SóProvas



Prova CESPE - 2015 - Telebras - Conhecimentos Básicos para o Cargo 13


ID
1739551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial, a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIX gerou polêmica. Revoltados contra a mecanização, que diminuiria empregos e pioraria as condições de trabalho, movimentos organizados de trabalhadores ingleses calcularam 7 que o melhor a fazer era destruir as máquinas das indústrias.

Mais de um século depois, analistas de uma empresa de consultoria inglesa relacionaram a expansão tecnológica com a criação de postos de trabalho. Dessa relação, concluíram que, na realidade, o desenvolvimento de recursos para dinamizar a produção não só melhorou a qualidade de vida dos trabalhadores e expandiu a economia, como também criou mais ofertas de emprego.

A partir de dados coletados com base em censos do Reino Unido, os pesquisadores verificaram diminuição de empregos que envolviam grande esforço, como trabalho em minas de carvão e agricultura, e crescimento nas profissões ligadas a serviços e conhecimento, como magistério e medicina.

“Historicamente, a tecnologia destrói empregos em um momento para reconstruí-los em uma segunda etapa, mas esse não é um processo rápido nem simpático”, afirma um dos pesquisadores.

Tecnologia gera emprego. Revista Galileu, out./2015 (com adaptações)



Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto Tecnologia gera emprego, julgue o item subsequente.

O sentido original do texto seria mantido caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte forma: Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.

Alternativas
Comentários
  • A instalação gerou POLÊMICA e não as máquinas (Polêmicas).

  • No texto, a instalação gerou polêmica. Na hipótese de reescrita, as primeiras máquinas eram polêmicas. Com medo de pegadinha, pensei assim... O Biodiesel... natureza... tal... todos apoiam... assunto tranquilo na sociedade. A partir de dezembro, Biodiesel será "instalado" em todos os postos, só poderemos abastecer com ele, será proibido outro combustível. Assunto vira notícia em todos os jornais. Vê-se que algo pode não ser polêmico, mas sua "instalação" pode ser. Ou seja, você não pode trocar "instalação polêmica" por "máquinas polêmicas" e achar que está tudo igual no sentido. Assim, nem fiquei lendo o resto.

  • Muitas questões repetidas no QC. Conhecimentos básicos  para os 13 cargos da Telebras terão 13 questões repetidas, não tem filtro que salve. Poderiam agrupar uma questão em várias provas.

  • não vejo diferença ''as primeiras máquinas a vapor instaladas....''      ''a instalação das primeiras máquinas a vapor...''
    não me parece que muda o sentido original do texto.
  • No texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Na reescritura, por sua vez, as primeiras máquinas são polêmicas. Assim, há mudança de sentido. ERRADA

    PRA CIMA MAJOR!!! NtC
  • Pessoal, o erro é pela ausência de Conjunção Concessiva: Apesar de..." acontece y ".

    Exemplo: Apesar de motivar (aspecto positivo)... gerou polêmica (aspecto negativo)

    Na frase reescrita NÃO SE CONSEGUE VER IDEIA DE CONCESSÃO - contradição.

    "Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo."

    Espero ter ajudado, se quiser leiam mais:

    Conjunção Concessiva

    Funcionam como adjunto adverbial de concessão. Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la (ex.: (muito) embora, ainda que, se bem que, mesmo que, mesmo quando, posto que, apesar de que, por mais que, nem que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese)

    Apesar de não terem pegado ônibus, vi-os chegando ao destino.Estava cansado, embora tenha chegado ao destino.


  • O erro da questão, na minha opinião, está na palavra inédita, pois o texto meciona a revolução econômica sem precedentes, no sentido de que já houve outras revoluções de menor proporção. E a afirmativa da questão diz que foi inédita.

  • clareando um pouco mais, na reescritura não há com tanta certeza que as maquinas foram apenas...mas apesar de motivar...mostra- se um conjunto de fatos com a concessão, em que as maquinas foram grandes motivadoras, e não apenas, como está no contexto da reescritura, bom creio que seja isso, por isso sigo a boa conclusão da Patricia agostinho, pois no texto não mostra essa incisão das maquinas serem tão só responsáveis, com a inclusão da CONCESSÃO... bom acho que é isso! espero ter ajudado! boa sorte!

  • Entendo que o sentido muda completamente.

    No texto reescrito o que foram polêmicas? As primeiras máquinas a vapor instaladas foram polêmicas? No texto original as primeiras instalações destas é que foram polêmicas e não as máquinas. No texto reescrito quem foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo? também as primeiras máquinas a vapor instaladas? No texto original esse processo de instalação ocorrido foi que desencadeou tal processo e não as máquinas como dá a entender no texto reescrito. 

  • Elas motivaram a revolução e não que FORAM RESPONSÁVEIS.

  • ESSE, refere-se sempre  a  algo já dito ou apresentado ( valor anafórico ).

  • O comentário da Patrícia está ótimo. Pensei da mesma forma. E acredito que "motivar" ação e ser o responsável por uma ação tem o mesmo sentido no texto. Se as máquinas não tivessem sido as motivadoras da revolução, então não haveria a revolução, sendo que por causa delas houve a revolução. Portanto foram as responsáveis, fazendo seu papel de protagonistas.

  • indiquem para comentários do professor. Todas que eu indico são comentadas. Colabaremos.

  • pensei igual o Douglas oliveira. e acertei a questão

  • Errada

    As "primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas" não são polêmicas, elas apenas geraram polêmicas, ocorreu uma troca de ideias.

  • e elas motivaram...não foram responsáveis!!

  • Gerar polêmica (texto) - diferente de ser polêmica (reescrita)

  • Além do ''gerar polêmica'' e ''ser polêmica'' já afirmado pelos colegas, temos outro erro quanto ao sentido.

    No texto, o evento destacado é o fato de ''gerar polêmica'', mas não a motivação de dita revolução econômica,  ao passo que, na reescrita, percebe-se maior evidência sobre o aspecto da motivação ou responsabilização pela revolução econômica, ficando, assim, como evento secundário, a referida polêmica.
  • A despeito da análise de as máquinas serem a polêmica ou gerarem a polêmica, a reescrita, por outros motivos, destruiu o sentido do período.

    [Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial], [a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIV gerou polêmica].

    "APESAR DE" é nexo concessivo. O texto está nos dizendo que mesmo havendo uma revolução econômica sem precedentes (o que é ótimo), isso não foi suficiente para impedir o surgimento da polêmica (o que é ruim).
    Notem que a ideia que foi expressa na oração iniciada pelo "APESAR DE" não teve força suficiente para suplantar a polêmica. Essa noção de ser o menos importante do período é característica de toda oração subordinada adverbial concessiva (ela é uma ressalva, é uma oposição sem força).

    Já na reescrita, a ideia de concessão sumiu, havendo apenas a noção de que a consequência da instalação das máquinas foi uma revolução econômica inédita no mundo.

    Espero ter ajudado.

    Abraço.

    Se houve erros na minha análise, por favor, aguardo mensagens.

  • ERRADO

    ----------------

    Gerar Polemica, não é a mesma coisa que Ser Polemica.

  • Não tem dessa de ser ou gerar polemica, o erro esta que no texto o que gerou polemica foi  A INSTALAÇÃO DAS MAQUINAS e na reescrita da questão fala que  A POLEMICA FORAM AS PRIMEIRAS MAQUINAS. Simples assim.

  • gente, concordo com Sailon.
    Vamos achar o sujeito da frase: Que é que gerou polêmica? Resposta: a instalação das primeiras máquinas..." ( Sujeito )

    Já no período proposto para ser reescrito, depreende-se que o que são polêmicas são as máquinas, e não a INSTALAÇÃO DAS PRIMEIRAS MÁQUINAS". 

    Muda o sentido!

    Gabarito: ERRADO.


  • Pode ser impressão minha, mas parece que a maioria das questões de reescritas da cespe estão erradas...alguém mais percebeu isso?

  • GABARITO OFICIAL: CERTA!

    Mais uma sobre paráfrase! É de ferver os miolos! rsrs...

    Frase original:  (os números vêm no final da frase a que se referem)

    “Apesar de motivar uma revolução econômica sem precedentes na história mundial,(3) a instalação das primeiras máquinas a vapor nas fábricas inglesas no início do século XIX (2) gerou polêmica. (1)”

    Parafraseada:

    Polêmicas (1), as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX (2) foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.(3)”

    Transformou-se um período composto em um período simples, mas o sentido original do texto fora mantido

  • Na reescrita do texto há uma sucinta mudança quanto ao adjetivo "polêmicas" visto que seu sentido original estava empregado à instalação das máquinas, todavia tal sentido é transformado em as máquinas em si gerarem polêmicas e não sua instalação.
    Ademais, observando a concordância do verbo "gerar", a qual está no singular por concordar com "instalação" e não com "máquinas", é ainda mais explícito não haver nexo quanto ao comando da questão. Enfim...
    ERRADO.

  • Sem precedente(s): Inédito, sem igual, nunca antes ocorrido ou igualado (fato, qualidade, intensidade, quantidade etc.). 


    Um dos colegas citou que o erro foi pela troca da palavras "inédita" e "sem precedentes" afirmando que tem sentidos diferentes. O erro não está nesse ponto, pois elas tem o mesmo sentido.
  • Concordo com os comentários de Sailon e FV Galasso

  • O erro é a conjunção concessiva presente apenas no texto original. Na reescrita não há a ideia de concessão, impossível ter o mesmo sentido do texto

  •  ERRADO

    No texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Na reescritura, por sua vez, as primeiras máquinas são polêmicas. Assim, há mudança de sentido.

  • Parei de ler no "Polêmicas, as máquinas..."

    De maneira objetiva: A instalação gerou polêmicas, nada de dizer que as máquinas são polêmicas.

  • Mudou a referência textual, então mudou o sentido.


    GABARITO ERRADO
  • Mudou totalmente o sentido do texto!

  • podre, podre, podre

    foi excluída a cotrariedade apresentada pelo "apesar de"

    só aí já dá de matar a questão

  • A locução substantiva "máquinas a vapor" na reescritura tem seu sentido restringido pelo adjetivo "polêmicas".

     

    ORIGINAL: a instação das máquinas a vapor GEROU polêmica (O.D. - COMPLETA O SENTIDO DO VERBO).

    REESCRITURA: Polêmicas (APOSTO EXPLICATIVO), as máquinas a valor (...)

    TRADUÇÃO DA REESCRITURA: as máquinas a vapor SÃO polêmicas (PRECATIVO - QUALIDADE DO SUJEITO).

     

     

    GABARITO: CLARAMENTE ERRADO.

  • cai nessa fácil

  • Patrícia Agostinho, show de bola...

  • Uma questão de observar a CAUSA  e a CONSEQUÊNCIA. Neste caso a revolução gerou a POLÊMICA, e na assertiva não transmite essa ideia, logo questão errada por prejudicar o SENTIDO.

     

    Deus abençoe você, não há êxito sem dedicação!

  • Sentido original: A instalação gerou polêmica

    Reescrita: As primeiras máquinas foram polêmicas

     

    ERRADO

  • Mamilos geram polêmicas

    Mamilos polêmicos
     

  • Outro erro seria o "no início do século XIX" não estar entre virgulas já que é um adjunto adverbial de tempo intercalado

  • O sentido original do texto seria mantido caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte forma: Polêmicas, as primeiras máquinas a vapor instaladas nas indústrias inglesas no início do século XIX foram responsáveis por uma revolução econômica inédita no mundo.

    É DIFERENTE DE INDÚSTRIAS

    MUDA O SENTIDO

  • Dois erros:

    1. Quem gerou polêmica foi a instalação das máquinas, não as máquinas em si.

    2. Elas não foram responsáveis pela revolução econômica, mas apenas motivaram (afinal, já viu uma máquina funcionar sem o auxílio humano? Kkk)

  • essas maquinas estavam com o capeta kkkkkkkkkkk conseguiram fazer uma revolução

    gab:ERRADO

    para os não assinantes

  • retirou a ideia de concessão

  • Trecho original: A instalação das máquinas gerou polêmicas.

    Reescrita: Polêmicas, as máquinas... (percebam que esse polêmicas está caracterizando as máquinas).

  • ERRADO

    "Apesar de" = concessão

    Na reescrita não tem a ideia de concessão.

  • Errado.

    Mudou o referente mudou o sentido !

    A luta continua !

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • ERRADO

    De acordo com o texto, o que gerou polêmica foi a instalação das primeiras máquinas. Já na reescritura, as primeiras máquinas são polêmicas, ou seja, houve mudança de sentido.  

  • Perdeu a estrutura concessiva


ID
1739611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O pronome de tratamento adequado para se dirigir a vice-governadores e secretários de Estado é Vossa Excelência.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Ambos do poder executivo. Norma Manual de Redação da Presidência da República (MRPR),

  • Para os que NÃO são assinantes, assim como já fui um dia.


    Gabarito : CERTO


    Deus seja conosco!

  • Gabarito: CERTO

     Emprego dos Pronomes de Tratamento

      Vossa Excelência, para as seguintes autoridades

    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    Vice-Presidente da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais-Generais das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais.


  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Cargos de Nível Superior - Conhecimenos Básicos - Escrivão de Polícia, Perito Telecomunicação, Perito PapiloscópicoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; As Comunicações Oficiais; Emprego dos Pronomes de Tratamento; Correspondência Oficial; 

    Embaixadores, secretários de estado dos governos estaduais e auditores da justiça militar estão entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • Certo.

    De acordo com o MROPR

    vossa Excelência, para as seguintes autoridades


    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    VicePresidente

    da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e ViceGovernadores

    de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais Generais

    das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais.


    b) do Poder Legislativo:

    Deputados Federais e Senadores;

    Ministro do Tribunal de Contas da União;

    Deputados Estaduais e Distritais;

    Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;

    Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.


    c) do Poder Judiciário:

    Ministros dos Tribunais Superiores;

    Membros de Tribunais;

    Juízes;

    Auditores da Justiça Militar.


    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do

    cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo.

  • Já o VOCATIVO seria

    "Senhor Governador... "

  • DE DEPUTADO PARA CIMA: VOSSA EXCELÊNCIA.

    DE VEREADOR PARA BAIXO: VOSSA SENHORIA.




    O VOCATIVO SERÁ SEMPRE ''SENHOR''. SALVO PARA OS PRESIDENTES DE PODER PÚBLICO, QUE SERÁ "EXCELENTÍSSIMO SENHOR"


    PRES. DA REPÚBLICA (exe.) Dilma Rousseff

    PRES. DO CONGRESSO NACIONAL (legis.) Renan Calheiros

    PRES. DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (jud.) Ricardo Lewandowsk




    Obs.: no vocativo vai apenas o cargo hein!!!... Eu coloquei o nome deles apenas para fins de atualidades...





    GABARITO CERTO

  • NO CASO :


    PRONOME DE TRATAMENTO : vossa excelência + cargo
    VOCATIVO : senhor + cargo



    QUANDO O VOCATIVO SERÁ EXCELENTÍSSIMO SENHOR + CARGO ...
    Presidente da república
    Presidente do STF
    Presidente do congresso nacional




    GABARITO "CERTO"
  • Não se esquecer que Vossa Excelência também se aplica a Delegado. Porém, como já bem comentado abaixo, não se aplica a Vereador. 

  • OBS: DE TODAS AS PESSOAS QUE VOTAMOS SOMENTE O VICE-PREFEITO  E VEREADOR  NÃO SÃO VOSSA EXCELÊNCIA.

  • É verdade Janiele Silva, além do vereador, o vice-prefeito também não está na lista das autoridades do Manual de Redação da Presidência da República. Valeu!

  • Só complementando os comentários abaixo, no município apenas recebem o tratamento de Vossa Excelência o Prefeito e o Presidente da Câmara Municipal.

  • PRONOME DE TRATAMENTO : vossa excelência + cargo
    VOCATIVO : senhor + cargo
    QUANDO O VOCATIVO SERÁ EXCELENTÍSSIMO SENHOR + CARGO ...
    Presidente da república
    Presidente do STF
    Presidente do congresso nacional

    Apenas vice-prefeito e vereador não recebe o pron "vossa excelencia"
    Emprego dos Pronomes de Tratamento
      Vossa Excelência, para as seguintes autoridades
    a) do Poder Executivo;
    Presidente da República;
    Vice-Presidente da República;
    Ministros de Estado;
    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;
    Oficiais-Generais das Forças Armadas;
    Embaixadores;
    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;
    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;
    Prefeitos Municipais.

  • Andressa

    Acredito que no caso para prefeitos, pode sim ser usado o pronome de tratamento Vossa Excelência, já que o mesmo é o chefe do poder Executivo Municipal.

  • Vereador = Pronome de tratamento VOSSA SENHORIA

  • GABARITO CERTO

     

    1 EMPREGO DOS PRONOMES DE TRATAMENTOS

     

    Sua Excelência = De quem se fala.

    Vossa Excelência = Com quem se fala.

     

    1.1 CHEFÕES DO 3 PODERES

    FORMA DE TRATAMENTO – Vossa Excelência

    VOCATIVO – Excelentíssimo Senhor (seguido do cargo), nome não.

    Ex. Excelentíssimo Senhor Presidente da República

    Excelentíssimo Senhor Presidente do CN ( presidente do SF, apenas)

    Excelentíssimo Senhor Presidente do STF

     

    1.2 DEMAIS AUTORIDADES PÚBLICA

     

    FORMA DE TRATAMENTO – Vossa Excelência, salvo VEREADOR ( vossa senhoria )

    VOCATIVO – Senhor

    Ex. Senhor Senador, Senhor Deputado, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador.

     

    1.3 PARTICULARES

     

    FORMA DE TRATAMENTO – Vossa Senhoria

    VOCATIVO - Senhor

     

     

    1.4 REITORES UNIVERSIDADES

     

    Pronome de Tratamento: Vossa Magnificência

    Vocativo: Magnífico Reitor

     

    _____________________________

     

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • Boa questão

    A comunicação é dirigida aos Chefes do Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e os seus vices têm como pronome de tratamento Vossa /excelência.

    Cuidado com a EXCEÇÂO: 

    Vice-Prefeito não se encaixa nesta situação. O pron. trat. será Vossa Senhoria e o vocativo Senhor

     

  • As demais autoridades (tratadas por Vossa Excelência) usarão o vocativo

    Senhorseguido do cargo respectivo:
    Senhor Senador,

  • Certo

    O pronome de tratamento adequado para se dirigir a vice-governadores e secretários de Estado é Vossa Excelência, pois eles fazem parte das autoridades dos três poderes. 

  • Gabarito: CERTO

     Emprego dos Pronomes de Tratamento

      Vossa Excelência, para as seguintes autoridades

    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República;

    Vice-Presidente da República;

    Ministros de Estado;

    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;

    Oficiais-Generais das Forças Armadas;

    Embaixadores;

    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;

    Prefeitos Municipais

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    CONFORME A ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2019:

    Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas: I – Vossa Excelência ou Excelentíssimo; II – Vossa Senhoria; III – Vossa Magnificência; IV – doutor; V – ilustre ou ilustrissimo.


ID
1739614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O ofício e o aviso são expedientes usados para fins semelhantes, entre os quais está a comunicação de assuntos oficias entre órgãos da administração pública e entre estes e particulares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO  - Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de MESMA HIERARQUIA, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.(fonte: questão da banca cespe) 

  • Definição: aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial com estruturas praticamente idênticas. A diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, Secretário-Geral da Presidência da República, Consultor-Geral da República, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e pelos Secretários da Presidência da República, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também para particulares.

  • A questão erra ao falar "e entre estes e particulares.", na verdade o Aviso é usado entre ministros, outras questões ajudam, vejam:


    Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue o  item  que se segue  de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Analista Técnico - AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso é uma modalidade de comunicação expedida somente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Língua Portuguesa – Gramática Normativa e Revisão OrtográficaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, inclusive na forma; um dos elementos que os diferencia é o fato de o primeiro ser expedido por autoridades de mesma hierarquia — ministros de Estado; o segundo, produzido pelas e para as demais autoridades, pode ser usado para a comunicação com particulares.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • ERRADO.


    Mnemonico pra nunca mais errar: Quem AVISA, MINISTRO É.

     Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Fonte: MRPR
  • Bom mnemônico Barbara...

  • Lê rápido,  isso vai lá!

  • 3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Errado, porque AVISO É EXPEDIDO EXCLUSIVAMENTE DE MINISTRO PARA MINISTRO.

  • Resumex: ;)

    Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

    Gab: E.

  • Ao meu ver está correta: O instrumento utilizado para comunicação entre os Órgãos da administração pública não está entre os sitados? E um deles não pode ser utilizados para comunicação entre os órgãos públicos e particulares? Alguém poderia esclarecer, onde está o erro, por favor?

  • ERRADA.
    Aviso NÃO trata de assuntos oficiais com particulares.

  • AVISO, OFÍCIO E MEMORANDO: DIFERENCIAM-SE PELA FINALIDADE, E NÃO PELO FORMA (padronização).



    GABARITO ERRADO
  • é um absurdo este site nao ter todas as questoes comentadas propaganda enganosa vou ao procon

  • ERRADO


    Pois o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Portando, seu uso é dentro da própria administração, não se estendendo à particulares.


