- 
                                Gabarito errado. Acho que o está na parte do gerente determinando os objetivos.  
- 
                                Segundo Chiavenato:  "Modernamente, as organizações estão adotando um avançado e dinâmico esquema de administração do desempenho. E aqui surge a velha administração por objetivos (APO), agora com novas roupagens e sem aqueles conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, autocracia e continuo estado de tensão e aflição dos envolvidos que caracterizaram a sua implantação nas organizações. A APO agora é essencialmente democrática, participativa, envolvente e fortemente motivadora. Dentro dessa nova APO, a avaliação do desempenho segue estes caminhos: 1- Formulação de objetivos consensuais (conjuntamente formulado entre entre o avaliado e seu gerente); 2- Comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; 3- Negociação com o gerente na alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; 4- Desempenho; 5- Constante medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados; 6- Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta." Fonte: Idalberto Chiavenato, Recursos Humanos: O capital Humano das Organizações, 2009, pág. 248. 
- 
                                Só eu que fiquei com dor de cabela pela redação dessa questão??? WTF. 
- 
                                APO= O ALCANCE DOS OBJETIVOS E RESULTADOS É DO SUBORDINADO+CHEFE 
- 
                                Na APO o gerente não "pré-determina" os objetivos. Tem que haver um consenso entre o gerente e o subordinado. 
- 
                                GABARITO ERRADO Segundo Chiavenato existem as MODERNAS TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO que dizem respeito ao sujeito (subjetiva) e AS TRADICIONAIS TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO que dizem respeito aos objetivos (objetiva). Logo a afirmação da questão está invertida. Outro erro é afimar que a APO faz parte da moderna técnica de avaliação, quando na verdade faz parte dos métodos tradicionais. Nas modernas técnicas de avaliação de desempenho e a formulação de objetivos mantêm características da antiga administração por objetivos (APO), uma vez que os objetivos são pré-determinados pelo gerente imediato do empregado a ser avaliado.
 
 
- 
                                A que o avaliado participa na formulação dos objetivos não é a APPO? 
- 
                                ERRADA! Na avaliação por objetivos, que é uma técnica moderna, a consecução dos objetivos tem que ser acordada entre gerente e empregado, e não como estipula a questão. Caso a ideia da assertiva estivesse correta, o indivíduo que fosse executar as tarefas não iria estar motivado e comprometido com tal responsabilidade. 
- 
                                Administração por Objetivos (APO): técnica moderna, que possui total foco nos resultados almejados, nas atividades finalísticas. Na APO, os subordinados trabalham junto com o supervisor para determinar objetivos relativos a uma tarefa específica. 
- 
                                Na moderna GP a formulação de objetivos é elaborada em comum acordo entre os empregados e o gerente, uma característica que não é encontrada na antiga administração por objetivos, onde os objetivos são pré-determinados pelo gerente imediato. 
- 
                                Não é mais a antiga APO que é valida e sim APPO (Avaliação Participativa Por Objetivos)   
- 
                                A FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS É CONSENSUAL 
- 
                                Contribuindo:   A visão da avaliação, nesse método, é participativa, democrática, envolvente, ativa e motivadora, sem conotação de testagem.   (....)   Uma das característica é a identificação dos objetivos comuns: gerentes e colaboradores definem juntos os objetivos que deverão garantir resultado organizaconal e individual;   FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.548 (adaptado).   bons estudos 
- 
                                A APPO é um método morderno de avaliação que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados. 
- 
                                Os métodos modernos de avaliação de desempenho
trouxeram uma mudança de paradigma no sentido de trazer o avaliado do pólo passivo
para a posição de agente da gestão do seu desempenho. Nesse contexto surge a
Avaliação participativa por objetivos (APPO ou  APO), que porpõe uma relação intensa e
pró-ativa entre avaliador e avaliado, mostrando-se mais democrática,
participativa, envolvente e motivadora. 
De acordo com Idalberto
Chiavenato, em seu livro “Gestão de Pessoas: o novo papel do recursos humanos
nas organizações", edição de 2010, segue seis etapas para sua implementação: 
 - Formulação dos objetivos consensuais;
 - Comprometimento pessoal
quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados;
 - Negociação com o gerente
sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos;
 - Desempenho;
 - Constante monitoração
dos resultados e comparação com os objetivos formulados;
 - Retroação intensiva e
contínua avaliação conjunta.
 
 GABARITO: ERRADO