-
questãozinha malandra. As organizações visam minimizar as desigualdades culturais. Mas ta valendo.
-
O gestor de pessoas saiu do âmbito organizacional e virou gestor de politicas públicas!Que loucura!
-
Desigualdades sociais?!
-
Quando diz DESILGUALDADES SOCIAIS ela se refere às diferenças entre cada indivíduo e no âmbito da sociedade como um todo. Isso inclui também a cultura. O gestor terá sim que buscar minimizar as desigualdades entre membros da organização. Imagine um cadeirante numa empresa que só tenha escadas. O gestor responsável tem que adaptar a empresa a ele e não o contrário.
E mais, aplicando essa assertiva aos dias de hoje, qual a organização que não vai ter que ter rebolado nesse quesito, né!? Se não tiver, meu amigo. É bom se agilizar!
-
Tudo bem que o choro é livre, mas Gestão de Pessoas não faz "AÇÕES AFIRMATIVAS" e sim GESTÃO DE DIVERSIDADE, vejamos:
"Diferença entre ação Afirmativa e Gestão da diversidade
A ideia de ação afirmativa baseia-se na compreensão de que os fenômenos sociais não são naturais, mas resultado das diversas interações sociais; assim, haveria necessidade de intervenção política na reversão do quadro de desigualdade que se observa em uma dada sociedade. Nesse sentido, entende-se ação afirmativa como um conjunto de políticas específicas para membros de grupos sociais atingidos por formas de exclusão social que lhes negam um tratamento igualitário no acesso às diversas oportunidades.
De forma genérica, entende-se por gestão da diversidade a adoção de medidas administrativas que garantam que os atributos pessoais, ou de grupo, sejam considerados recursos para melhorar o desempenho da organização. Diz respeito a uma prática gerencial que pretende substituir ações afirmativas e práticas de Equal employment opportunity– acesso igualitário ao trabalho." TEXTO DA PROFESSORA KÁTIA LIMA.
Essa CESPE é tensa.
-
CERTO ? NÃO CONCORDO !
Tenho o mesmo raciocício da Flávia, a gestão de pessoas faz o gerenciamento da diversidade, para que as características e atributos pessoais impactem de forma positiva no desempenho organizacional. Ou seja, o objetivo é usar as diferenças como uma vantagem competitiva. E isso é totalmente diferente das ações afirmativas. Essas, são definidas por lei, funcionam como uma pressão externa. Como exemplo, podemos citar a lei nº 8.213, que "obriga" as empresas a contratarem pessoas com deficiência.
A professora Kátia Lima aborda exatamente isso em suas aulas.
-
GAB: CERTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL / SUSTENTABILIDADE
EMPRESA X SOCIEDADE
AÇÕES AFIRMATIVAS: INCLUIR CONTRATAÇÃO DE PCD, PRIORIZAR CONTRATAÇÕES NA LOCALIDADE ....