    Já o ofício, tanto serve para a comunicação internada da administração pública, como também pode ser destinada  à particulares.


    Desse modo, percebemos que o aviso e o ofício se diferenciam na sua finalidade, sendo este mais abrangente que  aquele.


    Bons estudos.


  • Memorando- Interno

    Aviso- |Exclusivamente| Ministros -autoridades mesma hierarquia

    Ofício- Órgãos da ADM Pública, Particulares.

  • LEMBR-SE QUE:  QUEM AVISA MINISTRO É!!!! #ficaadica#

  • ERRADO

    AVISO-->MINISTRO PARA AUTORIDADE DE MESMA HIERARQUIA

    OFÍCIO-->ENTRE ÓRGÃOS PÚB. E ENTRE ÓRGÃO PÚB. E PARTICULARES

    MEMORANDO-->COMUNICAÇÃO INTERNA.MESMO ÓRGÃO

  • Um detalhe muito importante que quase não vejo falando é que o Aviso é sómente entre Ministro de ESTADO! Ministros dos Tribunais e tal não enviam AVISO! :d

  • Difícil entender a banca.... ela diz "fins semelhantes" e não os mesmos fins, ou fins idênticos. E quado disse "entre os quais está..." juntou a função dos dois e dentre os dois uma das funções é sim a comunicação com o particular

  • Quem avisa ministro é .
  • ERRADO 

    Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

  • Aviso passou direto....Nossa..

  • ERRADO.

    Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula. Enquanto o aviso é uma correspondência, entre Ministros de Estado.

  • Parei em usados para fins semelhantes....

     

  • QUEM AVISA, MINISTRO É....

  •  Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Esse professor é muito engraçado, ele não termina de pronunciar as palavras, kkkkk

     

    "vamos pra mai uma questão da banca ces...."kkkkkkkk

     

  • Ofício -> orgão público ou particular.
    Aviso -> não pode ser encaminhado a particulares.

    ERRADA!

  • ERRADO

     

    O aviso e o ofício possuem diversas semelhanças, mas o erro da questão está em falar que ambos comunicam com particulares, o que não é verdade. Apenas o ofício pode ser utilizado para esse tipo de comunicação.

  • ERRADA!!!!

     

    O ofício é uma forma de correspondência ofial usada tanto para se comunicar com o Poder público, como também aos Particulares.

     

    Já o Aviso é uma forma de comnicação oficial usada exclusivamente para comunicação pelos ministros de estados. 

     

    Bons Estudos !!!!


ID
1739617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O padrão ofício é usado para uniformizar a apresentação dos elementos das comunicações oficiais por meio de diagramação única da qual devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto.

Alternativas
Comentários
  • Padrão ofício é o conjunto de regras aplicáveis a ofício, aviso e memorando.

  • 3. O Padrão Ofício

            Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. 


    Manual de Redação da Presidência da República.


    Bons Estudos!

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:
    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Análise de Sistemas - BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O aviso, o memorando e o ofício são expedientes que podem apresentar uma diagramação comum, denominada padrão ofício.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos EducacionaisDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Diagramação; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O padrão ofício é um tipo de diagramação que pode ser adotado em diversos expedientes, tais como o aviso, o memorando e a exposição de motivos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padrão IDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O padrão ofício foi definido com o objetivo de uniformizar a diagramação dos expedientes ofício, memorando e aviso, mantendo-se, contudo, as especificidades de cada um desses expedientes.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • Marque errado pelo seguinte motivo. Na exposição de motivos, que também segue o padrão ofício, não existe assunto. Dessa forma não são todas os redações que seguem o padrão ofício que irão conter os elementos relatados na questão. Alguém concorda??

  • Concordo com você Alex, marquei errado também, a exposição de motivos há uma sugestão e não tem assunto. Há uma questão da própria Cesp que comprova isso, logo nem todo padrão ofício deve conter assunto.

    Q524141

    Ano: 2015

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: DEPEN

    A exposição de motivos e a mensagem diferem no que se refere à indicação do local e da data. Enquanto a exposição de motivos segue o padrão ofício em relação a esse aspecto, a mensagem não o segue, ao trazer a indicação do local e da data a 2 cm do final do seu texto. 

    Gabarito: Certo


  • Marquei o item como incorreto. Por que raios está correto?

  • CERTO


    Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • Quase marco ERRADO, pois há mais aspectos a se analisar e compor a estrutura, contudo marquei o certo por não ter SOMENTE ESSE FATOS CONTRIBUEM PARA A ESTRUTURA DO DOCUMENTO. Isto é, fazem parte do documento? SIM, SOMENTE ELES? NÃO!!

    Questões incompletas no cespe não é sinal de erro.


    GAB CERTO

  • Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • cespe dando uma de fcc.

    " ha tres tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:o oficio o avio e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar a diagramção única , que siga o que chamamos de padrão oficio".

    confesso que errei a questão, por pensar que a diagramação única não caberia haja vista as pequenas peculiaridades encontradas em cada um deles.

  • Ahahah, vcs notaram o porquê de haver a palavra vaga "estrutura" na questão? Abram o manual em PDF e vejam! A banca foi copiar a linha "e) texto:", q era o correto, e acabou copiando a logo abaixo com a palavra solta nada a ver "estrutura:". Oooooo

  • Realmente o CESPE cobra mais entendimento do que o literal, quem tem excelente memória e facilidade de decorar, tem altas possibilidades de errar as questões da banca, pura malícia e entendimento, não tem pra onde fugir.

  • Certo, dentre outros requisitos.Galera, uma dica é que as questões incompletas só estão erradas quando vier com um termo restritivo como "somente".

  • Pessoal, vendo comentários, vi alguns afimando que a exposição de motivos não possui assunto.

    Isso é verdade ?

    Grato desde já !

  • Marquei errado, pois não DEVE conter a identificação do signatário. No caso de documentos assinados pelo Presidente da República deverá constar apenas a assinatura.

     

    2.3. Identificação do Signatário

            Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:

     

    Uma outra questão do Cespe cobrou isso:

     

    Questão Q579916; Telebrás 2015

     

    A mensagem, assim como o aviso, o ofício e os demais atos assinados pelo presidente da República, deve conter a identificação de seu signatário.

    ERRADA, em virtude do que diz o item 2.3. do manual de redação oficial da Presidência da República.

     

    Enfim, em algumas questões o Cespe dá o gabarito que quer.

     

  • Felipe PapaRomeuFoxtrot, compreendi sua visão a respeito do assunto, mas se formos observar os detalhes, veremos que a questão em tela traz apenas a REGRA, esta que você apresentou em comparativo traz a EXCEÇÃO. 


    Respondi levando em consideração a regra geral, pois a assertiva não apresentou nenhum aspecto que observasse a exceção. 

     

    Bons estudos!

  • padrao culto e nao exceçao culta....

  • Isabela postou como questão errado mas está certo, creio que ela deve ter se atrapalhado.

  • O Cespe joga muito com regra e exceção, muita atençao na leitura de questões cespianas, galera!

  • MAS ASSINATURA É UMA DAS FORMASS DE IDENTIFICAÇÃ DO DO PRESID. DA REPUBLICA

  • Pessoal, discordo do enunciado

    A questão fala de estruturas como identificação do signatário. Lembro que o presidente apenas assina em seus documentos oficiais

    Não possui identificação do signatário

    No MRPR há dois itens: Assinatura em um e a identificação do signatário em outro. Sendo assim, não vejo como sendo possível a assinatura ser entendida como a identificação do signatário, em se tratando do presidente

    Alguém me ajuda nesta interpretação ?

     

  • Dois exceções à regra que deixa a questão passível de recurso:

    Quando for o presidente o remetende, basta a assinatura.

    Aviso e Memorando que  precisam conter o campo assunto.

  • GABARITO CORRETO.

     

    3. O Padrão Ofício

            Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.

     

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    2a edição, revista e atualizada

    Brasília, 2002

     

     

  • Errei pq engoli com farinha a palavra padrão! PQP!

  • Marquei errado pelo seguinte:


    Como assim: "devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto"?


    Assunto? OK

    Identificação do sig.? em regra, OK.


    Onde constrará "Estrutura"?





  • GABARITO: CERTA.

    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • Certo.

    Como vimos, o Padrão Ofício compreende três espécies de comunicação:

    • Ofício;

    • Aviso; e

    • Memorando.

    Essas três espécies se diferenciam pela finalidade e se assemelham pela forma. Nessa diagramação única, devem constar (os elementos destacados são os indicados pelo item):

    a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede

    b) local e data

    c) assunto

    d) destinatário

    e) texto (estrutura)

    f) fecho

    g) assinatura

    h) identificação do signatário.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre

  • Não entendo como a questão está certa. O termo ''deve'' invalida ela, já que as comunicações assinadas pelo Presidente da República não precisam ter a identificação do signatário.

  • tratar com estrurura está de sacanagem né...

  • Toda vez que me deparo com essa questão eu deixo em branco... Nunca se sabe se a CESPE tá cobrando a regra ou a exceção, por isso, branquinho nela

  • Lembrando, antes se utilizava o ofício, o aviso e o memorando.

    Após alterações foi mantido apenas o Ofício !!!


ID
1739620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

A finalidade básica da redação oficial é comunicar com clareza e impessoalidade, razão pela qual o MRPR recomenda que, na elaboração de comunicações oficiais, se faça uso da linguagem formal.

Alternativas
Comentários
  • "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade".
    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República

  • Obs:

    Padrão Culto de Linguagem ===> Segue o que determina a gramática normativa.

    Padrão Oficial de Linguegem ===> Faz referência a linguagem tecnica.

  • Questão correta, outras ajudam, vejam:


    Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Conhecimentos Básicos para os Cargos 3,8 a 18

    Disciplina: Redação Oficial

    Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo - Agente de Polícia LegislativaDisciplina: Redação Oficial

    A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática Disciplina: Redação Oficial 

    Na redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário. 

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • Michel Temer não leu o MRPR. kkkkkk

  • Achei que o certo era o DEVE e não RECOMENDA-SE ....
    cespe...



    1.3. Formalidade e Padronização

    As comunicações oficiais devem ser sempre formais.

  • 1.3 Formalidade e Padronização

         As comunicações oficiais devem ser SEMPRE formais, isto é, obedecem a certas regras de forma...


  • 1.3 Formalidade e Padronização

         As comunicações oficiais devem ser SEMPRE formais, isto é, obedecem a certas regras de forma...

     

    "A finalidade básica da redação oficial é comunicar com clareza e impessoalidade, razão pela qual o MRPR recomenda que, na elaboração de comunicações oficiais, se faça uso da linguagem formal."

    Como assim recomenda? Devem ser sempre e recomenda são expressões distintas, em várias questões da banca erramos justamente por essa diferença entre dever/poder. Discordo do gabarito.

  • Isabela e seus comentários precisos e super eficazes!

     

    Obrigada d mais que Deus te abençoe.

  • Marquei errado por que achei estranho a palavra "recomenda" ?????

    Indiquem para comentário! 

  • Kauê Coresma, sim, o MRPR recomenda e não exige nada, são apenas recomendações passíveis de serem seguidas.

  • Uma hora a cespe fala em Culta, formal, padrão... pqp vai entender...

  • Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Conhecimentos Básicos para os Cargos 3,8 a 18

    Disciplina: Redação Oficial

    Os atributos da comunicação oficial, a exemplo da clareza, concisão, formalidade e uniformidade, estão associados aos princípios que, segundo a Constituição Federal, norteiam a administração pública, como os da publicidade e da impessoalidade.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo - Agente de Polícia LegislativaDisciplina: Redação Oficial

    A linguagem desse tipo de texto deve ser formal, impessoal, clara e concisa, características decorrentes da submissão dos documentos oficiais aos princípios da administração pública.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática Disciplina: Redação Oficial 

    Na redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário. 

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


ID
1739623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O trecho a seguir seria adequado para iniciar o primeiro parágrafo de um ofício: Tenho o privilégio de, por meio deste, esclarecer o que se segue (...).

Alternativas
Comentários
  • GAB : ERRADO

    Tenho o privilégio de, tenho a honra de ... São estruturas que devem ser evitadas justamente pela falta de formalidade e para o desenvolvimento de um padrão na comunicação oficial! (Fonte : Redação Oficial em 15 passos, professor Arenildo dos Santos qc).

  • GAB. ERRADO.

    DEVE-SE PREZAR PELA IMPESSOALIDADE.

  • Questão errada, outra ajuda a entender, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de PolíciaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; Princípios da Redação Oficial; Aspectos gerais da Comunicação Oficial ; 

    O caráter impessoal das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade conferida ao destinatário da comunicação e do tratamento impessoal a ser dado aos assuntos tratados nas comunicações.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Putz!!!!!


    GAB ERRADO

  • Primeiramente, essa questão é muito interessante. Gostaria de compartilhar com todos o motivo pelo qual essa questão está ERRADA. Em relação aos princípios da Redação Oficial, o princípio da impessoalidade está em destaque nesta questão. O que muitos têm dúvida é se a utilização do verbo na 1 pessoal fere ou não o princípio da impessoalidade??!! A resposta é: depende!           Portanto, o uso do verbo na 1 pessoa, em regra geral, não fere o princípio da impessoalidade. No entanto, nos casos em que o expediente exige necessariamente o uso do verbo na 3 pessoa, caso seja usado na 1 pessoa, estará ferindo o princípio da Impessoalidade!                                                                                                                                                                                             A questão abordou justamente a exceção, no caso do ofício deve ser utilizado o verbo na 3 pessoa, caso seja utilizado na 1 pessoa está ferindo o princípio da impessoalidade. "Tenho o privilégio de". Por isso, a questão está ERRADA.                                        Bons estudos a todos!!!                                       

  • Questão errada, outra ajuda a entender, vejam:

    (CESPE - 2014 – PF-ADMINSITRATIVO) Admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal. (e)

    .

    Tenho o privilégio de, tenho a honra de... São estruturas que devem ser evitadas justamente pela falta de formalidade e para o desenvolvimento de um padrão na comunicação oficial. 

    Gab: E.

  • fere a impessoalidade. questão de redação oficila não "vareia" muito.

  • Gab Errado.

    São proibidas manifestações de apreço ou desapreço, não cabendo qualquer tom particular ou pessoal.

  • Tenho o privilégio ... (ferindo a impessoalidade).

  • Errado , uma redação oficial não deve conter marcas pessoais.

  • SEM - TAMBÉM - INVERSÕES SINTÁTICAS... 



    GABARITO ERRADO

  • Expressões arcaicas, típicas da eivada Coroa Portuguesa, cujo legado, infelizmente não foi destruído com o tempo, como a da questão, devem ser sumariamente evitadas.

    Gabarito: Errado.

  • Evitar o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que, Tenho o privilégio de...”


    Gabarito errado
  • ERRADO

    FERIU A IMPESSOALIDADE

  • Tenho o privilegio(...) :( 

  • Só faltou abaixar as calças.... 

  • Fere o princípio da concisão, trecho que não acrescenta nenhuma informação relevante, em outras palavras: encheu linguiça.

  • Resumo

     

    Impessoalidade: não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento     personalista dado ao texto.

     

     Linguagem padrão culta: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idiomapor definição avessa a vocábulos de circulação  como a gíria e o jargão. 


    Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.



    Padronização: A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.



    Clareza e concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras
    claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão.  Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam

     

  • Tenho o privilégio de(...)

    traduzindo: tenho o apreço(...) kk

    Não há apreço e desapreço em RCO

  • Gab.ERRADO.

    O texto oficial deve ser pautado pela impessoalidade.

    Evitar o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que, Tenho o privilégio de...”


  • Gab: errado.

    Por haver característica de pessoalidade.

  • GABARITO: ERRADO O trecho fere o princípio da IMPESSOALIDADE.

ID
1739641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um pequeno município, às x horas de determinado dia,0 ≤ x ≤ 24, f(x) = 100 × (-x2 + 24x + 1) representa a quantidade de clientes de uma operadora de telefone celular que estavam usando o telefone.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Em cada hora, das 7h às 17h desse dia, a quantidade de usuários dessa operadora que estavam usando o celular é maior ou igual a 12.000.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, nessa questão é importante encontrar as raízes da função.
    Fiz assim:

    f(x) = 12000 = 100(-x²+24x+1)

    desenvolvendo,

    x²-24x - 119 = 0


    As raízes são 7 e 17.


    Portanto,

    GABARITO: CERTO

  • Danilo Capistrano, concordo com o seu raciocínio. Mas o 119 é positivo não negativo. 


  • Substituindo x = 7 para observarmos quantos usuários estavam utilizando o serviço naquela hora:


    f(x) = 100 × (-x² + 24x + 1) 
    f(7) = 100 × (-7² + 24(7) + 1) 
    f(7) = 100 × (- 49 + 168 + 1)
    f(7) = 100 × 120
    f(7) = 12.000 = f(17)


    Logo, presumimos que realmente a cada hora, das 7h às 17h desse dia, a quantidade de usuários dessa operadora que estavam usando o celular é maior ou igual a 12.000.

    Onde se substituirmos todos os valores entre 7 a 17, verificaremos um valor inicial de 12.000 em x = 7, aumentando até atingir um máximo e decaindo até novamente ao valor de 12.000 clientes às 17 horas.

    Resposta: Certo.
  • Solução:

    Sabe-se que Sabendo que x representa as horas;

    Será que a quantidade de usuários que estavam usando o celular é maior ou igual 12000 (f(x))?

    Supondo ser igual a 12000, então, f(x) = 12000.

    Pela função f(x) = 100(-x²+24x+1), temos:

    100(-x²+24x+1) = 12000, desenvolvendo, teremos:

    100 × (-+ 24x+ 1) = 12000 (dividir por 100)

    (-x²+ 24x+ 1) = 120

    -x²+ 24x+ 1 - 120 = 0

    -x²+ 24x- 119 = 0

    Delta = b² - 4ac

    Delta = 24² - 4(-1)(-119)

    Delta = 576 - 476

    Delta = 100, logo raiz quadrada de 100 = 10

    x' = (-24 + 10)/2.(-1) = 7

    x” = (-24 - 10)/2.(-1) = 17

    JP

  • f(x) = 100 × (- X2 + 24X + 1)  =>  12000 = 100 × (- X2 + 24X + 1)

    120 = - X2 + 24X + 1

    X2 - 24X + 120 - 1 = 0

    Delta = b2 - 4ac  => Delta = (-24)2 - (4 x 1 x 119)  => Delta = 576 - 476  =>  Delta = 100

    x' = - b + [(raiz delta)] / 2a  =>  (24 + 10 ) / 2 x 1  => 17

    x'' = - b - [(raiz delta)] / 2a  =>  (24 - 10 ) / 2 x 1  => 7

    Gabarito: CERTO

  • FIZ PELO METODO DE SUBSTITUIÇÃO

    Com 7h, 

    100 { -(7)² + 24(7) + 1}

    100 { -49 + 168 + 1}

    100 (120) = 12000

     

    Com 17h

    100 { - (17)² + 24(17) +1}

    100 { - 289 + 408 + 1}

    100 (120) = 12000

     

    e para confirmar, peguei a metade do dia trabalhado (7 + 17 = 24, metade igual 12)

    12h

    100 { - (12)² + 24(12) +1}

    100 { - 144 + 288 + 1}

    100 (145) = 14500, confirmando a assertiva da questao "é maior ou igual a 12.000."

     

    GABARITO: CERTO

  • 1º) Verificar a direção da concavidade:

    se a>0 concavidade para cima

    se a

    como o a

     

    2º) Verificar o X do vértice, esse será o maior valor de x

    x=-b/2a=12

     

    3º) sabendo que o maior valor de x é 12 então só precisaremos dos valores de f(7) e de f(17)

    veja bem, se o f(7) for maior que 12.000, ele irá crescer até o x ser igual a 12, se o f(17) for maior que 12.000 então irá garantir que nenhum valor de x anterior seja menor que 12.000. Por quê? Porque é uma equação de 2º e o gráfico é uma parábola

     

    4º) f(7)= 100x(49+168+1) = 12000

    f(17)=12000

     

    5º) Portanto, está provado que nenhum valor entre o f(7) e o f(17) será inferior a 12000

     

    GABARITO: CERTO

     

     

  • Sabendo que:

    - x representa as horas;

    - 17h - 7h: 10h de diferença.

    então:

    f(x) = 100 × (-x2 + 24x + 1)

    x= 100. (-10² + 24.10+1)

    x= 14100

    Gab: C, pois 14100 é maior que 12000.

  • Gabarito CERTO!

    Fui mais simplista que o pessoal.

    Se a função (x) = 100 × (-x2 + 24x + 1) representa a quantidade de usuarios na hora x, e preciso saber se em cada hora das 7 às 17 os usuários eram maiores que 12000, é só substituir a menor hora na função e descobrir se ultrapassa os 12000 usuários.

    Resolução :

    f(7) = 100 × (-x2 + 24x + 1)

           = 100 x ( - 7² +24 x 7 + 1 )

            = 100 x ( 49 + 168 + 1 )

           = 100 x 218 

    = 21800 usuários > 12000 usuários  as 7horas da manhã.

    Concerteza, a cada hora o número de usuários aumentará.

    Força!

  • só lembrando que as 7 horas terão 12000 usuários, como a questao fala que é igual ou superior a 12 000 entao esta correto

  • Bruno vc vai ter que subtrai o 49 e não somar!

