-
Com o custeio variável podemos calcular a margem de contribuição.
A margem de contribuição diz quanto que cada produto contribui para a o lucro.
-
O CUSTEIO VARIAVEL é geralmente usado para fins GERENCIAIS visto que não é aceito pela contabilidade oficial, uma vez que fere o princípio da ocmpetência, principalmente na parte referente ao confronto das receitas e despesas.
Como exposto pelo colega, através desse custeio pode-se calcular a margem de contribuição, vez que, para cálculo da MC, usa-se o valor do CUSTO VARIAVEL e DESPESA VARIAVEL.
MC= PV - (CV+DV)
Bons estudos!!!
-
-
Ou seja os Custeio Varialvel e referente somente em tomadas de decicoes , fins gerenciais , utilizamos nos caulculos da MC= margem contribuiçao e o absorçao referece a todos os custos , a base de rateios , por isso no confronto entre receitas e despesas , e bem aceita no fisco
Exemplo sao a somatotria apenas das materia primas e mao de obra , somente as variaveis
absorçao incluiria o cif custos indiretos fixos
-
Como no custeio variável os custos fixos são lançados diretamente no resultado (despesas), resta alocar aos produtos apenas os custos variáveis afetos a cada produto. No custeio por absorção, haverá a parcela de custo fixo que deverá ser rateada, por algum critério imperfeito, aos produtos, confundido mais a contribuição de cada um ao lucro.