O processo é de duplo sentido, pois, por um lado, leva a escola a formar
pessoas com maior compreensão das dinâmicas realmente existentes para os fu
turos profissionais, e, por outro, leva a que essas dinâmicas penetrem o próprio
sistema educacional, enriquecendo-o. Assim, os professores terão maior contato
com as diversas esferas de atividades, tornar-se-ão de certa maneira mediadores
científicos e pedagógicos de um território, de uma comunidade. A requalificaçã
dos professores que isso implica poderá ser muito rica, pois esses serão natural
mente levados a confrontar o que ensinam com as realidades vividas, sendo de
certa maneira colocados na mesma situação que os alunos, que escutam as aulas
e enfrentam a dificuldade em fazer a ponte entre o que é ensinado e a realidade
concreta do seu cotidiano.
Texto literal a que se refere a questão.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200006&script=sci_abstract&tlng=pt
( clic em pdf para ver o material completo)
Infelizmente a Vunesp não trabalha com respostas baseadas no "conceito", na idéia do autor... Ela , literalmente, recorta trechos do texto do autor e coloca na prova.... Pra acertar a questão com segurança vc precisa decorar letra por letra, frase por frase de cada bibliografia do Edital.Ridículo!!Assim é fácil montar prova, além de ficar numa posição de extrema segurança diante dos candidatos que entram com recursos! Desculpem o pequeno desabafo, mas acho que só os concurseiros entendem!
A) a motivação dos alunos, assentada em explicações de que futuramente entenderão a importância do que estudam.
"O impacto em relação à motivação, para uns e outros, poderá ser grande, sobretudo para os alunos a quem sempre se explica que “um dia” entenderão por que o que estudam é importante. O aluno que tiver aprendido em termos históricos e geográficos como se desenvolveu a sua cidade, o seu bairro, terá maior capacidade e interesse em contrastar esse desenvolvimento com o processo de urbanização de outras regiões, de outros países, e compreenderá melhor os conceitos teóricos das dinâmicas demográficas em geral." (DOWBOR, 2007, p.8)
B) uma escola em pouco mais lecionadora, dadas as dificuldades de se lidar com muito mais conhecimento e informação hoje em dia
"O que visamos é uma escola um pouco menos lecionadora, e um pouco mais articuladora dos diversos espaços do conhecimento que existem em cada localidade, em cada região; e educar os alunos de forma a que se sintam familiarizados e inseridos nessa realidade" (DOWBOR, 2007, p.9)
C) o reconhecimento de que educação e vida profissional estão separadas cronologicamente e assim devem ser tratadas.
"Acabou o tempo em que as pessoas primeiro estudam, depois trabalham, e depois se aposentam. A relação com a informação e o conhecimento acompanha cada vez mais as pessoas durante toda a sua vida. É um deslocamento profundo entre a cronologia da educação formal e a cronologia da vida profissional" (DOWBOR, 2007, p. 8)
D) privilegiar o “prático" relativamente ao “teórico"
"Não se trata de privilegiar o “prático” relativamente ao teórico, trata-se de dar um embasamento concreto à própria teoria. " (DOWBOR, 2007, p.7)
E) a requalificação dos professores, pois estes serão, de certa maneira, colocados na mesma situação que os alunos.
" A requalificação dos professores que isso implica poderá ser muito rica, pois esses serão naturalmente levados a confrontar o que ensinam com as realidades vividas, sendo de certa maneira colocados na mesma situação que os alunos, que escutam as aulas e enfrentam a dificuldade em fazer a ponte entre o que é ensinado e a realidade concreta do seu cotidiano." (DOWBOR, 2007, p.8)