  • eu queria entender por que algumas pessoas dizem que -7² = -49

    Em minhas contas  -7² = 49, logo o resultado nao ficaria 12.000 e sim 21.800

    Alguém me diz algo sobre!

  • Colega, você está confundindo duas operações distintas:

    -7² = -(7)² = - 49 [Essa é uma convenção matemática de omissão dos parênteses, com o intuito de simplicar as expressões]

    (-7)² = 49

     

  • Tem uma galera confundindo ai. Número negativo e expoente PAR o resultado é POSITIVO.

  • Galera confundindo isso -x² = -(7)² = -49 com isso (-x)² = (-7)² = 49. Atenção !!

  • Gab.: CERTO!

    f(x) = 100.(-x² + 24x + 1) 

    f(7) = 100.(-7² + 24.(7) + 1) 

    f(7) = 100.(- 49 + 168 + 1)

    f(7) = 100 . 120

    f(7) = 12.000

  • Parábola de concavidade pra baixo. Análise pro intervalo x=7h a x=17h.

    f(x=7) = 12.000. O valor de x em que f é máximo --> x'= -b/2a = 12 (vértice da parábola, valor máximo de f nesse caso)

    De x = 7 pra x = 12, soma 5. De x = 12 pra x = 17, soma 5 também. Significa que x = 17 tem valor de f coincidente de f(x=7), ou seja, 12.000. Resultado: no intervalo em análise, f é maior ou igual a 12.000 sempre.

  • Pessoal, a forma que eu fiz foi por substituição e analisando a característica da parábola da função.

    Bom, pelo fato de "a" ser negativo, ela é uma função que fornece um valor máximo.

    1º PONTO: Descobrir esse valor máximo.

    Obs: tenho hábito de resolver pela primeira derivada.

    -x² + 24x + 1

    - (1 . 2) . x + 24 = 0

    -2x + 24 = 0

    2x = 24 -> x = 12

    O que é esse 12? é o horário em que a função fornecerá o valor máximo. Para descobrir de fato esse valor, é só substituir na função original:

    - (12)² + 24 . 12 + 1

    - 144 + 168 + 1 = 145

    145 x 100 (fornecido no enunciado) = 14.500.

    Então, o máximo que a função vai atingir é 14.500. (OK)

    2º PONTO: Descobrir no início do expediente (7h) quanto terá.

    Obs: só substituir na função.

    - (7)² + 24.7 + 1

    - 49 + 168 + 1 = 120

    120 x 100 (fornecido no enunciado) = 12.000.

    Então, no início do período terá 12.000. (OK)

    3º PONTO: Descobrir no final do expediente (17h) quanto terá.

    Obs: só substituir na função.

    - (17)² + 24 . 17 + 1

    - 289 + 408 + 1 = 120

    120 x 100 (fornecido no enunciado) = 12.000.

    Então, no final do período terá 12.000. (OK)

    Conclusão:

    Como dito anteriormente, essa função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. E esse tipo de parábola tem um período crescente, quando atinge o máximo, ela decresce.

    Com esses valores encontrados temos o seguinte:

    INÍCIO do expediente = 7h -> 12.000 [Início da crescente]

    HORÁRIO específico = 12h -> 14.500 [Estabilizou e começou a decrescer]

    FINAL do expediente = 17h -> 12.000 [Fim do decrescente]

    A questão afirma que, em cada hora, será igual ou maior a 12.000, isto é, pode ser 12.000 ou mais. E, de fato, é isso. Os valores ficarão num intervalo entre 12.000 e 14.500.

    Gabarito CORRETO.

  • Gab CERTO.

    7 e 17h são os valores mínimos, ou seja, o candidato poderia usar qualquer um deles.

    Utilizei o 7 e cheguei ao resultado 21.800 usuários, ou seja, é o menor valor. A questão afirma que é maior ou igual a 12.000, logo, correta.

    f(7) = -7²+24.7+1

    Resolve essa equação e depois multiplica por 100 (retirei da conta para facilitar e multiplicar no final)

    #PERTENCEREMOS

  • Um número negativo elevado ao quadrado não seria positivo ?

    -7^-7 = +49

    De qualquer forma, para essa questão, o resultado atenderia o comando da assertiva (maior igual a 12.000), mas fiquei na duvida quanto a essa potência:

    -(7^2) = -49 ou -7^2 = +49 ?? Repito, ambas atenderiam o exporto na assertiva, mas não é sempre que isso vai acontecer pois os resultados são bem distintos. Como eu estava na dúvida de qual aplicar, fiz as duas e constatei que ambas atenderiam. Conclusão: acertei, mas não sanei minha dúvida. Alguém ajudaaaaaaaaa

    Usei a segunda opção. Intendo que f(7)= 100.(-7^2 + 24.7 +1) = 21.800

  • porque o X² tem que ser negativo (- x²) ??

  • Fiz a diferenca de horas trabalhada

    17-7= 10H

    Usando a funcao da questão

    Fx = 100 * ( -10^2+ 24 *10+1)

    Fx = 100 * ( 100 - 241)

    Fx = 100* 141

    Fx= 14.100

  • Não entendi uma coisa: Quando eu pego a função original e tento achar o seu ponto máximo (vértice do y) o resultado da negativo. Alguém sabe o motivo?

  • -7² = - 49

    (-7²) = 49 >> Pois seria o mesmo que (-7) * (-7) = + 49

  • O ponto dessa questão é saber aplicar a regra de sinais de potenciação. Vejamos:

    Para que um numero negativo seja elevado a um expoente, é necessário colocá-lo entre parênteses. E é aqui que vale aquela regra de quando elevado a expoente par dará um número positivo e, no caso de expoente ímpar, negativo:

    (-2)² = (-2) x (-2) = 4

    (-2)³ = (-2) x (-2) x (-2) = -8

    Quando não for utilizado parênteses deve ser resolvido da seguinte forma:

    -2² = -(2 x 2) = -4 (o sinal fica fora da multiplicação)

    -2³ = -(2 x 2 x 2) = -8

    Note que aqui não vale a regra do expoente par ou ímpar.

    Se quiserem saber mais sobre a regra, segue um link com a explicação: https://www.infoescola.com/matematica/potenciacao-com-numeros-negativos/

    Diante disso, como na questão é apresentado sem parênteses, substituindo x por 7 teremos -7² = -(7 x 7) = -49, assim:

    100.(-49 + 168 + 1)

    100.120

    12.000

    Às 7hs a quantidade de clientes é igual a 12000 e vai aumentando até atingir o máximo e depois reduzir novamente para 12000 às 17hs:

    100(-17² + 24.17 +1)

    100 (-289 + 409)

    100 .120

    12000


ID
1739644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um pequeno município, às x horas de determinado dia,0 ≤ x ≤ 24, f(x) = 100 × (-x2 + 24x + 1) representa a quantidade de clientes de uma operadora de telefone celular que estavam usando o telefone.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

O valor de f(8,3) representa a quantidade de clientes que estavam usando o celular às 8 horas e 30 minutos.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o correto seria f(8,5) , 30 minutos corresponde a 0,5 horas e não 0,3

  • f(8,3) representa a quantidade de clientes que estavam usando o celular às 8h e 18 minutos.

    GABARITO: ERRADO

  • Pensei assim: 

    1h --- 60min

    xh --- 30min

    Logo: x=0,5h ---> Então 8h e 30 min equivale a 8,5 e não 8,3

  • Gabarito: ERRADO 
     
    - A questão pede a quantidade de clientes que estavam usando o celular às 8 horas e 30 minutos.


    1) Jogando o número 8 na função 100 × (-x2 + 24x + 1), teremos as 08h um valor de 12900 (total de clientes no período).

    2) Ao jogarmos o valor de x=8,3 conforme a questão informa, teremos:
    100 x (-8,3² + 24x8 + 1)
    = 100 x (-68,89 + 199,2 + 1)

    = 100 x (131,31)

    = 13131

    3) Com a regra de três saberemos o valor de 8,3 h

    8 - 12900

    x - 13131


    Logo: x = 8,1 (valor aproximado)

    4) Com isso 8,1 não corresponde ao valor de x no horário de 8h e 30 minutos pois já sabemos que 8h e 30 minutos é igual a 1h mais 05h, ou seja 8,5h. (GABARITO ERRADO)



    FORÇA E HONRA.

     

  • Errado.

     

    Pensei assim:

     

    1 > O problema diz que  o "X" equivale a horas do dia;

     

    2 > Então se no f(x) ele disse f(8,3), conclui-se que é 8,3 horas;

     

    3 > 8,3 horas é igual a 8 horas + 0,3 hora;

     

    4 > A regra de 3 me informará quantos minutos são 0,3 hora:

         0,3hora - z

         1hora    - 60 minutos

         z = 18 minutos

     

    5 > Portanto 8,3 horas equivale a 8 horas e 18 minutos e não 8 horas e 30 minutos;

     

    6 > Se o exercício quisesse a quantidade de usuários usando o celular às 8:30h ele teria que colocar f(8,5) e não f(8,3), porque dessa forma encontraremos a quantidade de usuários às 8horas e 18 minutos;

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!! 

  • ora.....se x representa horas e y representa a quantidade de clientes....não tem nada a ver com a assertiva da questao que diz que f(8,3) representa 8 horas e 30 minutos

  • E eu achando que o 8,3 seria de uma função composta 8 e 3 putz, que burro dar 0 pra mim 

  • 8,3 não representa 8h e 30m, simples assim. Só pela interpretação desse contexto deduz-se que está errado.

  • Dica simples que talvez ajude: toda vez que tiver uma fração de hora, basta multiplicar a fração por 6.

    Exemplo: 8,3 horas

    Horas: 8

    Fração: 3

    6x3 = 18

    Portanto, temos 8 horas e 18 minutos


ID
1739647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um pequeno município, às x horas de determinado dia,0 ≤ x ≤ 24, f(x) = 100 × (-x2 + 24x + 1) representa a quantidade de clientes de uma operadora de telefone celular que estavam usando o telefone.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, o gráfico da função f(x) é uma parábola com a concavidade voltada para cima.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    Para que a parábola fique com a concatividade voltada para cima o valor de  a  na função teria que ser superior a 1 o que não é o caso porque a=-1.

  • GABARITO: ERRADO

    A concavidade da parábola é definida pelo sinal de "a" na função genérica: f(x) = ax² + bx + c

    Se a > 0 --> concavidade para cima  (U)

    Se a < 0 --> concavidade para baixo  (U invertido) - RESPOSTA CORRETA DA QUESTÃO

    Se a = 0 --> será uma função de 1o grau, representada por uma reta.

  • Leonardo Assis, acho que vc ta quase certo, ou eu estou errada. hehehehe

    o a = -100 

  • Errada.

     

    A concavidade da parábola é determinada pelo valor de a. No caso, o a é negativo e portanto a parábola seria com a concavidade para baixo.

    a > 0 = concavidade para cima.

    a < 0 = concavidade para baixo.

  • Leonardo Assis, acredito que tenha se equivocado. Concavidade para cima exige a > 0 e não "a > 1", como você sugere. Assim como concavidade para baixo necessita de a < 0.

  • Só complementando...

    a>0  U

    a<0  ∩ 

  •                       a        b      c

    f(x) = 100 × (-x2 + 24x + 1)

    concavidade para baixo

     

                          a        b      c

    f(x) = 100 × (x2 + 24x + 1)

    concavidade para cima

  • Errada.

     

    1> Basta olhar para o x² da função, que "carrega" a letra a, por exemplo:

         ax²+bx+c

    2> Se for:

    -ax², ou seja, negativo, a concavidade é para baixo;

    +ax², ou seja, positivo, a concavidade é para cima;

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!! 

  • Têm tantas questões de matemática que não tem nenhum comentário, enquanto esta aqui tem 8 só pra dizer que quando o a e positivo a concavidade é para cima e quando é negativo é para baixo, arrego!

  • Lion, tem gente que só quer satisfazer o própio ego. concordo com você.

  • f(x)=ax²+bx+c

    a = a>0 parábola p/ cima ; a<0 parábola p/ baixo.

    b = Traça uma linha imaginaria entre o c e o vértice, caso o b seja positivo essa linha sera crescente, se for negativo a linha imaginaria sera decrescente.

    c = o numero puro que representa onde cortara o eixo Y.

  • f(x)=ax²+bx+c

    a = a>0 parábola p/ cima ; a<0 parábola p/ baixo.

    b = Traça uma linha imaginaria entre o c e o vértice, caso o b seja positivo essa linha sera crescente, se for negativo a linha imaginaria sera decrescente.

    c = o numero puro que representa onde cortara o eixo Y.

  • -100x², portanto será com as concavidades voltadas para baixo.

  • Professor nota 10.

  • Tempos áureos em que tínhamos simplesmente Bruno Lima como professor-comentador.


ID
1739650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, ao editor de texto Microsoft Word 2013, bem como a conceitos de redes de computadores, julgue o item a seguir.

No Word 2013, após a realização de algumas configurações, ao se clicar o menu Arquivo, selecionar a opção Informações e, a seguir, a opção Proteger Documento, o usuário poderá impedir que um arquivo seja impresso por outro usuário.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A proteção do documento poderá ser para evitar a alteração do conteúdo ou contra a impressão do arquivo. A proteção do documento não evita que ele seja apagado.

  • "Após a realização de configurações", "Realizado os devidos ajustes" na maioria das questões estarão corretas. Nishimura, sou seu fã! 

  • Correto. 

     

    A opção proteger documentos serve para: 

     

    - Marcar como final: informar aos leitores que o documento é final e torná-lo somente leitura. 

    - Criptografar com senha: proteger o documento com senha. 

    - Restringir edição: controlar os tipos de alterações que outras pessoas podem fazer. 

    - Restringir acesso: conceder acesso ás pessoas e impedi-las de editar, copiar ou imprimir.

    - Adicionar uma assinatura digital: garantir a integridade do documento adicionando uma assinatura digital invisivel. 

     

    Fonte: Word 2016

  • A opção proteger documentos serve para: 

    - Restringir acesso: conceder acesso ás pessoas e impedi-las de editar, copiar ou imprimir.

     

    Gab. C 

  • No Word 2013, após a realização de algumas configurações, ao se clicar o menu Arquivo, selecionar a opção Informações e, a seguir, a opção Proteger Documento, o usuário poderá impedir que um arquivo seja impresso por outro usuário. (Acredito que tal procedimento não gera segurança para todos os arquivos, apenas para aquele que esta sendo configurado, portanto, "um arquivo" como o enunciado mostra fica muito vago.)

  • Somente selecionar a opção  ''proteger documento'' não impede ninguém de nada, pois abre outras opções (Marcar como final, Criptografar com senha, Restringir edição, etc..)
    Achei errada, mas..... cespe é cespe..

  • Gabriel Paras você só consegue imprimir um arquivo se você o abrir. Ora, se o arquivo está PROTEGIDO e nesse caso protegido por senha, outro usuário não conseguirá imprimí-lo, a menos que saiba a senha desse documento protegido.

     

    Questão de informática, mas com um pouco de raciocínio lógico.

  • A partir das opções de proteger o documento é possível criptografar com senha, assim o usuário deverá digitar uma senha para abrir o arquivo e acionar o comando imprimir.

    CERTA.

  • Arquivo --> Informações -->Proteger Documento --> Restringir acesso: conceder acesso ás pessoas e impedi-las de editar, copiar ou imprimir.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Correto. A proteção do documento poderá ser para evitar a alteração do conteúdo ou contra a impressão do arquivo. A proteção do documento não evita que ele seja apagado.

     

     

     

    A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!

  • Quem quiser visualizar: https://support.office.com/pt-br/article/adicionar-ou-remover-a-proteção-em-seu-documento-pasta-de-trabalho-ou-apresentação-05084cc3-300d-4c1a-8416-38d3e37d6826

  • Ciro Presidente, quando a questão diz que poderá, é porque a partir da ação tomada há possibilidade de se fazer uma coisa, não que a coisa foi feita. No caso da questão, a partir dos passos feitos o usuário PODERÁ impedir a impressão por outras pessoas, ou seja, se seguidos os passos seguintes existe a possibilidade, como ele pode também simplesmente desistir.

  • Dentro do menu informações >> proteger documentos, temos as seguintes opções:

    Marcar como final: Informa aos leitores que o documento é fina e torná-lo somente leitura.

    Criptografia com Senha: Proteger este documento com senha.

    Restringir Edição: Controlar os tipos de alterações que outras pessoas possam fazer.

    Restringir Acesso: Conceda acesso às pessoas e as impeça de editar, copiar ou imprimir.]

    Adicionar uma Assinatura Digital: Garanta a integridade do documento adicionando uma assinatura digital invisível.


    Bons estudos!

    Professor Maxwell Ferreira

  • • Informações: uniu os menus de Proteger Documento, Propriedades, Inspecionar Documento e Versões;
    Proteger Documento -> Permite a configuração das permissões desejadas para o documento ativo, além de permitir criptografia e adicionar uma assinatura digital;
    EMANUELLE GOUVEIA

  • Arquivo => Informações => Proteger Documento => Restringir Acesso

    Certo

  • Certo

    A proteção do documento poderá ser para evitar a alteração do conteúdo ou contra a impressão do arquivo. A proteção do documento não evita que ele seja apagado.

  • CERTO

  • A opção proteger documentos serve para: 

     

    - Marcar como final: informar aos leitores que o documento é final e torná-lo somente leitura. 

    - Criptografar com senha: proteger o documento com senha. 

    - Restringir edição: controlar os tipos de alterações que outras pessoas podem fazer. 

    - Restringir acesso: conceder acesso ás pessoas e impedi-las de editar, copiar ou imprimir.

    - Adicionar uma assinatura digital: garantir a integridade do documento adicionando uma assinatura digital invisível. 

     

    Fonte: Word 2016

  • após a realização de algumas configurações == eu acredito que quase nada é impossível.

  • Restringir acesso.

  • Ahan... faço um desafio aos que acham que é possível "impedir" a impressão:

    Me mandem um documento word protegido, com a senha do seu cartão de credito. Já que vai "IMPEDIR", não tem porque você ter medo de me mandar, não é mesmo?

  • Restringindo o acesso consequentemente é impedido a impressão.


ID
1739653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, ao editor de texto Microsoft Word 2013, bem como a conceitos de redes de computadores, julgue o item a seguir.

Redes de computadores do tipo ponto a ponto apresentam a vantagem de fornecer elevado nível de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Vantagens e Desvantagens de uma rede Ponto-a-Ponto:

    • Usada em redes pequenas (normalmente até 20 micros);

    •Baixo Custo;

    •Fácil implementação;

    •Baixa segurança;

    •Sistema simples de cabeamento;

    •Micros funcionam normalmente sem estarem conectados a rede;

    •Micros instalados em um mesmo ambiente de trabalho;

    •Não existe um administrador de rede;

    •Não existem micros servidores;

    •A rede terá problemas para crescer de tamanho.

    Fonte:http://fabrica.ms.senac.br/2013/07/topologias-de-rede-ponto-a-ponto/

  • ERRADO


    Complementado o que o Douglas publicou:

    Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital.


    fonte: Wikipedia

  • Rede ponto a ponto: o que é, vantagens e desvantagens de forma rápida e objetiva nesse vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=QHGeWtmFOj4
    E pra economizar ainda mais tempo, acelera o vídeo na velocidade 2. ;)
  • Errado. Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. 

  • Como não há um dispositivo central capaz de oferecer serviços de autenticação, criptografia, entre outros, o nível de segurança é reduzido nesse tipo de rede em comparação a redes de computadores do tipo cliente/servidor. Gabarito: Errado

  • Está errado em "fornecer elevado nível de segurança", pois alguém pode interceptar o tráfego.

  • Redes ponto a ponto (P2P) não são muito seguras. É só lembrar do uTorrent.

  • Em redes ponto-a-ponto, há a possibilidade de intercepção do tráfego de informação. Portanto, possuem baixa segurança.

    Resposta: Errado

  • baixo nivel de segurança

  • Eu Creio que o que seja um pouco mais seguro é a conexão ponto-a-ponto, pois há uma exclusividade entre dois nós. Mas isso não seria garantido em todas conexões ponto-a-ponto.

  • Redes ponto a ponto (P2P) não são muito seguras. É só lembrar do uTorrent.

  • Gabarito: CORRETO

    Um desenho para massificar:

    http://sketchtoy.com/69490788

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Redes de computadores do tipo ponto a ponto apresentam a vantagem de fornecer elevado nível (baixo...) de segurança.

    Peer to peer principais características:

    • Baixo $ fácil implementação
    • Ligação direta entre 2 nós
    • Dispensa uma 3ª máquina para gerenciar
    • Difícil controle da rede + baixa segurança
    • Geralmente, os programas utilizados são os gerentes
    • Relacionada a redes PAN AD-HOC

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Errei a questão pois imaginei de forma leiga um computador conectado a outro e uma informação sendo transmitida entre eles não teria nenhum outro receptor, o que deixaria a informação teoricamente segura . Todavia, imaginemos que uma informação para chegar ao destinatário pode percorrer vários outros NÓS (outros usuários) até chegar no usuário final. Logo pode sofrer ataques em vários desses nós, logo a segurança fica comprometida.

