conforme comentários do colega Renato, não é porque a Banca não citou o inciso II que invalida o item, pois não temos a expressão "só ou somente".

  • Renato, na letra C a banca não cita Estados... entendo como ERRADA.

  • Marcaria letra E, definitivamente, faltar Estados na letra C a invalida, pois não dizer Estados restringe apenas a entrega dos recursos ao Distrito Federal. Isso torna a alternativa incorreta! 

    Mas é ESAF e não CESPE.

  • Na letra "E" diz a entrega de SEUS recursos. Mas os recursos não são da União, são dos Entes. O item está errado! Mas de fato a redação da letra "C" está uma m****!