SóProvas


ID
1737925
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a economia no Segundo Reinado, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Em 12 de agosto de 1844 implantou a política tarifária que é conhecida pelo seu nome (Tarifa Alves Branco), aumentando as taxas aduaneiras para 30% sobre produtos importados sem similar nacional, e 60% sobre produtos com similar nacional. Tal medida abrangeu cerca de três mil itens importados, despertando vivos protestos não apenas dos empresários britânicos, afetados com esta medida, mas também dos importadores no Brasil e das classes mais abastadas, que passaram a pagar mais caro pelos itens importados de que dependiam. Este aumento perdurou até meados da década de 1860, quando o governo imperial, pressionado pelos grupos exportadores, promoveu uma redução das tarifas.

    Embora o seu objetivo primeiro tenha sido o de reduzir o déficit fiscal brasileiro[3], acabou por impulsionar a substituição de importações e a instalação de inúmeras fábricas no país, permitindo a chamada Era Mauá.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A Tarifa Alves Branco foi uma medida da política tarifária (de caráter alfandegário) protecionista, criada pelo ministro da fazenda Manuel Alves Branco, em 1844 (durante o reinado de Dom Pedro II).

     

    Esta taxa incidia sobre os produtos importados pelo Brasil (cerca de 3 mil mercadorias). Os produtos importados que possuíam similares no Brasil foram taxados com 60% de impostos. Já os que não tinham similares brasileiros foram taxados com uma alíquota de 30%. Vale lembrar que antes desta revisão tarifária, os produtos estrangeiros (principalmente britânicos) entravam no Brasil com alíquota de apenas 15%.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE:https://www.historiadobrasil.net/resumos/tarifa_alves_branco.htm

  • a) a tarifa Alves Branco foi criada exclusivamente com objetivos protecionistas, isto é, para favorecer a indústria nacional. Entretanto, a Inglaterra não sofreu os efeitos dessa tarifa.

    Errada, a ING sofreu sim porque muitos produtos eram exportados de lá agora pros produtos de foram entrar eram taxas enormes.

    • Taxas de 30% : Caso os produto importado não fosse produzido no BR
    • Taxa de 60%: Caso o produto importado fosse produzido no BR

    b) como a tarifa Alves Branco não conseguiu obter os efeitos desejados, foi instituída a tarifa Silva Ferraz. A Inglaterra, em represália, aprovou a Bill Aberdeen, que combateu o tráfico de escravos.

    Errada, a tarifa alves Branco fez obter os efeitos desejados não foi atoa que teve um pequeno surto industrial no Brasil e outra que o Bill Aberdeen foi uma lei pra inglês vê porque ela não combateu o tráfico de escravos nada, quem combateu mesmo foi a Lei Eusébio de Queiroz

    c) a tarifa Alves Branco foi criada com o objetivo de aumentar a arrecadação de impostos e de incentivar o desenvolvimento econômico do país. Essa tarifa aboliu as taxas alfandegárias preferenciais de 15%.

    Correta, tinha o principal objetivo de arrecadar imposto e promover o desenvolvimento do país

    d) como conseqüência das medidas protecionistas contidas na tarifa Silva Ferraz, o café foi perdendo espaço na economia imperial e, em razão disso, teve início a denominada Era Mauá.

    Errada, o café tava crescendo demais

    e) as medidas protecionistas implantadas pela tarifa Alves Branco foram um duro golpe nos novos empreendimentos industriais e levaram à falência o Barão de Mauá, encerrando a denominada Era Mauá.

    Errada, falência de Barão de Mauá não teve porque não foi atoa que o cara fundou o estaleiro ( onde os navios ficam), casa de fundição de ferro e fundou também a 1º ferrovia brasileira

  • TARIFA ALVES BRANCO: objetivou aumentar a arrecadação de impostos e incentivar o desenvolvimento econômico do país;

    aboliu as taxas alfandegárias preferenciais de 15% para a Inglaterra, que prejudicava o crescimento do Brasil.

    "Você é o seu limite."

  • A Tarifa Alves Branco AUMENTOU a valorização do café

  • O imposto cobrado sobre os importados era de 15%. Com a nova política alfandegária, esta porcentagem subia para 30%, ou 60% nos casos em que o produto fosse semelhante a outros produzidos no Brasil. A diferença no valor final fez com que o consumidor optasse pelos produtos nacionais, enquanto investidores viram vantagens na criação de manufaturas.

  • A Tarifa Alves Branco deixou todas as tarifas preferencias com a mesma taxação dos outros países.

    Na verdade foi uma medida protecionista contra a Inglaterra, expoente na época, dominava o comércio Brasileiro, com isso, a elite local se mobilizou para mudar esse cenário e foi instituída essa tarifa, tendo como resultado um grande impulsionamento na economia nacional.

    LETRA C

    APMBB