  • Redes de computadores do tipo ponto a ponto apresentam a vantagem de fornecer elevado nível de segurança.

    Redes de computadores do tipo ponto a ponto apresentam a desvantagem de fornecer baixo nível de segurança. ok

  • Como não há um dispositivo central capaz de oferecer serviços de autenticação, criptografia, entre outros, o nível de segurança é reduzido nesse tipo de rede em comparação a redes de computadores do tipo cliente/servidor. 

    Gabarito: Errado

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Como não há um dispositivo central capaz de oferecer serviços de autenticação, criptografia, entre outros, o nível de segurança é reduzido nesse tipo de rede em comparação a redes de computadores do tipo cliente/servidor.

    Gabarito: Errado 

  • Como não há um dispositivo central capaz de oferecer serviços de autenticação, criptografia, entre outros, o nível de segurança é reduzido nesse tipo de rede em comparação a redes de computadores do tipo cliente/servidor.

  • Gab e! A arquitetura ponto a ponto não é mais segura do que a modelo cliente x servidor.

    Diferenças:

    Ponto a ponto:

    • União de computadores
    • Cabos simples (cross over ethernet)
    • Não tem administrador de redes
    • Não tem softwre gerenciador
    • Mesmo nível hierárquico
    • Pouco seguro pois cada um faz o que quiser.

    Modelo cliente servidor:

    • Hierárquica
    • Cabeamentos mais caros
    • Maquina chefe (máquina servidor) define detalhes de segurança das demais
    • Detetora de banco de dados


ID
1739656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, ao editor de texto Microsoft Word 2013, bem como a conceitos de redes de computadores, julgue o item a seguir.

No Windows 8, a fixação de aplicativos, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional, permite que esses aplicativos fixados sejam automaticamente iniciados quando o Windows é iniciado, de maneira que estejam permanentemente em execução.

Alternativas
Comentários
  • errado

    ver: https://www.youtube.com/watch?v=yfxd8LaIN_w

  • ERRADO - A FIXAÇÃO DE APLICATIVO NA Barra de tarefas (a que fica na parte de baixo da tela), não significa que eles sejam automaticamente iniciados.  

  • Gera um ganho de tempo, pois não é preciso entrar no menu para procurar o programa. Basta clicar no seu ícone na barra de ferramente.
    Porém isso não quer dizer que o programa já esteja em execução.

  • Errado. Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

  • Na verdade a fixação de aplicativos pelo windows 8, 8.1 e 10 são atalhos na barra de tarefas, facilitando a abertura dos programas frequentemente utilizados pelo usuário. 

  • ERRADO.

    Os aplicativos fixados aparecerão na barra de tarefas, mas não são iniciados automaticamente com o windows.

  •  " a fixação de aplicativos, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional, permite que esses aplicativos fixados sejam automaticamente iniciados quando o Windows é iniciado, de maneira que estejam permanentemente em execução."

       - Errado, os aplicativos fixados não serão automaticamente iniciados.  

  • GABARITO: ERRADO Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

     

    FONTE: PROFESSOR FERNANDO NISHIMURA

  • A dica "permite, é possivel" do Prof Nishimura, não funcionou nesta questão, fiquem atentos. não são todas as questões!!!

    Gab: ERRADO.

     

     

  • Já dizia o meu brother Juarez  : '' AUTOMATICAMENTE  em informática  preste muuuita, mas muita atenção e marque ERRADO'' ... hehe 

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Errado. Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

  • Esse aposto da qstão matou tudo srsr

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

     

    Errado. Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

     

     

     

     

     

    UNIDOS VENCEREMOS!

  • alí só serve mesmo para atalhos na hora de ultilizar os aplicativos. Meu navegador, kkkk sei nem onde ele ta no PC. Só uso ele na barrinha fixa lá em baixo kkk

  • Errado. Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

  • ERRADO. O sistema operacional irá demorar mais para inicializar/logar quando há mais aplicativos/programas sendo carregados junto com ele. Fala-se em redução da imagem do sistema para referir-se a eliminação desses processos paralelos. Portanto, a fixação de aplicativos compromete o tempo de processamento do sistema no processo de inicialização.

     

  • ERRADA

     

    No Windows 8, a fixação de aplicativos, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional, permite que esses aplicativos fixados sejam automaticamente iniciados quando o Windows é iniciado, de maneira que estejam permanentemente em execução.

  • Permanentemente em execução? Imagina o quanto de memória RAM não gastaria.

  • Cuidado com esse macete do AUTOMATICAMENTE = ERRADO... principalmente pra você que vai fazer PF.

  • No meu ponto de vista o erro da questão está em otimizar o tempo de processamento, porque quanto mais programas voce coloca na inicialização do windows mais recursos(Processador, memória, I/O de disco, etc) ele consome. O windows permite que qualquer aplicativo (fixado ou não) seja iniciado automaticamente, isso é configurável ou quando voce instala alguns softwares essa opção já é configurada. Um exemplo, o skype ou o sofware de uma impressora. Para quem quiser verificar ou remover os arquivos que iniciam com o windows e ficam em execução permanentemente. Clique na tecla do Windows + R ou Menu Iniciar e Executar e digite: msconfig. Lá tem todos os programas que iniciam com o windows.

     

  • A questão não fala onde esses aplicativos seriam fixados. Na minha opinião esta questão está incorreta !
  • Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

    ERRADO

  • Errado

    Os aplicativos fixados aparecerão imediatamente na Barra de Tarefas ou na interface de blocos. Mas eles não são iniciados automaticamente com o Windows. Para isto, seria preciso incluir atalhos no Inicializar do Windows.

  • compreensao de informatica

  • ERRADO

    A título de curiosidade, para desativar os programas desnecessários na inicialização do computador, basta seguir os seguintes passos:

    Clique na Barra de tarefas com o botão direito do mouse.

    No menu que aparecer, selecione “Gerenciador de Tarefas”

    Você verá uma janela com algumas abas. Nelas, clique na aba de "Inicialização".

    Serão mostrados todos os programas iniciados junto com o sistema. Escolha aquele que você deseja excluir.

    Agora, clique em "Desabilitar".

    Pronto!

    Você verá que, na janela do Gerenciador de Tarefas, será mostrado também o impacto de cada programa na inicialização do sistema. Assim, fica mais fácil saber qual é o programa que está desabilitado com urgência para melhorar o desempenho da máquina.

    Fonte: Tecmundo

    Bons estudos ...

  • fiquei confuso nessa questão por causa da palavra "permite", pois sei que é possível isso acontecer, basta configurar para tanto. Essa foi minha interpretação

  •  não são iniciados automaticamente com o Windows

  • Para utilizar apps de inicialização digite "aplicativos e inicialização" no menu iniciar e ative/desative aplicativos que podem ser iniciados junto com a inicialização do computador e ficarem sendo utilizados em segundo plano, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional. No caso em tela fica apenas fixados os atalhos na barra de tarefas.

  • ERRADO.

    Podem estar fixados e não estarem em execução.

  • Gabarito (E)

    No Windows 8, a fixação de aplicativos, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional, permite que esses aplicativos fixados sejam automaticamente iniciados quando o Windows é iniciado, de maneira que estejam (ou não) permanentemente em execução.

  • Se fossem pra ser iniciados junto com o windows, não iria otimizar o tempo de processamento, pelo contrário, deixaria o processamento mais lento.

  • Quem usou o método Nishimura....já sabe...

  • Eu fui pela LEI DA EXTRAPOLAÇÃO; A cespe quando positiva demais ou negativa demais, desconfie.

  • É possível configurar para que aplicativos sejam iniciados automaticamente ao iniciar o windows? SIM

    É a fixação de aplicativos que permite fazer isso? NÃO

    Fixar aplicativos faz o processamento do sistema operacional otimizar? NÃO

    Os aplicativos que iniciam automaticamente ficam permanentemente em execução? NÃO

    CONTINUE, DEUS HONRA NA HORA CERTA.

  • obrigado Nishimura.

  • RAPAZ, SE EU LIGAR MEU PC E O APP JÁ ESTIVER EM EXECUÇÃO, COM CERTEZA VOU PENSAR QUE É UM BUG.

  • Gabarito:ERRADO!

    Não são iniciados automaticamente com o Windows.

  • Poxa, confundi com a opção de inicialização do windows na qual permite que você escolha aplicativos ou programas para que se inicie com o windows de forma automatica

  • No Windows 8, a fixação de aplicativos, recurso que otimiza o tempo de processamento do sistema operacional, permite que esses aplicativos fixados sejam automaticamente iniciados quando o Windows é iniciado, de maneira que estejam permanentemente em execução.

    ___________________________

    Não são iniciados  automaticamente com o Windows.

    Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO!

    Não são iniciados automaticamente com o Windows.

  • Serve para que o usuário utilize tal aplicativo de forma mais rápida,sem precisar procurar em pastas...


ID
1739659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao programa de navegação Mozilla Firefox, aos programas de correio eletrônico e aos sítios de busca e pesquisa na Internet, julgue o item seguinte.

Por questões de segurança, os programas de correio eletrônico em uma intranet não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet. Se esses programas estiverem instalados no notebook de empregado de uma organização, conectado à Internet, ele não acessará os servidores de e-mail da organização.

Alternativas
Comentários
  • Intranet tem os mesmos recursos da Internet se diferenciando por ser uma rede privada. Tem protocolos de acesso a e-mail sem problemas.

  • Errado. Negação, restrição, menosprezo, suficiente, apenas, somente, necessário, com garantia, são alguns exemplos de indícios de que a questão de Informática do CESPE está errada.

  • Da organização acessará...

  • basta ter uma VPN que o funcionário pode acessar via internet a rede corporativa usando seu notebook.............
     Fernando NishimuradeAragao boa dica!!!!

  • Esse negócio de "negação, restrição, menosprezo etc", uma hora o CESPE fará cair por terra e vai pegar muita gente! Fiquem atentos.


  • Sem dúvida Jordana. Mas até lá, ficar atento na interpretação do texto e Informática. Se o assunto é novo + negação = correto. Se o assunto é velho + negação = errado. E para saber o que é novo ou velho, tem que fazer muita questão do CESPE, de preferência em ordem cronológica.

  • Vai contra o conceito de Extranet... VPN cria um tunelamento que torna possível o acesso a uma intranet mesmo fora dela.

  • O bizu do Fernando Nishimura é válido caso vc não saiba a resposta e não queira deixar em branco. 

    O bom é saber a resposta mas se não der, use o bizú, geralmente não falha.
     
    Não sou expert no assunto, mas aqui vale a máxima: a intranet utiliza-se dos mesmos padrões(protocolos) da internet. 

    Sendo assim, porque haveria problemas para que o programa de correio da intranet acessasse o os protocolos de e-mails localizados em servidores da internet?
  • GABARITO ERRADO 


    Parei de ler em: "não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet"
  • Cuidado pessoal, mesmo sabendo que a restrição na cespe é indício de erro nunca confie nisso! pode te custar um concurso!

  • A Intranet tem os mesmos recursos da Internet se diferenciando por ser uma rede privada. Tem protocolos de acesso a e-mail sem problemas.

  • Se eu entendi bem mais essa questão confusa da Cespe, este usuário somente não terá acesso aos servidores de email da internet por meio dos programas da empresa. O que não o impede de acessá-los por meio de outro programa qualquer. Por outro lado, nada o impede também de acessar os emails da organização por meio dos programas da empresa instalados em seu notebook via internet, como já comentado pelos colegas...

  • concordo com o mateus taliuli ..... Parei de ler em: "não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet"


  • Assertiva ERRADA. 
    Uma rede intranet limita o acesso de pessoas aos seus recursos internos, e não o acesso de pessoas a recursos de fora da rede. 
  • Professor Fernando já sabemos que: negação, restrição, menosprezo... indica que a questão está errada, mas se possível explique o porquê do erro da questão. Grato!!!

  • Melhorando a redação.

    ... Dessa forma, se esses programas estiverem instalados no notebook de empregado de uma organização, conectado à Internet, ele não acessará os servidores de e-mail da organização.

    Gabarito Errado.

  • Questão absurda: E!

  • GABARITO: E

    O CESPE lhe dar  uma questão dessas, mas tira esse ponto em outra matéria. rsrs!

  • Eu particularmente me cago toda com a Cespe. Tenho medo mesmo, você pisca os olhos e erra uma questão muito fácil, algo que jamais erraria. Além de muita atenção, sorte também ajuda muito, um raio de distração e já era!!

  • pensei que o empregado poderia utillizar a extranet pelo computador dele por isso que pus errada.

  • Quando trabalhava em uma empresa lembro que os diretores usavam um aplicativo no celular que permitia o acesso dos emails de qualquer lugar, dentro ou fora da empresa. Era possível também acessar por um webmail que acessávamos através do código de ip.
  • Sou muito mais as questões da CESPE do que a FCC, não tenho do que reclamar.

  • Fernando Nishimura!! vc é 10 muito obrigado pelas contribuições.

     

  • Errado. Negação, restrição, menosprezo, suficiente, apenas, somente, necessário, com garantia, são alguns exemplos de indícios de que a questão de Informática do CESPE está errada.

    pra lembrar...

  • Ém outras palavra o examinador quis dizer que não existe extranet e nem protocolo pop.

  • Prezados,

    A questão erra ao afirmar que programas de correio de uma intranet não podem acessar protocolos de servidores na Internet. A tecnologia da intranet e internet é a mesma, sua grande diferença é o público alvo, enquanto a internet é de acesso amplo, uma intranet tem seu acesso restrito ao público de determinada organização, mas, não há impeditivo algum que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet.

    Portanto a questão está errada.

  • Gabarito ERRADO!

     

    FUNDAMENTAÇÃO:

    O erro da questão consiste na impossibilidade de programas de correio de uma intranet não possuir acesso a protocolos de servidores na Internet. Desse modo, não há qualquer restrução que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet. Lembrem-se que a intranet  possue um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico, ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva, enquanto à Internet é pública. 

  • O examinador praticamente disse que não se acessa o e-mail na intranet, de uma internet.

    Errado. Simbora!

  • Intranet não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet. ERRADO 

     O funcionário terá que criar uma VPN para poder acessar via internet a rede corporativa usando seu notebook.

     

     

  • Autor: Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,



    A questão erra ao afirmar que programas de correio de uma intranet não podem acessar protocolos de servidores na Internet. A tecnologia da intranet e internet é a mesma, sua grande diferença é o público alvo, enquanto a internet é de acesso amplo, uma intranet tem seu acesso restrito ao público de determinada organização, mas, não há impeditivo algum que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet.

     



    Portanto a questão está errada.

     

     

     

     

     

    A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA, SERÁ MAIOR QUE DA PRIMEIRA.

  • Tanto a internet quanto a intranet usam TCP/IP. Nada a ver uma não poder usar os protocolos da outra...

  • Top of mind essa: dizer que a intranet não utiliza os mesmos protocolos da internet. 

    ERRADO.

  • Colegas, tomem muito cuidado com alguns comentários, pois o protocolo que interessa na questão são o POP(POP3), IMAP e SMTP "...não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de E-MAIL localizados em servidores na Internet...". Logo, dependendo de uma pequena incrementada na questão, a gente pode cair feito "pato".

  • A questão erra ao afirmar que programas de correio de uma intranet não podem acessar protocolos de servidores na Internet. A tecnologia da intranet e internet é a mesma, sua grande diferença é o público alvo, enquanto a internet é de acesso amplo, uma intranet tem seu acesso restrito ao público de determinada organização, mas, não há impeditivo algum que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet.

  • A  intranet e internet é a mesma, a diferença é o público, internet = todos podem acessar. Intranet = restrito a determinado público. Tanto a internet quanto a intranet usam o mesmo protocolo TCP/IP.

  • Minha contribuição.

    Intranet

    => Rede privada

    => Faz uso da mesma tecnologia da Internet

    => Utiliza a estrutura de protocolos TCP/IP

    => Mesmos serviços da Internet Ex.: E-mail / Redes sociais

    => Acesso restrito a funcionários e colaboradores

    Abraço!!!

  • Intranet utiliza os mesmos protocolos da Internet. Guardem isso pra vida!

  • Resposta: Errada

    A intranet utiliza os mesmos protocolos,serviços e linguagens da internet

  • ERRADO

  • Por questões de segurança, os programas de correio eletrônico em uma intranet não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet.

    INTRANET E INTERNET UTILIZAM OS MESMOS PROTOCOLOS

    gab: e

  • ERRADO! Como é que vai circular uma mensagem se mesma não utiliza um PROTOCOLO?

  • Complementando o comentário do Nishimura: Se a questão dizer que Permite e lá na frente vier uma conjunção adversativa a assertiva estará incorreta.

    Ex: Permite... Mas...

  • Sabendo que os protocolos da Intranet são os mesmos da internet, você já mata a questão.

  • Internet e Intranet utilizam os mesmos protocolos!

    Resposta: Errado

  • Errado. Negação, restrição, menosprezo, suficiente, apenas, somente, necessário, com garantia, são alguns exemplos de indícios de que a questão de Informática do CESPE está errada.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Por questões de segurança, os programas de correio eletrônico em uma intranet não possuem recursos que permitem acessar (possuem) os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet. Se esses programas estiverem instalados no notebook de empregado de uma organização, conectado à Internet, ele não acessará os servidores de e-mail da organização.

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • Galera lembrando que a intranet utiliza dos mesmos protocolos que a internet, matei a questão ai.

  • Por questões de segurança, os programas de correio eletrônico em uma . Se esses programas estiverem instalados no notebook de empregado de uma organização, conectado à Internet, . E

  • A questão erra ao afirmar que programas de correio de uma intranet não podem acessar protocolos de servidores na Internet. A tecnologia da intranet e internet é a mesma, sua grande diferença é o público alvo, enquanto a internet é de acesso amplo, uma intranet tem seu acesso restrito ao público de determinada organização, mas, não há impeditivo algum que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet.

    Portanto a questão está errada.

  •  programas de correio eletrônico em uma intranet não possuem recursos que permitem acessar os protocolos de e-mail localizados em servidores na Internet.

    PARAMOS AI, OPA!!! PODE SIM AMIGOS..

    ERRADO

  • A tecnologia da intranet e internet é a mesma, sua grande diferença é o público alvo, enquanto a internet é de acesso amplo, uma intranet tem seu acesso restrito ao público de determinada organização, mas, não há impeditivo algum que uma intranet utilize protocolos de email localizado em servidores na internet.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Não faz nenhum sentido! Intranets são apenas redes privadas que utilizam exatamente os mesmos recursos e tecnologias da Internet (inclusive correio eletrônico).

    Gabarito: Errado 

  • Quando a diferenciação da internet e da intranet vai além do público e privado, provavelmente o item estará errado!

  • Os mesmos protocolos.

  • Usando a intranet você pode fazer tudo, mas não é qualquer pessoa que tem acesso.


ID
1739662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao programa de navegação Mozilla Firefox, aos programas de correio eletrônico e aos sítios de busca e pesquisa na Internet, julgue o item seguinte.

Devido à grande quantidade de páginas na Internet atualmente, a forma mais eficiente encontrada pelos sítios de busca para disponibilizar, com maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas, é manter um catálogo atualizável de páginas no formato digital em vários servidores robustos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado.
    Acertei por achar o enunciado meio embromação, mas gostaria de ajuda para definir o erro.

  • ???????????????

  • Errado. O enunciado que envolve vários conceitos, geralmente está errado.

    Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável, como sugerido em várias outras questões do CESPE.

  • Formas de melhorar as pesquisas no google:

    Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

    Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: baixaki -download)

    OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

    Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

    Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate).

    Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

    Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.baixaki.com.br).

    Link: procura links externos para o site especificado (ex: link:www.blogaki.com.br).

    Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).

    Filetype: serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul:pdf”).

    Time: pesquisa o horário das principais cidades do mundo (ex: time:new york).

    Weather: pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo).

    Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2).

    Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real).

    Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F).

    Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).

    Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph).

    Avante!

  • "A quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, oAlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, o Google destaca-se por algumas boas razões.

    O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em todos os endereços possíveis em toda a internet. Isso é realmente interessante porque cerca de alguns minutos depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações."


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Search

  • Muita informação e conceitos para pouco enunciado, truncado do gaaarai!!!!


    GAB ERRADO

  • ERRADO

    ...no formato digital em vários servidores robustos.(NÃO EXISTE)

  • so eu li e senti um pouca de estranheza ? 

  • "maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas" seria função da Cache! Que armazena dados no pc e não em servidores robustos, para que uma segunda visualização seja de maneira fácil e rápida, auxiliando os sites de busca! ;)

    AlfartanosForça! ^^

  • O ERRO ENCONTRA-SE EM SERVIDORES ROBUSTOS.

  • Errado


    Devido à grande quantidade de páginas na Internet atualmente, a forma mais eficiente encontrada pelos sítios de busca para disponibilizar, com maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas (ok) é manter um catálogo atualizável de páginas no formato digital em vários servidores robustos. (errado)

  • Errado    Robusto não,  o melhor seria função da Cache. Armazenando os dados no pc, para uma segunda visualização  de maneira fácil e rápida, auxiliando os sites de busca

  • Misericórdia! Que enunciado de questão é essa????


    Crendeuspai!

