SóProvas


ID
1732894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que tange ao PMBOK 5.ª edição, julgue o item que se segue.

No gerenciamento dos custos do projeto, a estimativa de custos, realizada na fase inicial, deve ser refinada ao longo do projeto, o que aumenta a precisão dessa estimativa.


Alternativas
Comentários
  • Como assim o "Gerenciamento dos Custos do Projeto", devem ser feitas na fase de planejamento. Gabarito Incorreto.

  • As estimativas de custo devem ser refinadas durante o curso do projeto, pois a precisão das estimativas aumentará conforme o progresso do projeto. Tanto que a ordem de grandeza para o início do projeto é +-50% de margem de erro normalmente admissível, chegando ao longo do projeto a cair para +-10%.

  • Eu sempre pensei que a estimativa de custos era feita na fase inicial do projeto, e depois não mudava mais. Mas segundo o PMBOK, não é assim. A estimativa de custo é refinada ao longo do projeto.


    "As estimativas de custos devem ser refinadas durante o curso do projeto para refletir detalhes adicionais conforme se tornarem disponíveis e as premissas forem testadas. A precisão da estimativa de um projeto aumentará conforme o mesmo progride no seu ciclo de vida. Por exemplo, um projeto na fase inicial poderia ter uma ordem de grandeza (ROM sigla do inglês) estimada na faixa de -25% a ±50%. Mais tarde, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas podem estreitar para uma faixa de precisão de -5% para +10%. Em algumas organizações, existem diretrizes para quando tais refinamentos podem ser feitos e o grau de confiança ou exatidão esperado." (PMBOK, 5ed, pg. 201).

  • A questão foi bem inteligente. Repare que foi mencionado o processo de Estimativa de custos (realizada na fase inicial). E o PMBOK faz clara distinção entre grupos de processo e fase. O guia diz que uma fase pode conter todos os grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento).


    Ademais, o próprio termo de abertura do projeto contém informações como: requisitos de alto nível,  premissas e restrições, resumo do orçamento, etc. Naturalmente, a medida que o projeto progride a estimativa de custos melhora (como bem mencionado nos comentários anteriores.)


    Será que agora fechou a tampa do caixão ?

  • A explanação feita pelo Luiz BH está muito boa... Mas esse tipo de questão extrapola um pouco conhecimento de qualquer concurseiro, além de possibilitar divergências, discussões, etc...


    O próprio PMBOK traz explicitamente que a estimativa dos custos, ocorre no grupo de processo do Planejamento. Eu sei, que não devemos confundir os grupos de processos com o ciclo de vida do projeto. No entanto, o fim da fase inicial do ciclo de vida, se dá com a entrega do termo de abertura do projeto. A partir daí, partimos para a organização e preparo que tem muito mais a ver com o grupo de processo do Planejamento.


    Acho que esse tipo de mapeamento, entre grupo de processo e ciclo de vida precisa ser realizado dentro do PMBOK de maneira mais explícita. A impressão que dá é que as bancas conhecem mais o PMBOK do que o próprio guia propõe. Essa medição de conhecimento se torna um tanto quanto vazia, favorecendo o conhecimento superficial de pessoas que desconhecem o framework e que se utilizam apenas do conhecimento comum, ao passo que elevam demais o senso crítico dos conhecedores do assunto induzindo-os ao erro.

  • Certinho.

    Corroborando a informação do Luiz, o PMBOK é realmente enfático e menciona essa diferença entre "Ciclo de vida" e os "Grupos de Processos".

     

    "Ela (a a estrutura genérica de ciclo de vida) não deve ser confundida com os grupos de processos de gerenciamento de projeto porque os processos de um grupo de processos consistem de atividades que podem ser executadas e ocorrer novamente em cada fase de um projeto assim como para o projeto como um todo."

     

    Fonte: PMBOK 5ª pág. 39