SóProvas


ID
1734421
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Polo Médico do Recife
O Recife dispõe de um polo médico, que é considerado o primeiro de todo o Norte/Nordeste e o segundo do Brasil em qualidade, modernidade e avanço tecnológico, ficando atrás apenas do polo da cidade de São Paulo. Formado por 417 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos por imagem, esse polo médico oferece um total de 8,2 mil leitos e atende a uma clientela de cerca de 20 mil pessoas/dia, a maioria usuários dos planos de saúde.
Grande gerador de empregos no Recife, o polo médico absorvia em 2002, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas (IPSA) da Universidade Federal de Pernambuco, a mão de obra de 20,8 mil pessoas na cidade. Considerando-se, também, a mão de obra de outras empresas diretamente ligadas ao polo, esse total chega a 34,7 mil empregos formais em três mil estabelecimentos nas áreas de hotelaria, transporte, escritórios, informática, entre outras.
Além de sua importância para a economia do Estado, o polo médico do Recife se destaca, sobretudo, pela oferta de serviços médico-hospitalares com alto padrão de especialização. Tanto isso é verdade que é graças ao polo que Pernambuco dispõe, hoje, de mais aparelhos de tomografia computadorizada do que países como o Canadá ou a França. Os hospitais recifenses são dotados de instalações e equipamentos dos mais avançados, e muitos deles têm até helipontos.
Boa parte dos hospitais e clínicas médicas que integram o polo médico do Recife está localizada entre os bairros do Derby e Ilha do Leite. Entre os serviços prestados, destaque para as especialidades de cardiologia, patologia clínica, oftalmologia e hepatologia. Os clientes do polo se situam nas faixas de renda A, B e C, associados aos planos ou seguros saúde. A maioria dos hospitais e unidades instalados no local não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Polo Médico do Recife surgiu entre o final dos anos de 1970 e início dos 1980, quando os primeiros médicos decidiram instalar suas clínicas no bairro da Ilha do Leite. A escolha do local teve, entre outros, um decisivo motivo: a proximidade com o Hospital Pedro II, unidade integrante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. As clínicas foram-se multiplicando, vieram os primeiros hospitais (como o Albert Sabin e João XXIII) e a consolidação do polo.
Além dos serviços diretamente ligados à área de atendimento hospitalar, o Polo Médico do Recife agrega outras atividades complementares, como as de informática e software, vendas de  produtos farmacêuticos, manutenção de equipamentos, organizações educacionais e de  pesquisa, associações profissionais, empresariais e de classe.

Disponível em: http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=442:polo-medico-do-recife&catid=26&Itemid=184. (Adaptado)

Após a leitura do texto “Polo Médico do Recife", conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • PQ A LETRA D ESTÁ ERRADA??  TEM DUAS CORRETAS: D, E

  • ele n gera emprego em todas as áreas. e sim em determinadas áreas especificas . quando se trata de interpretação de texto, (do todo) entra em caratê absoluto .

  • a) Recife, de todas as cidades brasileiras, é a que possui o melhor avanço(São Paulo) tecnológico na área médica.

     b) Recife se destaca por apresentar um polo médico que atende exclusivamente usuários de classe social alta, gerando desconforto na população de menos poder aquisitivo.

     c) a maioria dos atendimentos nos hospitais é de usuários particulares, enquanto os de plano de saúde são minoria.

     d) o polo médico do Recife gera emprego em todas as áreas, facilitando a vida dos pernambucanos.

     e)o estado de Pernambuco supera alguns países estrangeiros no que se refere à aquisição de aparelhos de tomografia computadorizada.(CERTO)

  •  

    Após a leitura do texto “Polo Médico do Recife", conclui-se que ( Este termo é bivalente, tanto pode trazer uma ideia de compreensão/intelecção de texto como interpretação, neste caso, tratou-se de Compreesão, onde é apresentado o conteúdo exato do texto e não o que está subentendido. 

    a) Recife, de todas as cidades brasileiras, é a que possui o melhor avanço tecnológico na área médica. O Recife dispõe de um polo médico, que é considerado o primeiro de todo o Norte/Nordeste e o segundo do Brasil 

     b) Recife se destaca por apresentar um polo médico que atende exclusivamente usuários de classe social alta, gerando desconforto na população de menos poder aquisitivo. Os clientes do polo se situam nas faixas de renda A, B e C, associados aos planos ou seguros saúde.

     c) a maioria dos atendimentos nos hospitais é de usuários particulares, enquanto os de plano de saúde são minoriaesse polo médico oferece um total de 8,2 mil leitos e atende a uma clientela de cerca de 20 mil pessoas/dia, a maioria usuários dos planos de saúde.

     d) o polo médico do Recife gera emprego em todas as áreas, facilitando a vida dos pernambucanos.Grande gerador de empregos no Recife, o polo médico absorvia em 2002, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas (IPSA) da Universidade Federal de Pernambuco, a mão de obra de 20,8 mil pessoas na cidade. Considerando-se, também, a mão de obra de outras empresas diretamente ligadas ao polo, esse total chega a 34,7 mil empregos formais em três mil estabelecimentos nas áreas de hotelaria, transporte, escritórios, informática, entre outras.

     e) o estado de Pernambuco supera alguns países estrangeiros no que se refere à aquisição de aparelhos de tomografia computadorizada. Tanto isso é verdade que é graças ao polo que Pernambuco dispõe, hoje, de mais aparelhos de tomografia computadorizada do que países como o Canadá ou a França.

     

  • GABA: E

  • Letra E 

    -> Tanto isso é verdade que é graças ao polo que Pernambuco dispõe, hoje, de mais aparelhos de tomografia computadorizada do que países como o Canadá ou a França.

  • Ei Victor Lima oque vc é  que não erra uma questão de português