  • Andre Fabiano

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Dei um grito com esse seu comentário



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • "é manter um catálogo atualizável de páginas no formato digital em vários servidores robustos"


    Sabe aquelas que o examinador viaja tanto que até passa a brisa pra gente?....então!!


  • Analisando a afirmativa:

    A questão afirma que a forma mais eficiente encontrada para disponibilizar pelos sítios de busca, com maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas é a criação de um catalogo atualizável.

    Os sítios de buscas utilizam um software que acessa as páginas disponíveis na internet e as armazena, realizando uma indexação onde as informações são segmentadas por uma série de critérios como palavra-chave, assunto, país, data e idioma tornando as pesquisas mais rápidas.

    Ou seja, o que torna a consulta mais eficiente é a indexação das informações e não a existência de um catálogo atualizável.

    Portanto a afirmação está errada.

    Gabarito: ERRADO

  • Alguns entendem que a questão se refere à exibição dos resultados no computador. Outros, que se trata do armazenamento das páginas para possibilitar que elas sejam encontradas por meio das buscas. Como a questão não define, e menciona servidores, por mim estaria OK. Discordo do gabarito, que pode até ter um motivo real, mas pouco óbvio. Dessas questões do Cespe pra derrubar fraudadores (é o que dizem).

    Eu marcaria X.

  • Discodo da questão pois os serviços de busca fazem cache do conteudo e atualizam sim, a lista de busca, mas o Cespe se achar o saber então pra passar tem que acordar com ele.

    Mas pra me a questão esta certa.

  • "A quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, oAlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, o Google destaca-se por algumas boas razões.

    O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em todos os endereços possíveis em toda a internet. Isso é realmente interessante porque cerca de alguns minutos depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações."

     

    Para melhorar as pesquisas no google:

     

    Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

    Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: baixaki -download)

    OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

    Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

    Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate).

    Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

    Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (download site:www.baixaki.com.br).

    Link: procura links externos para o site especificado (ex: link:www.blogaki.com.br).

    Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).

    Filetype: serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul:pdf”).

    Time: pesquisa o horário das principais cidades do mundo (ex: time:new york).

    Weather: pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo).

    Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2).

    Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real).

    Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F).

    Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).

    Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph).

  • O que torna a consulta mais eficiente é a indexação das informações e não a existência de um catálogo atualizável !!

    Gabrito: ERRADO
     

  • Acertei aqui, mas acho que na prova deixaria uma triteza dessa em branco. Catálogo atualizável? Páginas no formato digital?

  • Errado !! Foi devido à grande quantidade de páginas na Internet que o catálogo atualizável de páginas deixou de ser utilizado, sendo substutuido pelo DNS !!!

  • Só acertei pq nunca ouvi falar disso. Na prova deixaria em branco.

  • Eu pensei assim para chutar: Falou que é a FORMA MAIS EFICIENTE, normalmente esse sites e programas usam várias formas e não apenas uma forma e nunca tem a mais eficiente para informática, depende do uso. 

  • Apesar de ter acertado também deixaria em branco, mas fico na duvida quantas posso deixar em branco numa prova cespe? 

    #concurseiramentalmentepertubada kkkkkk

  • meiry tenho uma tatica para a prova cespe inss  em mente com pelo menos 6 questões que chutaria ou deixaria em branco, naturalmente na pior das hipoteses erraria um total de 12, claro mas vai de cada candidato na hora adotar alguma postura...  até pq as questões que eu chuto nunca acerto vai entender kkkkk

  • O que torna eficiente a disponibilização dos resultados das pesquisas, pelos sites de busca (como por exemplo: o Google) não é o catálogo atualizável, mas sim, a organização das informações.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Para os não assinantes comentário do professor Roberto Gomes do Qc:

     

    Analisando a afirmativa:

    A questão afirma que a forma mais eficiente encontrada para disponibilizar pelos sítios de busca, com maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas é a criação de um catalogo atualizável.

    Os sítios de buscas utilizam um software que acessa as páginas disponíveis na internet e as armazena, realizando uma indexação onde as informações são segmentadas por uma série de critérios como palavra-chave, assunto, país, data e idioma tornando as pesquisas mais rápidas.

    Ou seja, o que torna a consulta mais eficiente é a indexação das informações e não a existência de um catálogo atualizável. (grifo meu)

    Portanto a afirmação está errada.

     

     

  • O que torno mais acessível e disponível para o conjunto de informações disponibilizadas pelos site de busca é o famoso BIG DATA.

  • Pega bizonhos

  • Eu errei, na prova eu deixaria em branco.

  • Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável, como sugerido em várias outras questões do CESPE.

    (Nishimura)

  • "a forma mais eficiente encontrada " como se existisse apenas essa posibilidade.... isso aqui é informatica!!!

  • A melhor forma é manter o "Big Data"

  • Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável.

    Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

    #JMB2018

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Errado. O enunciado que envolve vários conceitos, geralmente está errado.

     

    Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável, como sugerido em várias outras questões do CESPE.

     

     

     

    DEUS NÃO TARDARÁ!

  • Na verdade não há um catálogo, mas sim um algoritmo que vai atualizando conforme o uso. Imagina se o Google fosse um tipo de telelista (kkkkkk quem lembra?), iria se tornar ineficiente na mostra de resultados em pouco tempo.

  • Poxa, fui muito meninão nessa questão :(

  • Os sítios de buscas utilizam um software que acessa as páginas disponíveis na internet e as armazena, realizando uma indexação onde as informações são segmentadas por uma série de critérios como palavra-chave, assunto, país, data e idioma tornando as pesquisas mais rápidas.

    Ou seja, o que torna a consulta mais eficiente é a indexação das informações e não a existência de um catálogo atualizável.

    Portanto a afirmação está errada.

     

    Professor Roberto Gomes

  • O que torna a pesquisa mais eficiente, é a indexação das informaçãos nos sites de busca

  • #INDEXAÇÃO: palavra para memorizar quando o assunto é sites de busca. 

     

    Imagina se, a cada vez que um usuário fizesse uma pesquisa, o Google fosse procurar os dados por toda a internet. O mecanismo de indexação já deixa esse trabalho pronto, com espécies de índices relacionados por palavras, tornando a busca mais rápida.

  • A questão descreve uma função de Cache!!!

  • O comentário da Vanessa Paim não tem a resposta correta e ainda assim é um dor mais votados. Vai entender!

    A função citada na questão é realizada graças à indexação. Não tem nada a ver com cache.

  • A questão tentou confundir o candidato com a definição da função cahe que da "maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas". Porém essa função  armazena dados no pc e não em servidores robustos, para que uma segunda visualização seja de maneira fácil e rápida, auxiliando os sites de busca! 

  • Vejo que cada um acertou por um motivo diferente...

  • Os sítios de busca utilizam programas automatizados denominados spiders ou crawlers, que percorrem a web, seguindo de link em link para gerar uma página de índice que inclui os termos buscados, e o mecanismo de busca consulta este índice quando as buscas são efetuadas. O Google, por exemplo, procura termos de busca em todas as páginas, analisando não só o título de cada página, como também cabeçalhos e textos ao longo da página. 

     

    Assim sendo, estes algoritmos não utilizam catálogos atualizáveis, mas geram índices para obter os resultados das buscas e, por isto, O ITEM ESTÁ ERRADO.

    PROF° Mauricio Bueno

  • A indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Para cada item, associa-se vários tags (palavras representativas) ou particularidades que permitam ao arquivo de ser identificado entre um grande número de itens. GAB. ERRADO

  • Não sabia a resposta.

    Mas, desconfiei dos termos " robusto " e " mais eficiente" ....

    Informática muda e se desenvolve rapidamente, com várias alternativas. Complicado falar em algo " mais eficiente"

    com maior facilidade e rapidez, esbarra no termo " robusto " .

  • Como funciona uma busca ?

    1) RASTREAMENTO - programa que permite a navegação autônoma pela Internet, localizando e varrendo os documentos em busca de palavras-chaves para compor a base de dados da pesquisa.

    2) INDEXAÇÃO - depois que uma página é descoberta, o Google tenta identificar o conteúdo dela (Índice do Google).

    3) VEICULAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO - encontra a resposta mais relevante no próprio Índice com base em vários fatores (ex: idioma, local)

    Bons estudos :)

  • Esse professor de informática do Qconcursos é muito ruim! Última vez que pago essa porcaria de site de questões.

  • n\ao entendi a questão ainda

  • Deixaria em Branco !!!

  • GAB ERRADO

    Questão coringa....

  • Os buscadores não armazenam um catálogo digital de páginas, na verdade eles apenas armazenam um índice para essas páginas. É preciso entender isso muito bem! O Google não armazena a página do Estratégia Concursos – ele armazena apenas um índice para obter resultados de buscas para essa página.

    FONTE: Profs Diego Carvalho e Renato da Costa, Estratégia Concursos

  • Minha contribuição.

    Cache => Armazena dados no PC, para que uma segunda visualização seja realizada de maneira mais fácil e rápida, auxiliando os sites de busca.

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • GABARITO: ERRADO

    Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável, como sugerido em várias outras questões do CESPE.

    fonte: professor do QC.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    insta:@bizú.concurseiro

  • Depois que uma página é descoberta, o Google tenta identificar o conteúdo dela. Esse processo é chamado de indexação. O Google analisa o conteúdo da página, cataloga arquivos de imagens e vídeos incorporados e tenta identificar sobre o que ela trata. Essa informação fica registrada no índice do Google, um grande banco de dados armazenado em uma quantidade enorme de computadores.

  • indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. E serve tambem para facilitar as pesquisas em sitios de internet.....

    #Rumoasegurancapublica

  • Gabarito: Errado

    O que tornaria a busca mais eficiente:

    Indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Para cada item, associa-se vários tags ou particularidades que permitam ao arquivo de ser identificado entre um grande número de itens.

    Cache é uma camada de armazenamento de dados, geralmente temporários, para que quando este dado for solicitado novamente, ele tenha um tempo de resposta muito melhor.

  • ERRADO

  • MECANISMOS DE BUSCA:

    Robot – Trata-se de um programa que percorre a rede em busca de conexões.

    Indexador – Máquina ou conjunto de máquinas, existentes na central, encarregadas de processar os dados recolhidos pelos robots.

    Banco de Dados – Os dados organizados pelo indexador são armazenados em um local chamado banco de dados. Esse banco de dados obedece a certos comandos para emitir dados ou informações.

    Programa de Busca – Programa que permite ao(à) usuário(a) acessar o banco de dados e extrair dele o que precisa.

    Crawler, também conhecido como Spider ou Bot, é um robô usado pelos buscadores para encontrar e indexar páginas de um site. Ele captura informações das páginas e cadastra os links encontrados, possibilitando encontrar outras páginas e mantendo sua base de dados atualizada.

     

    Cache é uma camada de armazenamento de dados, geralmente temporários, para que quando este dado for solicitado novamente, ele tenha um tempo de resposta muito melhor.

     

    OS MAIS EFECIENTES SÃO O CACHE E O INDEXADOR.

    GAB ERRADO

  • Uma das formas mais eficientes de encontrar sites em motores de busca, por exemplo o google, seria utilizar a Opção "ESTOU COM SORTE", que o conduziria até a primeira opção a ser processada.

  • Gabarito (E)

    [MOTORES DE BUSCA]

    Os motores de busca funcionam, basicamente, em três etapas:

    1} CRAWLING: Primeiramente, os buscadores rastreiam os conteúdos da web.

    - Eles seguem os caminhos que os links apontam, em busca de novas páginas e atualizações;

    - Quem faz isso são os robôs ou spiders.

    Portanto, nas ferramentas de busca, o crawling é o programa que navega autonomamente pela Internet, localizando e varrendo os documentos em busca de palavras-chaves para compor a base de dados da pesquisa.

    2} INDEXAÇÃO: Na sequência, as páginas rastreadas são indexadas.

    - Ou seja, elas vão para o índice do buscador, que funciona como uma grande biblioteca de conteúdos da web.

    3} RANKEAMENTO: Acontece toda vez que um usuário faz uma pesquisa.

    - A classificação é definida pela melhor correspondência de palavra chave, autoridade do domínio, relevância dos links, conteúdo original e de qualidade, e muitos outros fatores existentes (existem + de 150 fatores)

    ____________

    Bons Estudos.

  • Copiando do Daniel Martins, para lembrar:

    [MOTORES DE BUSCA]

    Os motores de busca funcionam, basicamente, em três etapas:

    1} CRAWLING: Primeiramente, os buscadores rastreiam os conteúdos da web.

    - Eles seguem os caminhos que os links apontam, em busca de novas páginas e atualizações;

    - Quem faz isso são os robôs ou spiders.

    Portanto, nas ferramentas de busca, o crawling é o programa que navega autonomamente pela Internet, localizando e varrendo os documentos em busca de palavras-chaves para compor a base de dados da pesquisa.

    2} INDEXAÇÃO: Na sequência, as páginas rastreadas são indexadas.

    - Ou seja, elas vão para o índice do buscador, que funciona como uma grande biblioteca de conteúdos da web.

    3} RANKEAMENTO: Acontece toda vez que um usuário faz uma pesquisa.

    - A classificação é definida pela melhor correspondência de palavra chave, autoridade do domínio, relevância dos links, conteúdo original e de qualidade, e muitos outros fatores existentes (existem + de 150 fatores)

  • Fonte: Google

    Indexação 

    Depois que uma página é descoberta, o Google tenta identificar o conteúdo dela. Esse processo é chamado de indexação. O Google analisa o conteúdo da página, cataloga arquivos de imagens e vídeos incorporados e tenta identificar sobre o que ela trata. Essa informação fica registrada no índice do Google, um grande banco de dados armazenado em uma quantidade enorme de computadores. 

  • Os sites de pesquisas armazenam cópias das páginas em vários servidores ao redor do mundo, mas não há um catálogo atualizável, como sugerido em várias outras questões do CESPE.

  • Os dados em cache são informações salvas em navegadores de Internet como Chrome, Firefox ou Safari tornando a navegação mais rápida e eficiente, já que recursos como fotos e documentos ficam salvos no computador do usuário. 

  • `´a forma mais eficiente`´ nunca estará certo

  • Devido à grande quantidade de páginas na Internet atualmente, a forma mais eficiente encontrada pelos sítios de busca para disponibilizar, com maior facilidade e rapidez, os resultados das pesquisas, é manter um catálogo atualizável de páginas no formato digital em vários servidores robustos.

    Acredito que não exista uma forma em si, mas um conjunto de regras.

    Ex: A indexação, o cache...

    Gabarito: E

  • A questão se contradiz...

    Gab E

    "O único dia fácil foi ontem".

    #RUMOÀPMAL

  • Seria o indexador?

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Opaaaaa... muito cuidado! Os buscadores não armazenam um catálogo digital de páginas, na verdade eles apenas armazenam um índice para essas páginas. É preciso entender isso muito bem! O Google não armazena a página do Estratégia Concursos – ele armazena apenas um índice para obter resultados de buscas para essa página. Mesmo o cache, é apenas uma “foto” da última versão do site e não é navegável.

    Gabarito: Errado 

  • O comentário mais curtido não expressa com precisão o erro da questão.

    Site de busca não armazena páginas. Se fizesse isso, promovendo um "catálogo atualizável de páginas no formato digital em vários servidores robustos" estaria fazendo algo oposto à eficiência, pois levaria horas para realizar qualquer ínfima busca ao percorrer gazilhões de dados em cada acesso.

    Em vez disso, ele faz a indexação, que é adicionar um índice da página aos seus servidores. De maneira simplificada, como o site de busca fosse um grande sumário de um livro gigantesco (web) e cada página da web fosse um tópico nesse sumário.


ID
1739665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao programa de navegação Mozilla Firefox, aos programas de correio eletrônico e aos sítios de busca e pesquisa na Internet, julgue o item seguinte.

Versões recentes do Mozilla Firefox permitem adicionar tags às páginas dos sítios favoritos, de modo que, com esse recurso, o usuário pode acessar o endereço de determinado sítio digitando apenas a tag, sendo possível também adicionar mais de uma tag para cada página favorita.

Alternativas
Comentários
  • Etiquetas de Favoritos - Categorize-os e torne-os mais fáceis de serem localizados

    Depois de favoritar uma página, você tem a opção de adicionar "tags" ao favorito. A tag é uma indicação que o ajuda a identificar suas páginas favoritadas. Essas tags são utilizadas para auxiliar na categorização dos favoritos, para que então seja mais fácil de localizá-los tanto no menu ou na opção de procura.

    Adicionando uma tag a um novo favorito

    Depois de favoritar uma página, clicar na estrela uma segunda vez irá abrir a opção "Editar esse favorito". Para saber como adicionar novos favoritos, veja Como eu crio favoritos?

    O campo Tags permite listar as tags que você quer associar ao seu novo favorito. Quando utilizar mais de uma tag, adicione uma vírgula para separá-las.

    Por exemplo, digamos que você tenha favoritado a página http://www.amazon.com. Você provavelmente utilizaria as tags compras, livros e presentes para esse favorito.

    https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/Categorize-torne-mais-f%C3%A1ceis-de-serem-localizados

    CERTO 

  • Tag em inglês (a maioria das palavras na linguagem do computador são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar na lida diária, para nos orientar.


    fonte: google
  • Tags, metadados, como são conhecidas, são capazes de armazenar páginas, conteúdos e arquivos diferentes, organizando-os e classificando-os entre si.

  • O tagS é somente para o mozilla ou para os demais navegadores também?

  • Correto. É perfeitamente possível adicionar várias tags. Faça o seguinte: acesse um site e adicione aos favoritos do Firefox. Vá no Exibir seus Favoritos (Ctrl+Shift+B) e em Favoritos Recentes. Localize a página e clique com o botão direito. Peça Propriedades, e pronto. O campo Etiquetas aceita várias tags, separadas por vírgulas.

  • Mozilla Firefox adicionar tags às páginas dos sítios favoritos,  acessar o endereço de determinado sítio digitando apenas a tag,  possível  mais de uma tag para cada página favorita.

  • Correto !

    função dos Favoritos do Firefox

  • A questão parece errada, já que apenas digitando a palavra "tag" o endereço do sitio não é acesssado.

  • Realmente, quando coloca no FAVORITOS tem a opção - Menu favoritos: Favoritos recentes e Tags recentes.


  • correta!!!

    A tag é uma indicação que o ajuda a identificar suas páginas favoritas. Essas tags são ultilizadas para auxiliar na categorização dos favoritos, para que então seja mais fácil de localizá-los tanto no menu ou na opção de procura.

    As novas versões do Mozilla firefox permitem adicionar tags (etiquetas) às páginas dos sítios favoritos, de modo que, com esse recurso, o usuário pode acessar o endereço de determinado sítio digitando apenas a tag. É possível também adicionar mais de uma tag para cada página favorita.

    FONTE: PROF. PATRÍCIA QUINTÃO. PONTOS DOS CONCURSOS.
    FOCOFORÇAFÉ#@
  • Recurso que PARA MIM não serve para nada. Mas existe.

    Questão correta.

  • "tag" só se encontra no Mozilla Firefox? nos outros navegadores não tem essa funcionalidade?

  • Essa foi pesada viu Isaac. Chega desanimei pra estudar ... :( cê é loko tio, manera ai

  • Esse homem (Fernando NishimuradeAragao) e uma bençao.

  • o usuário pode acessar o endereço de determinado sítio digitando apenas a tag  ???

  • Que Deus nos ajude em nossa caminhada!

  • correta  Etiquetas de Favoritos - Categorize-os e torne-os mais fáceis de serem localizados

  • Realmente estou aprendendo informática com o mito " Fernando Nishimura ". Concurso é muito mais do que conhecimento. Tem que ter técnica e conhecer a banca.

     

    Assunto novo - novidade na versão - afirmação - QUESTÃO CORRETA.

  • não entendi para serve essa tag. fiz a tag...mas ñ vi utilidade para ela.

  • Ana Carolina, a ideia é mais ou menos assim: entrei hoje em um site de culinária, favoritei e marquei com a tag "comida". Em seguida entrei no G1 e depois no site da Carta capital, favoritei os dois e marquei ambos com a tag "notícia". Entrei em outro site de culinária, favorite e também marquei com a tag "comida". Quando eu precisar pesquisar no navegador sobre comida eu posso digitar na barra do navegador apenas a palavra comida e ele vai me trazer como primeiro resultado do autocompletar da barra inteligente os dois sites de culinária que eu favoritei e marquei com a tag "comida". O mesmo se eu pesquisar por notícia.

  • Acredito que essa "tag" pode ser entendida como pastas tambem.
  • Carta capital serio mesmo que tu acessa esse site?

  • As novas versões do Mozilla firefox permitem adicionar tags (etiquetas) às páginas dos sítios favoritos, de modo que, com esse recurso, o usuário pode acessar o endereço de determinado sítio digitando apenas a tag. É possível também adicionar mais de uma tag para cada página favorita.

     

    Gab.C 

  • Bem, essa "tag" seria nada mais que a etiqueta dos Favoritos, pois quando adicionarmos uma página nos Favoritos, logo teremos uma opção denominada Tag que consiste em adicionar uma "tecla de atalho" para busca do site, sendo um meio facilitador de acessarmos o site!

