SóProvas


ID
1735972
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Na fratura fechada e desalinhada de osso longo, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D (para o concurso de bombeiro acredito que essa questão seria anulada)

    "A tala de tração é um equipamento utilizado para imobilização exclusiva de fratura fechada de fêmur, esse procedimento deve ser realizado por, no mínimo, 2 socorristas. Um socorrista será responsável por avaliar e estabilizar, manualmente, o seguimento lesionado; e o outro se responsabilizará pelo preparo e instalação da tala de tração. Como se segue: 1. Após avaliar e identificar a fratura, um dos socorristas deverá posicionar a tornozeleira da tala no paciente, realizando, logo após, a estabilização manual e o alinhamento da extremidade lesionada."

    fonte: https://www.cbm.df.gov.br/component/edocman/?task=document.viewdoc&id=753&Itemid=0
    pag. 113
     

  • Errei a questão seguindo o raciocínio do Eduardo, no entanto, na mesma apostila (pag. 112) o item 6 fala assim: Mantenha a tração e o alinhamento até que a tala esteja posicionada e fixa, imobilizando uma articulação acima e uma abaixo da lesão. As talas devem ser ajustadas de maneira a não interromper a circulação local. Em alguns casos, a extremidade deverá ser imobilizada na posição encontrada.
     

    Complicado...

  • Eduardo, isso vale para tala de tração, aplicada em lesões no fêmur. Nos demais locais (extremidades) a indicação é a da letra D mesmo... Imobilizar, sem realinhar a fratura (pois pode piorar a situação, neste caso) e conduzir a vítima para um pronto socorro ou acionar ajuda.

  • Eduardo ,nao concordo com voce ,pois de forma alguma podemos-alinhar a area lesionada ,isso claro na teoria

    ,mas de acordo com  os professores o correto ,ou menos errado nesse caso seria 

    a opcao D mesmo.

     

  • também discordo com nosso colega Eduardo, visto que a questão não citou fratura de fêmur e sim fratura em osso longo (outras extremidades), sendo realinhamento proibido, devendo-se somente fazea imobilização. (R: letra D)