-
Muitos profissionais que atuam nesta área conhecem o CHA de longa data, é uma conceituação muito antiga, no entanto, extremamente atual, onde:
• O conhecimento é o saber, é o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, em nossa bagagem, nos livros, no trabalho. Sabemos de muitas coisas, mas não utilizamos tudo o que sabemos.
• A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia.
• A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/32057/conhecimentos-habilidades-e-atitudes-cha#ixzz3uX08sH9f
-
Se ele demonstrou os esforços = teve ATITUDE.
GAB ERRADO, ele não foi habilidoso.
-
Teve atitude, porém não teve o conhecimento e a habilidade.
-
Pessoal,
Devemos ter em mente que Gestão de Competência diz respeito ao famos CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitute). Conhecimento pode ser definido como saber o que fazer; Habilidade pode ser definida como "saber como fazer" e, por fim, a Atitude é o "querer fazer". Na questão em tela, o funcionário teve a atitude correta (quis fazer), entretanto, não possuía os conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho da tarefa. Espero ter ajudado.
Abraço e bons estudos.
-
O funcionário tem o conhecimento e a atitude, mas não soube fazer direito (habilidade).
-
Ele não teve habilidade.
-
Ele teve a atitude, tentou realizar a tarefa, mas por falta de habilidade, não a concluiu de modo satisfatório.
GAB: E
-
COMPETÊNCIA É UM SABER (conhecimentos) AGIR (habilidades) RESPONSÁVEL (atitudes) E RECONHECIDO QUE IMPLICA MOBILIZAR, INTEGRAR, TRANSFERIR, RECURSOS E CONHECIMENTOS, AGREGANDO VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO E VALOR SOCIAL AO INDIVÍDUO.
COMPETÊNCIA É O PRODUTO DA MULTIPLICAÇÃO DE TÊS FATORES:
- SABER FAZER: CONJUNTO DE INFORMAÇÕES, CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS.
- QUERER FAZER: MOTIVAÇÃO, VONTADE E COMPROMETIMENTO.
- PODER FAZER: FERRAMENTAS, EQUIPAMENTO E LOCAL DE TRABALHO ADEQUADO.
HABILIDADE (SABER FAZER): APLICAR O CONHECIMENTO, SABER PENSAR E AGREGAR VALOR, TRANSFORMAR O CONHECIMENTO EM ALGO CONCRETO E PRODUTIVO. (PARTE INTERMEDIÁRIA)
GABARITO ERRADO
-
O gabarito da questão deve ser considerado ERRADO.
Isto é explicado pelo seguinte raciocínio: O sujeito em questão sabia fazer a atividade, logo ele possui o CONHECIMENTO necessário para tal tarefa. Ele tb mostrou ATITUDE, pois foi solícito e aceitou o trabalho e se comprometendo com a sua realização. Contudo, percebemos que ele não teve HABILIDADE suficente para entregar o trabalho com a qualidade que era requerida para aquela atividade.
-
GAB: E
Imagine um jogador que tenta dar um drible no zagueiro para avançar até o gol, mas é desarmado. Ele teve atitude em tentar o drible, porém, não teve a habilidade necessária para concluir a jogada com êxito.
-
Respondendo ao que a questão pede: ele teve atitude, portanto, questão errada.
Mas não podemos afirmar que o que lhe faltou foi a habilidade. Não há clareza nas informações dadas. Ele pode, também, não ter tido o conhecimento necessário para desempenhar a atividade com a qualidade esperada. Vamos concordar que uma atividade de pouca qualidade pode ser gerada tanto por pouco conhecimento, quanto por pouca habilidade.
-
Atitude: QUERER FAZER
-
Não lhe faltou vontade de fazer, ou seja, ATITUDE.
Veja que ele dispendiou esforços, os quais não o levaram a qualidade esperada pela empresa. Dessa forma, podemos inferir que ele (o empregado) não teve habilidade para tal.
Bons Estudos!
-
Demonstrou ausência ou carência de habilidade (como fazer).
-
Faltou molejo. Habilidade.
-
HABILIDADE = SABER FAZER
-
Faltou habilidade para execução da tarefa.
TJAM2019
-
FALTOU HABILIDADE PARA EXECUTAR A TAREFA!
TJ AM!
-
Gab: ERRADO
O empregado, "apesar de todos os esforços despendidos", ou seja, apesar da atitude tomada para solucionar o problema, não conseguiu concluir a tarefa. Tarefa, nas competências individuais, está ligada às HABILIDADES, sendo assim, apesar de ter tido atitude - querer fazer, não teve habilidade - conhecimento técnico.
Lembrando que a visão moderna das competência adotadas é: CHA + ER - (conhecimentos, habilidades, atitudes + entrega de resultados).
-
Mais uma vez temos:
CONHECIMENTOS = saber;
HABILIDADES = saber fazer;
ATITUDES = querer fazer;
Dessa forma, você percebe pelo enunciado que o empregado queria realizar a atividade, já que temos a expressão “apesar de todos os esforços dispendidos” na assertiva. Assim, ele se esforçou para alcançar o resultado, mas não soube como fazer, ou seja, não teve habilidade para tanto. Item errado.
Gabarito: E