SóProvas


ID
1739614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O ofício e o aviso são expedientes usados para fins semelhantes, entre os quais está a comunicação de assuntos oficias entre órgãos da administração pública e entre estes e particulares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO  - Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de MESMA HIERARQUIA, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.(fonte: questão da banca cespe) 

  • Definição: aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial com estruturas praticamente idênticas. A diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, Secretário-Geral da Presidência da República, Consultor-Geral da República, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e pelos Secretários da Presidência da República, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também para particulares.

  • A questão erra ao falar "e entre estes e particulares.", na verdade o Aviso é usado entre ministros, outras questões ajudam, vejam:


    Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue o  item  que se segue  de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Analista Técnico - AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso é uma modalidade de comunicação expedida somente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Língua Portuguesa – Gramática Normativa e Revisão OrtográficaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, inclusive na forma; um dos elementos que os diferencia é o fato de o primeiro ser expedido por autoridades de mesma hierarquia — ministros de Estado; o segundo, produzido pelas e para as demais autoridades, pode ser usado para a comunicação com particulares.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • ERRADO.


    Mnemonico pra nunca mais errar: Quem AVISA, MINISTRO É.

     Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Fonte: MRPR
  • Bom mnemônico Barbara...

  • Lê rápido,  isso vai lá!

  • 3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Errado, porque AVISO É EXPEDIDO EXCLUSIVAMENTE DE MINISTRO PARA MINISTRO.

  • Resumex: ;)

    Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

    Gab: E.

  • Ao meu ver está correta: O instrumento utilizado para comunicação entre os Órgãos da administração pública não está entre os sitados? E um deles não pode ser utilizados para comunicação entre os órgãos públicos e particulares? Alguém poderia esclarecer, onde está o erro, por favor?

  • ERRADA.
    Aviso NÃO trata de assuntos oficiais com particulares.

  • AVISO, OFÍCIO E MEMORANDO: DIFERENCIAM-SE PELA FINALIDADE, E NÃO PELO FORMA (padronização).



    GABARITO ERRADO
  • é um absurdo este site nao ter todas as questoes comentadas propaganda enganosa vou ao procon

  • ERRADO


    Pois o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Portando, seu uso é dentro da própria administração, não se estendendo à particulares.


    Já o ofício, tanto serve para a comunicação internada da administração pública, como também pode ser destinada  à particulares.


    Desse modo, percebemos que o aviso e o ofício se diferenciam na sua finalidade, sendo este mais abrangente que  aquele.


    Bons estudos.


  • Memorando- Interno

    Aviso- |Exclusivamente| Ministros -autoridades mesma hierarquia

    Ofício- Órgãos da ADM Pública, Particulares.

  • LEMBR-SE QUE:  QUEM AVISA MINISTRO É!!!! #ficaadica#

  • ERRADO

    AVISO-->MINISTRO PARA AUTORIDADE DE MESMA HIERARQUIA

    OFÍCIO-->ENTRE ÓRGÃOS PÚB. E ENTRE ÓRGÃO PÚB. E PARTICULARES

    MEMORANDO-->COMUNICAÇÃO INTERNA.MESMO ÓRGÃO

  • Um detalhe muito importante que quase não vejo falando é que o Aviso é sómente entre Ministro de ESTADO! Ministros dos Tribunais e tal não enviam AVISO! :d

  • Difícil entender a banca.... ela diz "fins semelhantes" e não os mesmos fins, ou fins idênticos. E quado disse "entre os quais está..." juntou a função dos dois e dentre os dois uma das funções é sim a comunicação com o particular

  • Quem avisa ministro é .
  • ERRADO 

    Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

  • Aviso passou direto....Nossa..

  • ERRADO.

    Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula. Enquanto o aviso é uma correspondência, entre Ministros de Estado.

  • Parei em usados para fins semelhantes....

     

  • QUEM AVISA, MINISTRO É....

  •  Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Esse professor é muito engraçado, ele não termina de pronunciar as palavras, kkkkk

     

    "vamos pra mai uma questão da banca ces...."kkkkkkkk

     

  • Ofício -> orgão público ou particular.
    Aviso -> não pode ser encaminhado a particulares.

    ERRADA!

  • ERRADO

     

    O aviso e o ofício possuem diversas semelhanças, mas o erro da questão está em falar que ambos comunicam com particulares, o que não é verdade. Apenas o ofício pode ser utilizado para esse tipo de comunicação.

  • ERRADA!!!!

     

    O ofício é uma forma de correspondência ofial usada tanto para se comunicar com o Poder público, como também aos Particulares.

     

    Já o Aviso é uma forma de comnicação oficial usada exclusivamente para comunicação pelos ministros de estados. 

     

    Bons Estudos !!!!