LETRA A:
2.1.2.1 Modelo Tridimensional de Meyer e Allen
Os autores Meyer e Allen (1991) desenvolveram a conceitualização de três componentes do comprometimento organizacional subdividindo-o em:
comprometimento afetivo, caracterizado pelo apego à organização; comprometimento instrumental, oriundo da análise dos custos relativos ao abandono da organização; e comprometimento normativo, que se refere ao vínculo construído sob a perspectiva de dívida moral e necessidade de retribuição à organização. Portanto o trabalho desses autores consistiu na integração dos modelos afetivo, de Mowday, Steers e Porter(1979), instrumental, de Becker (1960) e normativo,de Wiener (1982).
Modelo Tridimensional de Meyer e Allen.
Para esses autores, o comprometimento organizacional possui três dimensões: afetiva, instrumental (ou de continuação) e normativa.
O comprometimento afetivo caracteriza-se pelo apego e pelo envolvimento, refletidos pela identificação com a organização. (EU QUERO FAZER)
O comprometimento instrumental é visto como função das recompensas e custos associados. (EU PRECISO FAZER)
O comprometimento normativo, por sua vez, está relacionado à obrigação de cumprimento a normas; o indivíduo acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO QUE FAZER)