  • CORRETA. TAG é um termo em inglês, que significa ETIQUETA. Quando você favorita um site no Mozilla ele te dá a oportunidade de etiquetar aquela página usando palavras chave. Essa mesma palavra pode ser usada para várias páginas, e na mesma página podem ser usadas várias etiquetas (tags). Esse recurso permite que você agrupe páginas por assunto e que as acesse mais rapidamente.

     

    FUNCIONA ASSIM: Você entra num site, através do Mozilla, e clica em cima da estrela para favoritá-lo. Abrirá uma caixa com os seguintes campos editáveis: Nome do site/ Pasta (favoritos)/ Etiquetas (tags). Nesse último, você poderá colocar palavras chave e depois repetir essa mesma palavra em várias outras páginas, se quiser. Exemplo: Entrei em vários sites com informações de cursos que quero fazer e coloquei a tag CURSO em todos. Assim, quando eu entrar no Mozilla novamente e clicar em cima da lista dos favoritos, aparecerão as tags recentes, então, bastará eu procurar pela ETIQUETA (TAG) CURSO e verei todas as páginas que eu salvei.

  • TAG = Etiqueta

  • RESPOSTA C

    TAG = Etiqueta

    1.VÁ PARA UMA PÁGINA MARCADA COMO FAVORITO

    2 CLIQUE NA ESTRELA PARA ABRIR O DIÁLOGO EDITAR ESTE FAVORITO

    3 DIGITE AS ETIQUETAS NO CAMPO ETIQUETAS

    Assim, quando entrar no Mozilla novamente e clicar em cima da lista dos favoritos, aparecerão as tags recentes, então, bastará procurar pela ETIQUETA (TAG) CURSO e verá todas as páginas salvas

    RESUMO DE ALGUNS AMIGOS DO QC

  • CERTO

  • Minha contribuição.

    Navegadores (Resumo)

    -Conceito: Programas que permitem acessar páginas web;

    -Protocolos: HTTP (Porta 80) / HTTPS (Porta 443);

    -Extensão: HTML (Linguagem);

    -Exemplos: Mozilla Firefox / Internet Explorer / Google Chrome / Edge / Safari / Opera;

    -É possível instalar vários navegadores em um sistema operacional;

    -Plugins: São programas, ferramentas ou extensões que se encaixam a outro programa principal, a fim de adicionar mais funções e recursos a ele;

    -Cookies: Pequenos arquivos de texto que armazenam as suas preferências;

    -Feeds: Últimas atualizações;

    -Pop-up: Janelas com anúncios e propagandas; não é vírus, mas pode conter.

    Fonte: Estratégia / QC

    Abraço!!!

  • JOWNLOADS

    Ctrl + J

  • CORRETA. TAG é um termo em inglês, que significa ETIQUETA. Quando você favorita um site no Mozilla ele te dá a oportunidade de etiquetar aquela página usando palavras chave. Essa mesma palavra pode ser usada para várias páginas, e na mesma página podem ser usadas várias etiquetas (tags). Esse recurso permite que você agrupe páginas por assunto e que as acesse mais rapidamente.

  • C

    Depois de favoritar uma página, você tem a opção de adicionar "tags" ao favorito. A tag é uma indicação que o ajuda a identificar suas páginas favoritadas. Essas tags são utilizadas para auxiliar na categorização dos favoritos, para que então seja mais fácil de localizá-los tanto no menu ou na opção de procura.

    Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/Categorize-torne-mais-f%C3%A1ceis-de-serem-localizados

  • C

    Depois de favoritar uma página, você tem a opção de adicionar "tags" ao favorito. A tag é uma indicação que o ajuda a identificar suas páginas favoritadas. Essas tags são utilizadas para auxiliar na categorização dos favoritos, para que então seja mais fácil de localizá-los tanto no menu ou na opção de procura.

    Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/Categorize-torne-mais-f%C3%A1ceis-de-serem-localizados

  • Segue o Link da página do firefox explicando essa ferramenta de forma mais completa.

    ://support.mozilla.org/pt-BR/kb/etiquetas-categorize-favoritos?redirectlocale=en-US&redirectslug=Bookmark+Tags


ID
1739668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de computação na nuvem, de conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e de segurança da informação.

Os procedimentos de segurança da informação de uma organização devem ser executados pelos profissionais da área de TI, uma vez que esses procedimentos são competências e responsabilidades desses profissionais. Contudo, os demais empregados, como, por exemplo, os de serviço de limpeza, também precisam ser conscientizados em relação à segurança da informação.

Alternativas
Comentários
  • O pessoal da limpeza, vai fazer limpeza no disco do computador????

    o CESPE a cada dia está mais ridícula em suas questões, é muita falta de criatividade, só acho, o que peguei de questões cretinas dessa banca só nessa prova...eu fico a me perguntar, porque estou estudando???

  • A questão quis colocar que os conceitos de segurança da informação são importantes para a organização como um todo.

  • Correto. A segurança é tarefa de todos. No caso dos empregados do serviço de limpeza, poderiam ser orientados para desligar um computador ligado na mesa de trabalho, recolher pendrives e HDs externos para dentro das gavetas, etc.

  • Josiany, queria estar no seu nível, de achar as questões ridículas...eu tenho sério problema em interpretar as questões de informática, leio uma coisa e entendo outra completamente diferente, afffffffffffffff

  • Pessoal, vamos pensar como a banca e nos prepararmos melhor. Na maioria das provas da Cespe, não se pode responder as questões usando a lógica racional, ou muitas vezes, o "bom senso"; pois, nesses casos, certamente vamos errar as questões. NA QUESTÃO ACIMA, ANTES DE RESPONDER, PERGUNTE-SE: essa questão tem lógica? NÃÃÃO! A turma do serviço de limpeza trabalha usando computador? NÃÃÃO!  e por que a banca colocou esta questão na minha prova? POR QUE ELA SABE QUE O CANDIDATO COMUM VAI RACIOCINAR DE FORMA LÓGICA, USANDO O SENSO COMUM, PARA RESPONDER A QUESTÃO, ENTENDENDO QUE O PESSOAL DA LIMPEZA SÓ USA VASSOURA, BALDE E MATERIAL DE LIMPEZA NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO. (mas não raciocina que um profissional desses da limpeza pode estar sendo treinado para ser promovido a auxiliar administrativo ou conferente de mercadorias e estoques, etc,por exemplo em que se exigirá os conhecimentos de informática e consequentemente, o da segurança da informação, o qual está recebendo em treinamento)



    Outra coisa: Vc acha que a banca vai entregar uma questão aparentemente fácil, dessa, a você, sem deixá-lo confuso e perturbado? É CLARO QUE NÃO! A BANCA NÃO VAI SE EXPOR AO RIDÍCULO DANDO ESSA QUESTÃO COMO GABARITO ERRADO, PORQUE A TEORIA DO ACHISMO DIZ QUE O PESSOAL DA LIMPEZA NÃO PRECISA CONHECER SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, PARA REALIZAR SUAS TAREFAS BÁSICAS DE LIMPEZA.  Preste atenção!!! Antes, quando eu me deparava com uma questão desta natureza, imediatamente a minha voz interna bradava: "ÔXENTE! QUESTÃO SEM LÓGICA! TÁ ERRADO ESSA PORRA! ONDE JÁ SE VIU ZELADOR FAZER LIMPEZA OPERANDO COMPUTADOR? TEEEEEEMMMMMMM! ERRAVA A QUESTÃO, quando conferia o gabarito!


    O QUE É QUE APRENDI: respondo as perguntas acima e tento me colocar no lugar do examinador ampliando o leque da minha interpretação. No caso em tela, eu pensei: AS PROFISSÕES MAIS SIMPLES,E MENOS ESPECIALIZADAS, JÁ SE EXIGE CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INFORMATICA, DENTRE ELES, A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, E MUITOS QUE TRABALHAM COM SERVIÇO DE LIMPEZA, QUEREM SEGUIR CARREIRA NA EMPRESA, OU FORA DELA, E PARA ONDE FOREM, CERTAMENTE HAVERÁ UM COMPUTADOR OU OUTROS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS OS ESPERANDO PARA POR EM PRÁTICA SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. BINGO! Acertei a questão!Mas isso aqui é só minha opinião, pessoal! Há comentários acima que contribuem para fortalecer nosso entendimento geral. Vamos que vamos!
  • Vale lembrar que alguns documentos confidenciais que são descartados no lixo devem ser triturados, ou seja o pessoal da limpeza deve trabalhar em conjunto com os demais funcionários.

  • Fala sério, essa questão é totalmente indecente. Eles deveriam formular questões que realmente cobrassem o que os candidatos costumam estudar, não uma coisa dessas, propositalmente feita para induzir o candidato a erro.

  • Devemos pensar também que alguém possa deixar o computador ligado enquanto vai almoçar e, neste caso, qualquer pessoa mal intencionada terá acesso livre e irrestrito, principalmente uma pessoa do setor da limpeza que além de "trafegar"  por toda a empresa, acaba conhecendo os maus e bons hábitos dos funcionários que trabalham nas áreas fins. Por tal, a hipótese da questão é correta e super inteligente!

  • AS LIXEIRAS DA EMPRESA.PODEM POSSUIR GRANDES INFORMAÇÕES .

  • Certo

  • Questão tipica de pegadinha, que não tem muito sentido!! E a explicação do professor foi mais tosca, pois dia que o profissional da limpeza deve recolher os pendrives e HDs e guardar... Quem vir uma coisa dessa vai achar que o cara está roubando...

  • Que questão mais escrota. Essas bancas deveriam ter vergonha de colocar algo assim numa prova.

  • Se um profissional de limpeza adentrar em um ambiente que possui cabos ou uma estrutura de servidores em operação que não possui uma segurança física adequada, é importante que eles saibam o que podem e o que não podem tocar. Vai que o indíviduo queira passar paninho em um servidor ou varrendo acabe desconectando um fio, comprometendo toda a disponibilidade da organização. Por isso a questão está correta. Eles não precisam saber sobre toda política de segurança da empresa, mas é importante que todos os funcionários saibam que ela existe e, assim, tomem o mínimo de cuidados.

  • Muita gente errando por preconceito.
  • QUESTAO BOA PARA NAO ERRAR MAIS! PRA CIMA!!!!

  • TODO MUNDO precisa estar informado sobre a segurança da informação, afinal, quase tudo está relacionado com a tecnologia...

  • Bom, eu coloquei certo.

    Vai que o funcionário de limpeza pegue uma esponja com agua e sabão e limpe algum Hd externo que esteja com poeira e acabe queimando tudo. rsrsrs!!!

  • Marquei errado por essa parte: "...uma vez que esses procedimentos são competências e responsabilidades desses profissionais..."

    Segurança física também faz parte da segurança da informação. Profissionais de TI são responsáveis pela segurança física? Não seria melhor seguranças treinados?

    Nessa a banca avacalhou.

  • CORRETO TODOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DEVEM ESTAR CIENTES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO...
  • Segurança da informação digital é responsabilidade da TI. Segurança da informação é mais genérico. Achei errada.

    • Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova:
    • Acerca dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, dos procedimentos e dos aplicativos para segurança da informação, julgue o item subsequente.
    • Treinamento e conscientização dos empregados a respeito de segurança da informação são mecanismos preventivos de segurança que podem ser instituídos nas organizações, uma vez que as pessoas são consideradas o elo mais fraco da cadeia de segurança.

    • Errado

  • É válido lembrar que a segurança da informação não acontece apenas de forma lógica, instalando antivírus e com o uso de senhas, mas também ocorre pelo meio físico.

    Agora imaginem a seguinte situação o faxineiro chega antes de todos na empresa, ninguém o avisou sobre a questão da importância da segurança dos dados da empresa, ele vê uma pessoa estranha na empresa não terá nenhum reflexo talvez de avisar os seguranças ou algo do tipo...

    Penso nesse sentido, acho sim importante que todos saibam sobre a segurança da informação, até porque hoje em dia adota-se a teoria dos sistemas abertos, todos os setores são interligados e são peças essenciais, não significa necessariamente que o pessoal de serviços gerais tem que saber fazer um backup ou algo do tipo, a segurança da informação é muito ampla.


ID
1739671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de computação na nuvem, de conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e de segurança da informação.

O principal recurso utilizado pelo ataque smurf é o comando SCP, por meio do qual se enviam vários pacotes simultâneos a um único computador, tornando-o inoperante.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Smurf


    O ataque smurf é o mais conhecido ataque que se beneficia do sistema de endereços broadcast de uma rede, e é um ataque baseado em negação de serviço, ou seja, também é um Denial of Service. O seu funcionamento é simples, porém, o resultado de um ataque smurf pode ser bem impressionante.


    Fonte: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1212

  • ERRADO - O Smurf é outro tipo de ataque de negação de serviço. O agressor envia uma rápida seqüência de solicitações de Ping(um teste para verificar se um servidor da Internet está acessível) para um endereço de broadcast. Usando spoofing, o cracker faz com que o servidor de broadcast encaminhe as respostas não para o seu endereço, mas para o da vítima. Assim, o computador-alvo é inundado pelo Ping.

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-para-concursos/393-seguranca-da-informacao#.VlYaDXarTIU

  • Quem chutou dá um joinha =) Não vá mentir. Gê Zuis tá veno!

  • smufs = DDoS

  • Smurf é um tipo de ataque de negação de serviço (DDoS). 

    SCP é um comando de cópia de arquivos segura baseado no SSH.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Secure_copy

  • Ataque de DoS Smurf

    Ping é uma ferramenta de software disponível na maioria dos sistemas operacionais e normalmente usada para verificar se um computador específico está acessível. Quando a ferramenta de ping é executada, um pacote de solicitação de eco do ICMP é enviado ao computador de destino. Se o computador de destino receber o pacote do TCP, ele responderá para confirmar a solicitação de ping. No caso de um ataque de negação de serviços Smurf, o endereço IP de retorno do pacote do ping é forjado com o IP do computador de destino. O ping é emitido ao endereço IP de broadcast. Esta técnica faz com que cada computador responda aos falsos pacotes de ping e envie uma resposta ao computador de destino, inundando-o. Esta técnica é chamada de ataque Smurf porque a ferramenta de DoS que é usada para executar o ataque chama-se Smurf. Uma maneira de reduzir o risco deste ataque é desativar o broadcast dirigido a IP, que normalmente não é usado nem necessário. Alguns sistemas operacionais são configurados para impedir que o computador responda aos pacotes de ICMP.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

     

    O ataque smurf é o mais conhecido ataque que se beneficia do sistema de endereços broadcast de uma rede, e é um ataque baseado em negação de serviço, ou seja, também é um Denial of Service. O seu funcionamento é simples, porém, o resultado de um ataque smurf pode ser bem impressionante.

    Esse tipo de ataque não tem intenção de parar um computador, mas sim uma rede inteira. É realizado enviando contínuas stream (cadeias) de pacote ICMP modificadas para a rede alvo. Tudo funciona da seguinte forma:

    1. Um usuário malicioso cria uma lista de endereços broadcast de rede.

    2. Ele envia pacotes "spoofados" com o IP da vítima para cada um desses endereços.

    3. As máquinas das redes que receberam os pacotes respondem, mandando mais pacotes para a vítima, e não para o computador do agressor.

    Dependendo da quantidade de endereços utilizados e da quantidade de máquinas dentro das redes, o ataque pode ser realmente devastador.

    Logo após a liberação do código do smurf, começaram a surgir variações, tais como o papasmurf, fraggle e o smurf4. O fraggle é um smurf baseado em UDP.

    COMENTARIO DA QUESTÃO NO VÍDEO AOS 28 MINUTOS NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=zIQDZdeEtyA

  • Smurfs não são aqueles carinhas azuis? (...)

    Ah, deixa pra lá...

  • smurf é um exemplo de vírus de macro que, por meio de ping, envia mensagens de broadcast para todas as máquinas de uma rede, sobrecarregando ou indisponibilizando os serviços.

  • EXCELENTE EXPLICAÇÃO!

    COMENTARIO DA QUESTÃO NO VÍDEO AOS 28 MINUTOS NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=zIQDZdeEtyA

     

    CONTRIBUIÇÃO DA COLEGA GRACE KELLY.

     

  • GABARITO: ERRADO

    O principal recurso utilizado pelo ataque smurf é o comando PING, por meio do qual se enviam vários pacotes simultâneos a um único computador, tornando-o inoperante.

  • O Smurf é um tipo de ataque de negação de serviços, em que o atacante utiliza o comando PING e não o comando SCP.

  • Da uma raiva responder essas questões de nível médio específica...Poderia ter o filtro com o ( - ) retirar área específica.

  • É tipo Dos, usa o comando PING (protocolo ICMP), envia vários pacotes a um endereço de broadcast, tendo antes do envio alterado o endereço de origem do pacote (IP Spoofing)

  • GABARITO: ERRADO.

  • Nada melhor que isso:

    https://i.ebayimg.com/images/g/oQYAAOxy1JBSN5Kz/s-l300.jpg

    para acertar essa questão.

    ...

    Entendedores entenderão.

  • Ataque Smurf é um tipo de DDoS (ataque de negação de serviço distribuido) que explora vulnerabilidades nos protocolos IP e ICMP

    Gab: E

  • QUE ISSO, ACHEI ERA MEU COMENTÁRIO. WTF

  • Smurf -> DDoS -> ICMP -> Eco Reply

    Fraggle -> DDoS -> UDP

    Um ataque Smurf segue estas etapas:

    • Primeiro, o malware cria um pacote de rede anexado a um endereço IP falso, uma técnica conhecida como "spoofing", ou falsificação.
    • Dentro do pacote, há uma mensagem de ping por ICMP solicitando que os nós de rede que receberem o pacote enviem uma resposta de volta
    • Essas respostas, ou "ecos", são retornadas a endereços IP da rede, entrando em um loop infinito.

    https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-a-smurf-attack

  • kkkkkkkkk estão liberando mt suco gamy p esses infernos de examinadores... só acho

  • kkkkkkkkk estão liberando mt suco gamy p esses infernos de examinadores... só acho

  • kkkkkkkkk estão liberando mt suco gamy p esses infernos de examinadores... só acho

  • O Ataque Smurf é caracterizado pela enorme quantidade de pacotes PING [ICMP Echo Request], mas com o Endereço de IP de Retorno do Pacote PING Forjado - utiliza-se o IP do computador da vítima. Assim, a máquina da vítima receberá uma enorme quantidade de ICMP Echo Replay, tornando a máquina inoperante devido à quantidade de de reuqisições Echo Request.

  • smurf não é aquele cara elo mais alto em conta lvl 20

  • Smurf

    • Combinação de DDoS com IP Spoofing
    • Atacante envia em uma rede uma série de pacotes ICMP Ping em broadcast (para todos da rede), com endereço IP de origem da estação da vítima
    • Todos da rede receberão esses pacotes e , naturalmente, irão responder com um pacote ICMP echo reply endereçado para a vítima, assim sobrecarregando a vítima e interrompendo sua conexão.
  • Gabarito:ERRADO!

    O comando usado no ataque SMURF é o PING!

    O SMURF é um tipo de ataque de negação de serviço em que o atacante envia uma sequência de pacotes ICMP através do comando PING para um endereço de broadcast (para todos os computadores da rede). 


ID
1739674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de computação na nuvem, de conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e de segurança da informação.

As tecnologias envolvidas na computação na nuvem não estão totalmente consolidadas, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos.

Alternativas
Comentários
  • Onde há um autor que diz que a nuvem NÃO está consolidada se utilizamos a nuvem para diversas atividades que vão de usuário comum a grandes corporações?
  • Renato eu não sou especialista em tecnologia. Mas sei que todas elas estão em constante transformação. Nenhuma delas chegou em sua versão definitiva. Estão em evolução constante. Acho que foi isso que a questão quis afirmar. Acredito que as nuvens têm muito a evoluir quanto a segurança da informação. Recentemente várias pessoas tiveram suas informações (que  estavam em nuvem) roubadas.

  • Essa regra vale para tudo na vida! Nós estamos em constantes transformações ao longo dos anos.

    Avante guerreiros!

  • GAB. C

    Em informática nunca haverá consolidação de uma tecnologia, no sentido de estagnação, pois todo dia há novas invenções, o de hoje amanhã já estará velho porque amanhã apareceu algo novo.

  • Nada em informática é para sempre, assim como na vida, questão nível juninho

  • Questão capciosa mesmo... Errei por pensar como o Renato (pra mim estava errado dizer que o serviço de nuvens não está consolidado: pois ele é completamente funcional e bem estabelecido...). 

    Mas o gabarito da banca é CERTO e não adianta discutir. 

  • Pessima essa questão. Se não está consolidada qual a segurança de se utiliza-la em uma empresa???

  • Pessoal, lembrem-se do seguinte: tecnologia muda da noite para o dia. Pense assim e acerte esta questão, o fato de ser funcional, "seguro" não impede total consolidação,  sendo até mesmo previsto outros mecanismos, e atualizações tecnológicas.


    O seu computador hoje, lançado há 15 dias, só peças de lançamento, está consolidado ao seu uso? SIM, porém,  amanhã a intel lançará outro processador, eai o seu deixará de lhe atender? NÃO!

    GAB CERTO

  • Correto. Toda tecnologia nunca estará no chamado ‘estado da arte’. Sempre haverá algo para melhorar, como velocidade e economia de energia.

  • GABARITO > CORRETO!



