SóProvas


ID
1732246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de qualidade de vida, saúde, higiene, segurança no trabalho, julgue o item subsecutivo.

Até bem pouco tempo, o foco da GP estava na produtividade e na qualidade do trabalho. Atualmente, pode-se afirmar que o foco foi ampliado para agregar também a qualidade de vida dos empregados, pois, quando estes estão felizes, produzem mais e melhor.

Alternativas
Comentários
  • As corporações de sucesso olham o assunto como uma questão diretamente relacionada com os valores da empresa, ajudar o funcionário a exercer seus diversos papéis na sociedade da melhor maneira possível, reduzindo o volume de trabalho e respeitando os horários, é hoje tão importante quanto cuidar de seu bem-estar físico.

    A importância da Qualidade de vida no Trabalho reside no fato de que passamos em ambiente de trabalho mais de oito horas por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas, portanto os funcionários que possuem qualidade de vida na empresa são mais felizes e produzem mais, pois isto resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes, o funcionário precisa de tempo para administrar suas várias carreiras como pais, mães, filhos, maridos esposas e cidadãos. As companhias certamente podem ajudar a manter esse equilíbrio.

    http://www.coladaweb.com/administracao/beneficios-especiais-geram-qualidade-de-vida-na-empresa

  • Típica questão em que a banca pode optar a seu bel-prazer por dar o gabarito como certou ou errado. 

    Até onde sei, colaborador feliz tende a produzir mais e melhor. É bem possível que
     o colaborador, embora MEGAFELIZ, por não possuir habilidades ou por não haver suporte para o desempenho de suas atividades, tenha uma produção ruim ou até mesmo péssima. Que negócio é esse de "...pois, quando estes estão felizes, produzem mais e melhor". Trecho muito taxativo, quase uma condicional, ainda mais pelo uso de vírgulas que dão mais ênfase e corroboram essa ideia. Não sei, posso estar enganado, mas o gabarito é medonho. No dia da prova certamente deixaria essa em branco.

    Alguém poderia confirmar esse gabarito com base em algum teórico?

    Valeuuuuuu

  • Não quero , e não adianta, discordar da toda-poderosa CESPE. Agora, o que garante que um funcionário feliz pode produzir mais? Ele pode ser o cara mais feliz do mundo, mas não domina bem os sistemas de produção, é preguiçoso, e etc...

    Enfim, o gabarito é este, então... Choooora!

  • importância da GP dentro de uma empresa. 

    Gestão de Pessoas é responsável pelo Capital Humano, e pessoas têm personalidades, ambições e incentivos diferentes. Dessa maneira é necessário que tenha uma área com um ou mais profissionais que tenham a capacidade e experiência para resolverem conflitos, cuidar dos interesses dos funcionários, estarem atentos a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas e garantirem de que todos estão felizes e motivados dentro da organização, resultando assim no crescimento contínuo da mesma.

    http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/conceito-gestao-de-pessoas/#

     

  • CERTO.

    É evidente que nem todos os problemas de produtividade das empresas, e nem todo o tipo de insatisfação do empregado, em qualquer nível, podem ser resolvidos pela tecnologia da QVT. Entretanto, sua aplicação conduz, sem dúvida, a melhores desempenhos, ao mesmo tempo em que evita maiores desperdícios, reduzindo os custos operacionais.

  • Claudio Oliveira,

     

    Um preguiçoso feliz produzirá mais do que se fosse um empregado preguiçoso e, além disso, triste. Isso é comprovado por experimentos.

     

    A banca está correta.

  • De forma meio estabanada, o que a questão reafirma é sobre a necessidade de se manter o equilíbrio organizacional: há um fluxo de esforços e recompensas mútuo entre colaborador e organização que precisa se manter bem distribuído sob ambas as perspectivas.

  • Rafaela pra marcar errado nessa questão, voce deve ter ido trabalhar feliz por outro , e não do trabalho.

  • Macete: Na QVT, quando as ações da organização forem positivas para o funcionário, então a questão provavelmente está certa.

     

    Não precisamos decorar todas as ações, já que os fatores de QVT é extremamente amplo.

     

    --

     

    Gabarito: certo

  • "Segundo Ferreira, Rocha e Moraes (2003), o grande impulso em torno da questão da Qualidade de Vida no Trabalho ocorreu nos anos 1970, com as lutas de trabalhadores e estudantes contra o sistema taylorista/fordista de produção.

    Para esses autores, o interesse das organizações acerca da QVT não deve ser visto apenas como resultado das pressões dos trabalhadores, mas também, como decorrência da constatação de que formas de gerenciamento do trabalho mais democráticas, aliadas a tarefas mais complexas, podem acarretar no aumento de produtividade."

     

     

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concurso. Ribas & Salim, p. 451

  • Rafaela Lôbo está desaprendendo. rs

  • A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é uma preocupação recente. Segundo Idalberto Chiavenato (2020), o termo qualidade de vida no trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, e ganhou grande impulso em razão de greves e de críticas de pesquisadores em relação ao sistema de produção taylorista e fordista. 

    Além de responder a uma demanda social e legal, investimentos em QVT baseiam-se no pressuposto de que empregados satisfeitos são potencialmente mais produtivos. Portanto, enunciado correto.

    Gabarito: Certo