-
a) CORRETA? Não encontrei justificativa pra essa afirmativa.
b) ERRADA. Autorização não é ato vinculado, e sim discricionário.
c) ERRADA. Cassação é a extinção do ato administrativo quando o seu beneficiário deixa de cumprir os requisitos que deveria permanecer atendendo, como exigência para a manutenção do ato e de seus efeitos (ALEXANDRINO; PAULO, 2012, p.502). Funciona como uma espécie de sanção para aqueles que deixaram de cumprir as condições determinadas pelo ato.
A questão dá a definição de outra forma de extinção do ato administrativo, a CADUCIDADE.
d) ERRADA. Objeto é o próprio conteúdo do ato administrativo.
e) ERRADA. A presunção de legitimidade não é absoluta.
Fonte: http://milenacibelle.jusbrasil.com.br/artigos/111661908/extincao-do-ato-administrativo
-
COMENTÁRIO A LETRA D: Dos cinco elementos do ato, apenas competência e forma admitem convalidação, por ser a couraça, a roupa do ato. Se a convalidação mudar objeto, motivo e finalidade a administração não estará salvando o ato, mas sim fazendo outro ato, isto não é convalidação, porque altera a essência do ato.
-
Gabarito ( A )
Exemplificando : Em um caso que a Adm. Publica aplica uma multa acerto estabelecimento , assim se executa a pratica de um FATO ADMINISTRATIVO em decorrencia de um ATO ADMINISTRATIVO prevendo/expondo a conduta da Adm. Publica ... o principio da AUTOEXECUTORIEDADE é aplicado fielmente a essa conduta .
Maaaaas ( como na alternativa A ) , após a atitude do exemplo acima , o estabelecimento multado recusa a submeter-se ao pagamento da multa , a partir daí a Adm Publica ja não pode obrigar o estabelecimento a pagar ( segundo o proncipio da AUTOEXECUTORIEDADE ) ,assim o merito da cobrança , passa a ser da JUSTIÇA .
-
asssim como o amigo roger, tambem nao encontrei resposta correta. pois a excessao na auto executoriedade é a cobranca contenciosa de multa. o que nao tras no enunciado da questao. pelo q entendi falou valores pecuniarios de forma geral...
bons estudos
-
Deixo aqui um exemplo caso uma pessoal deixe de pagar o IPTU de um imóvel a prefeitura não vai poder simplismente bater em sua casa para penhorar seus bens ele vai ter que acionar a justiça para cobrar o imposto devido.
-
GAB A
-
Os comentários da Jamille Chaves são os que mais agregam conhecimento ! -.-'
-
O pior que ela está em todas comentando dessa mesma forma.
-
Olhei, olhei, olhei e só acertei por ser a ''menos'' errada.
-
Letra C se refere à CADUCIDADE
CADUCIDADE - Norma jurídica que impede a permanência de uma situação anteriormente consentida pelo poder público.
-
exceção à autoexecutoriedade é a multa, que precisa de execução fiscal!
-
Lembre-se da multa apesar de ser emitida pelo administração e efetivada pelo poder judiciário.Mas fiquei atento isso é uma exceção, geralmente,tudo pode ser feito pela autoexecutoriedade .
Prestação pecuniário=valor cobrado em dinheiro.
-
A- exemplo multas