    Renato Pereira e Michell Capua, cuidado!



    O que explica o conceito de "consolidadas" é a segunda parte da questão: "sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos."


    desta forma, pode-se inferir que não há consolidação no serviço de "nuvens" ou qualquer outro na seara da informática, justamente por estarem em constantes transformações, neste caso, se estivesse consolidado não haveria necessidade de mudanças, aprimoramentos, correções...etc

  • As tecnologias relacionadas a internet sempre irão estar em constante mudanças...e transformações, para que possam sempre evoluir.

  • Questão grátis. Pessoal que errou teve um pequeno desvio de interpretação na leitura no momento de responder. O que a questão queria saber era que não existe ainda uma consolidação tecnológica com relação a computação na nuvem, ela ainda está em evolução. Mas é assim mesmo: "estudo pra frente, que atrás vem gente". Bons estudos!

  • tudo relativo a sistemas computacionais e internet estão em constante evolução.


  • Como qualquer outra tecnologia, a computação nas nuvens, vive em constantes transformações, pois as necessidades das empresas e das pessoas estão sempre em constante atividade. 

  • De graça. Rss! Nada esta consolidado mesmo. 

  • Tudo é passível de transformação.

  • Utilizei-me do mesmo raciocínio da colega Ivone.

  • Certo


    Como diria Wesley Safadão: que na vida nem tudo é para sempre.

  • Melhor doutrina nao há kkk 

  • consolidado só as leis trabalhistas

  • POW eu não tenho noção nenhuma de informática e achei essa questão muito fácil.

  • As tecnologias envolvidas na computação na nuvem não estão totalmente consolidadas, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos.

    Tente reescrever a frase da seguinte forma: As tecnologias envolvidas na computação na nuvem estão totalmente consolidadasnão sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos.

    Dessa maneira você consegue responder e perceber que o item da questão está correto!!

  • Quero uma questão dessa na minha prova!!!! Fácil d+,  as transformações na tecnologia são incessantes tudo muda o tempo todo!!!

  • Sempre em busca de melhorar a VELOCIDADE E SEGURANÇA.

    Nunca estão totalmente consolidadas.

  • Lembrando que quando se trata de tecnologia esta, sempre estará em transformação constantemente. 

  • Nada em informática está acabado, foi meu primeiro pensamento. Depois pensei que por ser muito fácil, seria uma pegadinha. Errei a questão. Afss. Buscar a lógica naum resolve em concursos.

  • Não existe nada consolidado quando se trata de tecnologia, pois a mesma sempre sofrerá uma evolução constante.

    Lembro quando adquiri meu primeiro PC. Um Celeron, com Windows Me, 256 Mb de memória e HD de 10 GB. Este PC foi montado e o técnico na época me disse que o HD possuía uma capacidade de armazenamento "tão grande" que iria durar a minha vida toda e mesmo assim ainda não seria preenchido...kkkkkkkkk

     

  • Logo imaginei nas taxas de upload. Elas são tecnologias envolvidas com armazenamento na nuvem e são ridículas.

  • Se fosse segura o bastante, a CocaºCola já tinha colocado sua fórmula.

  • O querido professor Willian Sanches fala que nada e absoluto tudo e relativo. 

    kkkkkk

  • Tem como acelerar os vídeos do QC ?

  • correto.  na tecnologia tudo muda constantemente 

  • Oi Poliana Lopes, não sei se já encontrou o acelerador de video...
    eu uso esse:
    https://chrome.google.com/webstore/detail/video-speed-controller/nffaoalbilbmmfgbnbgppjihopabppdk

  • Ser passível de transformação é uma das principais caracterista da tecnologia

     

  • A tecnologia nao para, questao facil

  • Certo

    A Tecnologia esta em constante mudança.

  • Prezados,

    Realmente, todas as tecnologias envolvidas na computação na nuvem ainda são novas e em constante atualização, sendo passíveis de transformações ao longo dos anos.

    Portanto a questão está correta.

  • Fernando Nishimura é a "LENDA". Comentários sempre concisos e pontuais.

  • Como diz Emmannuelle Rolim, a tecnologia nunca estará estável, constantemente buscará "velocidade e segurança".

  • Em informática nada está totalmente consolidado, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos. Estamos em um mundo onde o tempo todo há mudanças.

  • A computação na nuvem, assim como outras ferramentas tecnológicas, podem obviament,e mudar, ao longo dos tempos como vem acontecendo.

  • Acertei a questão, mas quem é a Cespe pra dizer isso, com aquele site arcaico e retrógado, parece o site do Telecurso 2000 kaakakka

  • Ainda há alguém que discorde de tal afirmação?

  • CERTO. 

     

    Nada na vida está consolidado. Tudo é passível de transformação, imagine então na informática.

  • Como posso conseguir aulas desse professor NISHIMURA ? As pessoas sempre falam dele no comentário mas nunca vi uma aula dele !!
  • Correto.

     

    Toda tecnologia nunca estará no chamado ‘estado da arte’. Sempre haverá algo para melhorar, como velocidade e economia de energia.

    Professor Fernando Nishimura

  • Correto , toda tecnologia tende a inovação sempre!

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

     

    Correto. Toda tecnologia nunca estará no chamado ‘estado da arte’. Sempre haverá algo para melhorar, como velocidade e economia de energia.

     

     

     

     

     

    O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

    SALMOS 27:1

  • Sou da área de TI e tive que acertar essa questão no chute. Lamentável uma questão desse tipo. Muito subjetiva.

  • Novamente, outra questao subjetiva de informatica.

  • Todas as tecnologias estão em contante evoluação.

    Perceba que hoje você compra um televisor daqui a dois anos ele ja esta obsoleto.

    Um telefone celular com três anos que voçe comprou ja tem varios que vao atender melhor suas necessidades.

     

  • Tuda passa, até a uva passa

  • Questao muito aberta e genérica: pode marcar certo sem medo!

  • Consolidar significa, dentre vários sinônimos, tormar estável. Que haverá, sempre, transformações e evoluções todos sabem, mas dizer que Computação na núvem não é algo estável, consolidado já é exagero. Consolidar não é sinônimo de estagnar.

  • Enquanto houver capitalismo haverá progresso, kkkk

  • Muito subjetiva. Pelo sentido colocado pela banca, dificilmente pode se encontrar algo consolidado. Tudo está passível de transformação e aprimoramento.

  • Algo consolidado na informática? Difícil.

  • Essa questão é péssima! Nenhuma tecnologia no mundo é totalmente consolidada, então ela é realmente passível de transformações ao longo dos anos.

  • Gabarito: CERTO

    Internet e tecnologia estão em constante evolução

  • Em se tratando de tecnologia tudo é passível de mudança!!

  • Até eu sou passível de transformações ao longo dos anos, quanto mais a tecnologia

  • Em minha opinião (2020) está consolidada. Porém sempre haverá mudanças possíveis.

  • Questão certa para sempre!

  • Questão correta! Informática sempre tende a se atualizar a realidade existente no mundo, a cada dia temos novas "necessidades" que a tecnologia se adequa pra resolver essas necessidades
  • Bem óbvia, quando se trata de tecnologia nunca estará totalmente consolidada, senão ficará ultrapassada.

  • A informática é uma constante evolução!

  • GAB C

    A TECNOLOGIA É IGUAL AO DIREITO E A CIENCIA SEMPRE MUDAM !

  • lembre-se: A única certeza que temos na vida é a morte!
  • depende do ponto de vista

    se uma empresa como a Google, por exemplo, utiliza serviços críticos ao seu processo na nuvem, podemos dizer que, de certa forma, é algo estável

    há sempre o que melhorar em tudo nesta vida

    pergunta subjetiva e que não deveria estar em uma questão de concurso tão exata e binária

    seria mais para um discussão

    é um dilema

    senhores e senhoras examinadores e examinadoras:

    WATCH OUT!

  • CERTO

  • O mundo está em constante transformação/evolução, principalmente quando se trata de tecnologia.

  • O mundo gira e a informática evolui sempre.

  • Ô redação ruim...

  • SEM DÚVIDAS.

    _______________________________________________________________________

    Ora - se a tecnologia evolui constantemente - não há que se falar em "consolidação" dos serviços de nuvem, uma vez que essa ferramenta está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico.

    Portanto, Gabarito: Certo.

    _________________________________

    “Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior”

    Bons Estudos!

  • Gol mais aberto que esse impossível

    a tecnologia está em constante evolução ...

  • CERTO

  • TUDO PODE MELHORAR, NA INTERNET.

  • Nada na internet está 100% consolidado, tenho 22 anos e o Windows é mais velho que eu e ainda não chegou na sua versão final, está sempre atualizando e corrigindo algum bug ou implementando algo novo, quem dirá o clouding computing que surgiu bem depois.

  • Verdade CESPE, tanto que a cada 10 novas questões, eu conheço conceitos novos.

  • Na minha humilde opinião, nenhuma tecnologia (principalmente na informática) é impassível de aprimoramento

  • Tipo de questão complicadíssima, uma vez que a computação em nuvem já está sim consolidada (inúmeras empresas e usuários particulares utilizam dessas soluções no dia-a-dia), o que não significa que não são passíveis de mudanças.

  • Assertiva C

    As tecnologias envolvidas na computação na nuvem não estão totalmente consolidadas, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos.

    2050 rs

  • e existe alguma coisa que não pode mudar nesse mundo?
  • tudo nessa vida está passível a aprimoramento .

  • tipo de questão que a BANCA pode dar o Gabarito Certo ou Errado (atualemente)

  • Nada é tão bom que não precisa ser melhorado.

  • Toda tecnologia nunca estará no chamado ‘estado da arte’. Sempre haverá algo para melhorar, como velocidade e economia de energia.

  • Constante evolução, sempre tem como melhorar mais

  • Lembrando que essa questão é de 2015...

  • Gabarito: Certo.

    É preciso diferenciar a consolidação do USO e da tecnologia por si só.

    É comum que as pessoas conheçam mais (em função das cobranças das bancas) IaaS, SaaS e PaaS. No entanto, note que hoje nós temos Big Data as a Service, Development as a Service, Testing as a Service, Processos de Negócio como Serviço, dentre inúmeros outros. Tecnologia é algo que continua a se desenvolver, pois as demandas da sociedade estão mudando constantemente. A exemplo, uma das tendências, considerando a atual dinâmica mundial, é que sejam implementados mecanismos de comportamentos corretivos pré-construídos, aumento do uso de contêineres e outras.

    Estima-se que esse ano os gastos com BPaaS (Processos de Negócios como Serviços) aumentem de 44.741 milhões de dólares para 47.521 milhões.

    Fonte do dado acima: https://mundomaistech.com.br/cloud/quais-serao-as-tendencias-de-nuvem-publica-em-2021/

    Bons estudos!

  • Qualquer tipo de produto que não esteja em constante melhoria, está fadado ao fracasso.

  • Lembrei do Google Stadia. Se a grande Google não fez ele funcionar direito, é porque tem muito o que melhorar ainda.

  • Venho do futuro ano de 2021 e posso garantir: a computação em nuvem está consolidada.

  • dei mole, não olhei a data da questão....

  • Todo tipo de tecnologia será modificada ao longo do tempo

  • Consolidado: O uso! Dá pra engolir se disser que o uso está consolidado, já é uma tecnologia comum atualmente.

    Não consolidado: A tecnologia não está, e nunca estará consolidada, sempre existirá a versão mais recente, mas nunca estará consolidada.

  • No mundo da tecnologia, tudo está em constante evolução.

  • Como o Filósofo Heráclito fala, tudo está em desenvolvimento; o homem é mutável. Ninguém toma banho no mesmo rio, pois ele muda. kkkkkkkk

  • correto Jordam Belfort. As tecnogias nunca mais vai estagnar hoje ja temos um dinheiro que so existe virtualmente e não são de bancos e nem de governos são as criptos moedas. Questão boa essa. Raciocinio Lógico.
  • Daqui a 100 anos, essa questão ainda continuará sendo verdadeira

  • E nunca estará consolidada! Hahaha.

  • Questão polémica, pois o fato de algo está consolidado, não tirar a necessidade de aperfeiçoamento

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Essa questão é péssima! Nenhuma tecnologia no mundo é totalmente consolidada, então ela é realmente passível de transformações ao longo dos anos.

    Gabarito: Correto 

    • SERVIÇOS MENSURADOS:
    • ANALISAR OS SERVIÇOS
    • MELHORAR QUALIDADE

  • Tecnologia = constante evolução

  • Ao meu ver a tecnologia jamais entrará em enfeito platô


ID
1739677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de computação na nuvem, de conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e de segurança da informação.

Para que um arquivo seja executado por usuário no ambiente Linux, é suficiente acrescentar a extensão sh ao arquivo para torná-lo executável.

Alternativas
Comentários
  • A extensão no linux é uma forma de identificar, para executar tem-se que dar permissão de execução ao arquivo.

    Acréscimo: só inserir sh no final do arquivo não é suficiente para executar.

    É necessário entrar com o comando: ./arquivo.sh

    Conforme muito bem citou a Srta. Crislene.

  • No Linux as extensões não são tão importantes quanto no Windows. o que realmente dirá se o arquivo é executável será o tipo de arquivo e não a sua extensão. 

  • Ok Fernando, muito bom esse seu macete para as provas Cespe, mas abusando um pouco da sua capacidade, explique pra nós como se dá a execução dos arquivos no linux.

  • .bat

    .batch

    .exe

    Algumas extensões executáveis, nada a ver com sh inserível.

    GAB ERRADO

  • No Linux o arquivo precisa ter permissão de execução, alterável pelo comando CHMOD.

    E não precisa ter extensão específica como o Windows. Ao executar um arquivo no Linux, ele lê o conteúdo, identifica que é um executável, e põe ele para rodar.

  • Fernando, você faz "a diferença" com suas respostas de grande colaboração para o nosso entendimento. Informática do Cespe é mesmo confusa para nós, pobres mortais. rsrsrs

  • Assertiva ERRADA. 


    No linux, para o arquivo ser executado, ele precisa:
    - possuir permissões de execução.
    - informar qual o programa que vai executar os comandos (normalmente a primeira linha de comando do arquivo informa isso, ou então o arquivo e o programa que vai executar suas instruções são chamados ao mesmo tempo).

    * não é necessário possuir uma extensão específica. 
  • BINladen...entendedores 

  • chmod +x arquivo.sh

    esse comando irá da permissão pra executar o arquivo.

    e depois 

    ./arquivo.sh

  • "é suficiente", " é necessário",...DESCONFIE !!!!!!!!!!!!

  • Quando o Cespe diz que é SUFICIENTE, ele quer saber se apenas a iformação citada na questão pode executar a ação. Se precisar de mais algum passo, alguma outra informação, não é SUFICIENTE. Se for suficiente, logicamente não precisa de mais nada.

  • errado: 

    e depois 

    ./arquivo.sh

  • Seria plausível colocar a definição e função do''sh''. Seria a abreviação de shutdown? Grato.

  • Galera...se liguem numa coisa prática: FALOU EM PREMISSÕES, LEMBREM-SE DAS LETRAS " R-W-X "... E OS VALORES ATRIBUÍDOS A ELAS, RESPECTIVAMENTE : 4-2-1.....

  • Hudson: 
    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-ao-uso-de-Shell-Script?pagina=2

  • Para Linux nao importa a extensao do arquivo, o que importa é o cabeçalho do arquivo, os metadados.

    Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.
     
    Como exemplo, o conteúdo abaixo do arquivo "limpatmp.sh" nao seria exexutado se nao tivesse o metadado #!/bin/bash no cabeçalho (inicio do arquivo).
    --------------------------------------------
    #!/bin/bash

    cd /tmp
    find . -type f -mtime +30 -delete
    -------------------------------------------

    Isso sem entrar nas questões de permissoes dos arquivos, comentados por outros colegas, mas acho que o cerne da questão é o que falei acima.

  • Acertei a questão pelo Princípio de Nishimura.

  • Técnica Nishimura dando certo outra vez

  • ACERTEI PELO MÉTODO NISHIMURA!

     

  • Esse metódo Nija Nishimura é muito BOM!!! Agora tomara que a Cespe não se ligue e mude sua metodologia :DDD

     

  • Qual o método Nishimura?
  • Gabarito : ERRADO.

     

    No Linux para um arquivo ser executada ele não precisa ter extensão.

     

    Bons Estudos !!!

  • ERRADO

     

    Um arquivo executável é identificado por um * no nome do arquivo.

  • ESSE PROF AÍ E BOM VIU

  • Errado

    Para que um arquivo seja executado por usuário no ambiente Linux, é suficiente acrescentar a extensão sh ao arquivo para torná-lo executável.

    O linux NÂO  precisa de extensão para que seja executado.. 

    com esse conceito básico de linux vc já conseguiria responder a questão, mesmo sem saber o que é sh (Shell script).

  • ACREDITO QUE NAO PRECISA FICAR REPETINDO AS PERGUNTAS NOS COMENTÁRIOS!!!

  • Quee mané método Nishimura, nishicauwa.. sei lá o que.. Aváa.. até parece que esse método funciona, isso é pra quem quer ter uma desculpa pra não estudar! Mas a galera fica de mimimi comentando besteiras de métodos nishimura e tal, ao inves de tentar entender o que realmente o examinador quis ao colcoar uma questão dessas.. ou até mesmo um comentário útil explicando melhor a questão.

     

    Vou repetir um comentário útil que encontrei aqui pra realmente ser útil pra mais alguem que queira vir aqui nos comentários e REALMENTE aprender! Pq muitos venham aqui nos comentários, se deparam com um monte de besteiras e saem sem saber a materia.. #ficaDica

     

    Comentário do Thiago Vitorino:

     

    Para Linux nao importa a extensao do arquivo, o que importa é o cabeçalho do arquivo, os metadados.

    Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.
     
    Como exemplo, o conteúdo abaixo do arquivo "limpatmp.sh" nao seria exexutado se nao tivesse o metadado #!/bin/bash no cabeçalho (inicio do arquivo).
    --------------------------------------------
    #!/bin/bash

    cd /tmp
    find . -type f -mtime +30 -delete
    -------------------------------------------

  • Nishimura, SIM!

    É um método pra quem estuda, não é uma mágica, pra quem não estuda não vai funcionar corretamente.

    Pra mim funciona e sou grata pelas contribuições do professor Fernando Nishimura.

     

  • Pedro Europeu-PCDF,

    calma bicha!

  • O linux não precisa de extensão para poder executar um arquivo, pois as extensões no linux são usadas apenas no intuito de mostrar qual arquivo você esta utilizando ou irá utilizar.

     

    Autor: Frank Mattos , Professor de Informática da ESAF

  • No linux não necessita de nenhum tipo de extensão para ser executável, pois qualquer arquivo pode ser executado. Sendo obvio, que, se não for um programa ou script, não será executado. 

    Script - conjunto de instruções para que uma função seja executada em determinado aplicativo

  • Para Linux nao importa a extensao do arquivo, o que importa é o cabeçalho do arquivo, os metadados.

    Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos utilizado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux.

  • É cespe. Se você vier com essas frases na informática: é necessário, é suficiente, é imprescindível, é prescindível, é corolário, é determinante..... hahaha. . pelo menos uma vou acertar. rss

  • Questão: Errada

    O Linux não precisa de extensão.

    Deus no comando!!!

  • O Linux dispensa a extensão.

  • linux não precisa identificar a extensão.

  • Errado.

    No Linux é possível ser usado tanto duas extensões para nomear arquivos (ex.: contrato.tar.gz) ou nenhuma extensão, pois o arquivo é reconhecido pelo seu conteúdo

  • Um shell script é um arquivo texto que contém comandos do shell. Ao digitar o nome deste arquivo no prompt do sistema operacional, os comandos contidos no arquivo serão executados na ordem na qual foram inseridos no arquivo. Este tipo de arquivo é criado quando o usuário costuma repetir a mesma sequência de comandos várias vezes: com o arquivo contendo os comandos que são executados, basta executar o arquivo, e seus comandos são executados na sequência.

    Um arquivo SH é "auto-extraível", ou seja, ele contém arquivos selecionados e um shell script juntamente com instruções sobre como extrair seu conteúdo. Arquivos deste tipo são normalmente utilizados para os scripts que são executados no prompt de comando do Linux. Como o shell contém uma quantidade grande e variada de comandos disponíveis para o usuário, é possível executar diversas tarefas ou automatiza-las para serem executadas (interpretadas) pelo sistema, como backup, sincronização com servidores de arquivos, controle de discos, usuários, serviços e acesso remoto, e outras.

    O que torna um arquivo executável para o Linux são o seu conteúdo e a permissão de execução, e não sua extensão. O simples fato de acrescentar a extensão sh a um arquivo não será suficiente para torná-lo executável, já que o Linux pode executar arquivos com praticamente quaisquer extensões, bastando que o usuário tenha a permissão de execução para o arquivo, independentemente de sua extensão.

  • ERRADO

  • Errado, no linux não é necessário extensão, diferente do windows.

  • Quee mané método Nishimura, nishicauwa.. sei lá o que.. Aváa.. até parece que esse método funciona, isso é pra quem quer ter uma desculpa pra não estudar! Mas a galera fica de mimimi comentando besteiras de métodos nishimura e tal, ao inves de tentar entender o que realmente o examinador quis ao colcoar uma questão dessas.. ou até mesmo um comentário útil explicando melhor a questão.

