SóProvas


ID
1737952
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Embora o processo de industrialização brasileira tenha sido iniciado na segunda metade do século XIX, o país passou a diversificar o seu parque fabril a partir da década de 1930. Com relação ao desenvolvimento industrial brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Quem quer que busque entender a política econômica brasileira de 1930 a 1964 não pode prescindir da figura de Getúlio Vargas, o presidente que mais tempo permaneceu à frente do governo brasileiro, seja na qualidade de líder revolucionário (1930-37), ditador (1937-45), durante o Estado Novo, e presidente constitucional (1950-54). São 19 anos ao todo, enquanto prócer máximo do País.

     Neste longo período, temos momentos bastante distintos e particulares na economia mundial: de 1930 a 1945, um período de crise sistêmica, a partir do crack de Wall Steet, que repercutiu em todo o mundo e que no Brasil simboliza o fim da hegemonia dos cafeicultores e da política Café com Leite, bem como dos setores oligárquicos da terra, principalmente no Sudeste do País.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • 3 de outubro de 1953, Brasília.. Getúlio Vargas criou a Petrobrás no na sua segunda passagem, esse gabarito está erado
  • a) ERRADA - Economia plana é uma economia cuja produção é controlada pelo Estado e é proposta pelo Socialismo, algo que era de certa forma combatido na época.

    b) CERTA

    c) ERRADA - Juscelino não inaugurou a política de substituição de importações, pois o próprio Getúlio já havia feito isso antes.

    d) ERRADA

    e) ERRADA - Os governos militares favoreceram o setor energético, com a criação da Usina de Itaipu e de Usinas Nucleares em Angra dos Reis.

  • Na verdade, Getúlio Vargas apoiou a criação do BNDE, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, o BNDES veio depois. Por isso, discordo do gabarito.