-
Gabarito D
A Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial, e desmobilizada em setembro de 1922. Sua criação se deu por meio da Lei de 18 de agosto de 1831 que "Crêa as Guardas Nacionaes e extingue os corpos de milicias, guardas municipaes e ordenanças". [1] Diz a referida lei, em seu art 1°, que "As Guardas Nacionaes são creadas para defender a Constituição, a liberdade, Independencia, e Integridade do Imperio; para manter a obediencia e a tranquilidade publica; e auxiliar o Exercito de Linha na defesa das fronteiras e costas", tendo como fundamento o art. 145 da Constituição de 1824: "Todos os Brazileiros são obrigados a pegar em armas, para sustentar a Independencia, e integridade do Imperio, e defendel-o dos seus inimigos externos, ou internos." [2][3] Em setembro de 1850, por meio da Lei nº 602 [4], a Guarda Nacional foi reorganizada e manteve suas competências subordinadas ao ministro da Justiça e aos presidentes de província. Em 1873, ocorreu nova reforma que diminuiu a importância da instituição em relação ao Exército Brasileiro. [5] Com o advento da República a Guarda Nacional foi transferida em 1892 para o Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Em 1918 passou a Guarda Nacional a ser subordinada ao Exército, sendo incorporada como exército de 2ª linha, acabando diluída.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
O ministro da justiça, Padre Antônio Feijó, tinha como sua principal preocupação, garantir a ordem pública que tanto interessava aos moderados, buscando acabar com as agitações populares e as revoltas militares que se opunham ao governo central. Assim, a solução encontrada pelos líderes governistas foi a criação da Guarda Nacional ( durou de 1831 a 1922).
-
Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.
Outro fator que comprova tal perspectiva pode ser visto na maneira pela qual os quadros dirigentes dessa mesma instituição eram estipulados. A maioria esmagadora dos dirigentes da Guarda comprava o seu título de “coronel” junto ao Estado Brasileiro. Com isso, vários proprietários de terra adquiriram esta patente e foram responsáveis pela organização local das milícias que deveriam, teoricamente, apenas manter a ordem.
GAB: LETRA D
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-guarda-nacional.htm
-
-
A Guarda Nacional foi criada durante o Periodo Regencial mais especificamente na Regencia trina Permanente.
-
A GUARDA NACIONAL
era formada por milícias civis, comandadas pelos grandes fazendeiros, e um de seus objetivos era reprimir movimentos sociais que ameaçassem o governo e as elites.
GABARITO - D
-
GABARITO - D
A guarda nacional foi criada durante o período Regencial, e tinha como objetivo conter as revoltas que ocorriam na época, e para isso os regentes armaram os fazendeiros (elite local) com esse intuito.
CAVEIRA!