SóProvas


ID
173947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A independência do Brasil foi um ato de total rompimento com as estruturas coloniais.

Alternativas
Comentários
  • A independência do Brasil foi dirigida pela aristocracia, sem participação popular. Assim, a independência não representou mudanças na estrutura brasileira, nem na produção nem na sociedade. A escravidão se manteve, a produção pra exportação também. O Pacto Colonial acabou, mas a dependência externa se mantinha, agora com a imagem da Inglaterra.


  • A independência do Brasil foi proclamada pelo herdeiro do trono de Portugal, a ex-metrópole de que então se desvinculava. O Brasil permaneceu uma monarquia de linhagem portuguesa até a proclamação da República.

  • ERRADO - O própio enunciado esponde a questão!
    ". Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa."
  • Não foi um ato de rompimento colonial, pois o Imperador queria fazer o país independente politicamente de Portugal...
  • Com a Proclamação da República no governo de D. Pedro l, não  teve nenhuma mudança o país continuou com a escravidão com o mesmo jeito de governo, privilegiado a elite.

    Gabarito:Errado

  • quando eu vi a palavra "total" já marquei errado, generalizou muito além disso o Brasil continuou tendo como sua principal atividade econômica a cana-de-açúcar em 1822

  • Mesmo após a independência muitas práticas coloniais permaneceram.

  • O erro está em, TOTAL ROMPIMENTO.

  • Não houve "total rompimento", basta lembrar que o cara era família da coroa portuguesa.

  • 13 ano depois, o conteúdo se repete. Parabéns aos aprovados em 2021