    @alovoce

    e isso mesmo .

     

  • Linux: sem frescura. Não precisa de nome ou extensão.

    Windows: fresco. Precisa de nome e extensão.

    Item: Errado.

    Bons estudos.

  • Para não errar mais:

    Linux: sem frescura. Não precisa de nome ou extensão.

    Windows: fresco. Precisa de nome e extensão.

    Fonte: Rafael Barcellos

  • A extensão não irá interferir, visto que é necessário que tenha permissão para que seja executado. ( permissões que podem ser de leitura, escrita e execução, respectivamente indicados pelas letras R, W e X).

  • ATENÇÃO!  Suficiente, apenas, somente, necessário, com garantia na maioria das vezes esta ERRADA!

  • GABARITO ERRADO

    Diferentemente do Windows, o Linux o define se o arquivo é executável ou não através do seu conteúdo. Desse modo, ele dispensa extensão.

    Windows -> precisa de extensão

    Linux -> não precisa

  • A afirmativa é bem vaga; tanto no Windows, quanto no Linux, arquivos são criados através de aplicativos, como editores de texto, de planilhas eletrônicas ou de apresentações.

    Na maioria dos casos, não é necessário - ou seja, não é obrigatório - informar o nome do arquivo, e ainda menos a sua extensão, que normalmente, é criada automaticamente no momento da gravação do arquivo. No caso do Word, por exemplo, ao salvar um arquivo, caso o usuário não digite nenhum nome no campo específico para este fim, o Word sugerirá um nome com os primeiros caracteres digitados no documento.

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.

  • GAB: ERRADO

    Pegadinha do português da CESPE: Descobrindo agr q suficiente é sinônimo de obrigatório!

    O sistema Linux não necessita obrigatoriamente de determinar a extensão dos seus arquivos, já que os identifica pelo conteúdo, porém não é errado e possível acrescentar a extensão na nomeação do arquivo.

    OBS: Para alterar a extensão de um arquivo no Linux vc precisa usar o comando "mv":

    mv arq1.txt arq1.doc

    Alterei o arquivo (arq1) de "txt" para "doc"

  • GAB - E

    O que torna um arquivo executável para o Linux são o seu conteúdo e a permissão de execução, e não sua extensão. O simples fato de acrescentar a extensão sh a um arquivo não será suficiente para torná-lo executável, já que o Linux pode executar arquivos com praticamente quaisquer extensões, bastando que o usuário tenha a permissão de execução para o arquivo, independente de sua extensão.

    estrategia

  • No Linux tu nem precisa colocar extensão no arquivo. O sistema consegue identificar qual tipo de arquivo é, e executá-lo com o programa adequado.

  • Cara. To seguindo essa ideia do Nishimura, e nessa questão eu nem esperei pra ler tudo. Eu parei no "é suficiente" e já rolei pra baixo e marquei errado.

    Não posso ser assim, pois uma hora eu vou cair. Mas, é interessante. Rsrsrs.

  • ERRADO.

    A extensão não é importante no LINUX, o que vale é o conteúdo e as permissões do programa.

  • Windows é exigente com suas extensões, diferente do Linux que aceita quase tudo. O que dirá se o arquivo é executável será o tipo de arquivo e não a sua extensão.

  • Faz-se necessário adicionar permissão de execução no arquivo para ser executado.

  •     Observação muito importante:

    Windows = Tem que ter 1 extensão (pelo menos) se não o arquivo fica invalidado.

    Linux = arquivo pode ter duas extensões ou nenhum.

    No linux = extensão é desnecessária pois o arquivo é conhecido pelo seu conteúdo e não pela extensão

  •   Observação muito importante:

    Windows = Tem que ter 1 extensão (pelo menos) se não o arquivo fica invalidado.

    Linux = arquivo pode ter duas extensões ou nenhum.

    No linux = extensão é desnecessária pois o arquivo é conhecido pelo seu conteúdo e não pela extensão

  • LINUX É RAIZZ MEU PARCEIRO!!!!

  • Observação muito importante:

    Windows = Tem que ter 1 extensão (pelo menos) se não o arquivo fica invalidado.

    Linux = arquivo pode ter duas extensões ou nenhum.

    No linux = extensão é desnecessária pois o arquivo é conhecido pelo seu conteúdo e não pela extensão

  • parei no É Suficiente..

  • É O SEGUINTE

    Windows é OBRIGATÓRIA a inserção da Extensão 

     

    LINUX é FACULTATIVA a inserção da Extensão 

    ERRADO

  • ERRADO

    O que torna um arquivo executável para o Linux são o seu conteúdo e a permissão de execução, e não sua extensão. O simples fato de acrescentar a extensão sh a um arquivo não será suficiente para torná-lo executável, já que o Linux pode executar arquivos com praticamente quaisquer extensões, bastando que o usuário tenha a permissão de execução para o arquivo, independente de sua extensão.

    *Um arquivo SH é "auto-extraível", ou seja, ele contém arquivos selecionados e um shell script juntamente com instruções sobre como extrair seu conteúdo.

  • Arquivos do Linux ao contrário do Windows não precisam de extensão para serem executáveis.


ID
1739680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Pode aplicar CENSURA. 

  • Errado


    D1171


    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • GABARITO- ERRADO 

     A pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. (retirado de uma questão cespe) 

  • Cabe sim a penalidade de censura!

    Gabarito ERRADO.

  • Cabe sim penalidade, a de CENSURA somente.

  • Pode aplicar CENSURA. 

    Pessoal,

    Uma dúvida!!!!

      Se retirarmos a vírgula  antes do que em:

     ...a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.

    Deixaria a afirmativa correta, por ser uma oração restritiva? 

    Se alguem puder  tirar essa dúvida!!!

     Obrigada!!


  • Rosaine, tive esse raciocínio na hora de responder essa questão. É fato que mudaria o sentido da oração. Resta a dúvida quanto a certeza se o novo sentido mudaria ou não a resposta da questão. Creio eu, em minha avaliação como concurseiro e não professor, que sim.

  • quando quero distrair um pouco, leio o decreto 1171, ele é muito divertido.

  • Na hora do desespero muda a resposta do gabarito né Tio Cespe! Tô de olho viu. Rum.

  • Bruno Rios, 

    Tive a mesma interpretação....bom saber que não estou sozinha nessa linha de raciocínio!! ;) Obrigada

    O Cespe vem usando muito a forma inversa das orações nos enunciados das provas, bem como o uso ou não da vírgula nas orações adjetivas, a fim de excluir candidato. Foi- se o tempo em que o português era apenas cobrado na parte específica dele.

  • GABARITO ERRADO 


    Essa CESPE não brinca mesmo hein!! 
    A parte final da questão encontra-se errada pois esse pronome relativo "que" enfatiza o fato de que a Comissão de Ética poderá aplicar a penalidade desde que dependa para isso de processo administrativo. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • DAS COMISSÕES DE ÉTICA CAPITULO II -XXII




    A pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura..(portanto unica penalidade que a comissão de ética pode aplicar é a  de censura, e não é preciso um PAD.)



    espero ter ajudado quem não entendeu ,

    bons estudos a todos.....

    ERRADO pode aplicar penalidade de censura.....

  • Acho que viajei por pensar que a censura, penalidade aplicada pela Comissão de Ética, não depende de processo administrativo.

  • JÁ ESTOU ME ACOSTUMANDO COM ESSA BANCA, PORÉM CABE PENALIDADE E A ÚNICA, CENSURA!!!

    FOCO NO OBJETIVO!!

  • Omitindo-se a última vírgula, muda-se o gabarito. 

  • Nesta assertiva cabe a aplicação de penalidade/Censura pela Comissão de ética!!

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Há possibilidade de pena a ser aplicada: a censura,

  • Pode aplicar a penalidade de censura.

  • SÓ CENSURA. Não confundir com a Censura Constitucional que é proibida.

  • Pode aplicar punição- censura.

  • "....Que depende de processo administrativo" (dá pra escorregar!!)

    Cuidado! Cabe penalidade sim: CENSURA.

  • Diana,eu escorreguei justamente no processo administrativo esqueci da censura...

  • a CENSURA é uma penalidade , ainda que muito branda.

  • Eu Lembrei da CENSURA, mas errei a questão por ter feito leitura rápida e ter desconsiderado a última vírgula rsrs, vejam só:

    ...não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo. (com a vírgula) QUESTÃO ERRADA, já q a censura é uma penalidade aplicada pela Comissão de Ética e não precisa de PAD

    ...não lhe cabendo a aplicação de penalidade que depende de processo administrativo (sem a vírgula). Neste caso, poderia ser uma DEMISSÃO, por exemplo, que deve ser precedida de Processo Adm Disciplinar e neste caso não podendo ser aplicado pela Comissão de Ética . Oque tornaria a questão CERTA.

    Mesmo sabendo o assunto, a falta de atenção leva ao erro.

    Bons estudos a todos

  • Gra Souza ótima explicação,simples e de grande valor obrigada .

  • agora estou convencida essa banca é mesmo um lixo. gabarito para mim está certo Por que as penalidades cabíveis apenas em processo administrativo não são de responsabilidade da comissão de ética. ok que existe a penalidade de censura só que a censura não tem nada a ver com as penalidades do processo administrativo. passar nessa prova é mesmo um milagre é mesmo muita sorte responder corretamente às questões essa banca informe

  • nao viagem nao , pessoal . o proprio codigo de etica deixa claro que a sensura e puniçao.

  • tem gente que quer criticar a banca , mas nao tem base sustentavel para sustentar o que critica.

  • O problema é a interpretação, o português "DERROBA NOIS"! 

    PENA, PENALIDADE, PUNIÇÃO ETC... A comissão pode sim. Inciso XXII, Decreto 1171/94

    ERRADO 

  • XXII - A pena (penalidade) aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Gra Souza,

    Melhor comentário! De fato a vírgula é que me enganou. Uma coisa é dizer que a aplicação de penalidades não dependem de processo administrativo, outra é dizer que cabe a comissão aplicar sanções que não dependam de processo administrativo. É isso?

  • A Comissão aplica SIM penalidades, no caso a Censura. O que ela não aplica são SANÇÕES. 

    P.S.Lembrando que temos esse joguete de palavras, da CESPE, SANÇÃO não pode ser entendida como PENALIDADE, é LITERALIDADE, o Código fala de PENA, como a amiga abaixo transcreveu!

  • Pode aplicar CENSURA.

  • como uma banca pode tirar tantas questões de 3 paginas do decreto....

  • É só lembrar que censura é também uma penalidade, não apenas uma reclamação. Ela fica registrada nos organismos responsáveis pela execução do quadro de carreira, o que pode implicar para o servidor em não ser enquadrado em uma possível promoção por mérito e competência. Portanto, vemos, aí o resultado da pena de censura, que não traz uma perda imediata como as demais, mas com o tempo, traz consequências ruins.

  • Pena de Censura

  • Não cabe a comissão de ética aplicar as penalidades que depende de Processo Administrativo Disciplinar . A pena cabível pelas comissões é a de censura, que independe de PAD. 


    Gab: Errado

  • A censura é considerada pena.

  • A penalidade deles é a CENSURA

    *Levem isso para a prova =D

  • A VERSÃO ANTIGA ERA MELHOR EM ALGUNS ASPECTOS.

  • Dec. 1.171/94

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    Não precisa de PAD para aplicar a censura.

  • 43 comentários... Vamos estudar, meu povo. kkk. Apenas isso: pode aplicar penalidade sim, apenas de censura. Tanta questão que fala disso, que a comissão de ética só pode aplicar censura, não pode demitir, exonerar, suspender, não pode mais nada, mas é errado falar que ela não aplica penalidade nenhuma.

  • Trata-se de oração subordinada adjetiva explicativa(devido à vírgula) --> toda penalidade depende de processo administrativo. Caso não houvesse a vírgula, então, teríamos oração subordinada adjetiva restritiva --> apenas as penalidades que dependam de processo administrativo. O que tornaria a questão correta!!!

  • Pena que a comissão de ética pode aplicar: APENAS CENSURA!!!

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
    Embora seja uma penalidade, esta não se confunde com o rol taxativo de sanções encontrado na lei 8112/90 visto que são distintas. Enfim...
    ERRADO.

  • Se pudesse classificar essa questão, classificaria como questão de interpretação de texto. 

  • penalidade de censura

  • A comissão de ética pode aplicar a penalidade de censura. vedada a aplicação de qualquer outro tipo de penalidade. 

  • Deleita-te no Senhor, e ele te concederá oq deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. S.37:4,5

  •  Todo mundo já sabe que CENSURA é a única pena aplicável e PONTO...!!!

    As comissões de ética criadas são encarregadas de ORIENTAR E ACONSELHAR... decreto 1.171/ 94 capítulo II -  XVI


    PESSOAL, O PROBLEMA TÁ AQUI ====>>>>>>   ...não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.  

    POR ACASO A CENSURA DEPENDE DE PROCESSO ADM PARA SER APLICADA???? 

    eu acredito que não, mas...

    Dependendo ou não é a única pena  que  pode ser aplicada.


    não lhe cabendo a aplicação de penalidade, acho que o erro está aí... 


  • Mesmo os mais preparados erram esses tipo de questão, pra mim, questão dúbia, pode ter os dois gabaritos tanto certo como errado.

  • Tanto copia e cola !!


  • CERTO. A questão não diz que será pena de demissão, advertência, suspensão etc. A questão deixa em aberto, assim é possível a pena de censura ( unica pena que a comissão de ética pode aplicar ), não sendo necessário o processo administrativo.


    Realmente, a questão pode confundir um pouco. Mas não adianta reclamar. Temos que entender a banca para gabaritar !!
  • - PENALIDADE DE UMA INFRAÇÃO ÉTICA (apurado pela comissão de ética)  : censura.


    - PENALIDADE DE UMA INFRAÇÃO DISCIPLINAR ( apurada pelo PAD)  : advertência,suspensão, demissão e correlatas. 



    GABARITO ERRADO
  • Todos já sabemos que a única pena cabível é a de CENSURA, logo entendi que (não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo). 

  • Então pena de processo administrativo não cabe a comissão de ética. Gabarito certo pra mim.

  • No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.

    Entendi que não cabe às comissões de ética aplicar penalidade que dependem de processo administrativo, ou seja, cabe apenas a censura, pois a mesma não depende de processo administrativo. Pra mim a questão está certa.

  • Risonalva e Genivaldo, a Comissão de Ética também aplica pena, mas apenas de censura. Então não é correto dizer que ela não aplica pena.
    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • acredito que ,caso suprisse a virgula no final , a oração se tornaria restritiva de modo que dava para inferir que a comissão de ética não poderia aplicar as penas que só o PAD pode.Nesse ,a meu ver , estaria correta a assertiva !mas como há a vírgula no final a oração é explicativa de modo que da pra inferir que além das penalidades originais do PAD ,ele aplica também censura a qual exclui está da comissão!

  • comissao aplica pena, censura.

  • seria aplicação de penalidade a qual não depende de pad, outras poderia e não é correto pois só censura

  • Erro:
    1-"não lhe cabendo a aplicação de penalidade"
    2-"que depende de processo administrativo."
    Errata:
    1-"lhe cabendo aplicação de censura"
    2-"que independe de processo administrativo"
    Abraço

  • Se não fosse uma oração explicativa, o sentido e a resposta mudariam.

  • Gabarito = Errado

    Comissões de Ética:

    1 - Devem ser criada em todos os órgãos e entidades da Adm Direta e Indireta ou delegadas.

    2 - Orienta e Aconselha sobre ética profissional

    3 - Competência para CENSURAR!

  • GABARITO- ERRADO 

     A pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Questão sacana, penalidade é so em processo não é? Comissão de ética é só censura

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso...

    O não fez a questão ficar errada..
  • Pessoal o problema esta na vírgula antes do "que" é uma Or. Sub. Adj. Explicativa!  A questão informa que todas as penalidades dependem de PAD, o que está errado pois a censura não depende.

    Se não tivesse a vígula antes do "que" a questão estaria "CERTA", pois se tornaria Or. Sub. Adj. Restritiva. Não lhe cabendo a aplicação das penalidades  "apenas as penalidades" que dependem do PAD.

  • Censura é penalidade!

    Questão errada.

  • Salvo, pena de censura.

  • Pena: Censura/ XXll

  • Comissões de Ética  - Penalidade CENSURA

  • A mesma tem total autonomia para aplicar a penalidade de censura.

  • ERRADO:  A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura

  • Errado

     

    Cabe às comissões de ética aplicação de penalidade - a de censura. Essa penalidade não depende de processo administrativo; sua fundamentação consta do respectivo parecer.

     

    Decreto nº. 1.171/94, 

     

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

  • "A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

    No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo."

    Cuidado com a vírgula no fim, ela muda todo o entendimento, errei por isso! (li rápido e considerei como se não tivesse a última vírgula)

    Com a vírgula:
    "...não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo." - Significa que as comissões de ética não aplicam NENHUMA penalidade e que todas dependem de um processo administrativo

    Sem a vírgula (o que eu achei que estava escrito):
    "...não lhe cabendo a aplicação de penalidade que depende de processo administrativo." - Significa que às comissões de ética não cabe aplicar AS PENALIDADES QUE DEPENDEM DE PROCESSO ADMINISTRATIVO, apenas. 
     

  • Bom seria se os comentários fossem objetivos! Livro eu tenho em casa.

  • DECORE ESSA BAGAÇA:  a cespe acha que 'censura' é uma forma de penalidade.

     

    NÃO SE REVOLTE, APENAS DECORE, ACERTE NA PROVA E PARE DE MIMIMI.

  • moça, censura É penalidade

  • Decreto 1.171/94

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXI- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e a sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    E não podemos esquecer que é a única penalidade que pode ser aplicada!

  • Censura é penalidade, não obstante ela é a única penalidade aplicada pela comição de  ética.

  • CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • só censura.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • A comissão de ética pode aplicar a PENALIDADE censura. Logo, cabe a comissão de ética a aplicação de penalidade.
  • Gra Souza, parábens pela sua análise, mostra que vc está estudando Gramática:

    Vc deuu exemplos de Oração Restritiva e Explicativa rsrsrs.

  •  O irmão pega o pedaço do bolo de seu irmão mais novo (dois servidores no exemplo) e a mão (Comissão de ética) diz ao filho infrator: O Thiago, você está de castigo menininho levado da breca, vai já pro seu quarto e só saia de lá quando eu mandar viu, ooooxiiii.

     

    Aqui a mãe aplicou a pena máxima da comissão, a censura de seu filho, apenas isso.

  • Quem sabe a lei não errou. Se na lei está escrito PENA, quem somos nós pra discordar?
    Nem o Cebraspe pode.

  • Vierama com uma vírgula mal intensionada! Que foda isso!

  • Penalidade de sensura manolos.

  • Não se pode generalizar temos a censura!!

  • Censura é um tipo de penalidade.

  • questã correta até dizer que a comissão não aplica pena, errado, já que pena imposta é de Censura

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • ERRADO. A CENSURA é um tipo de penalidade aplicada pela Comissão de Ética.

  • Errei como alguns, pela mudanca de sentido na interpretacao na virgula, 

     

  • CENSURA É UM TIPO DE PENALIDADE.  ERRADO!

  • Errada.

     

    Alguns de nós colocava a mão na ratoeira!

  • CENSURA( REPREENÇÃO. ANÁLISE CRITICA. RESTRIÇÃO DA LIBERDADE)

    É UM TIPO DE CONDENAÇÃO

     

     

     

     

  • A Comissão de Ética pode aplicar a pena de CENSURA ao servidor!

  • Desde quando censura é penalidade?

  • Errado!

     

    Censura é uma penalidade e consta claramente no texto do código de ética.

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Censura é uma penalidade.

  • DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • CENSURA é a única penalidade possível de ser aplicada pela Comissão de ÉTICA e NÃO DEPENDE de processo administrativo!

     

    Acertei porque decorei!

     

    Vamo que vamo!

  • CESPE = interpretação de texto. Para a CESPE - CENSURA = PENALIDADE 

  • Não é interpretação de texto, é literalidade mesmo...Censura é pena!

    Decreto 1171/94:

    XXII ­ A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação
    constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
     

  • PENALIDADE DE CENSURA!!!

     

     

    SEÇÃO III - DA COMISSÃO DE ÉTICA 

  • Errei

  • ERRADA

     

    SEÇÃO III - DA COMISSÃO DE ÉTICA

     

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso

  • A única confusão que poderia ser feita na sua cabeça é se Censura é penalidade.

     

    De fato é.

     

    GAB: E

  • Para a CESPE - > única penalidade é CENSURA. Sim, censura é penalidade

  • Comissão de ética não aplica penalidade. Quando há aplicação de penalidade pela Adm. Pública, Não é necessário prévio processo administrativo.
  • penalidade censura , não pode esquecer . É a unica penalidade que a comissão de ética pode aplicar

  • Comissão de Ética aplica (somente) a penalidade de CENSURA.

     

    Os efeitos da censura não são imediatos, pois somente se manifestam quanto brecam a progressão e a promoção na carreira do servidor, bem como inabilita o mesmo para acesso a cargo comissionado.

  • PODE APLICAR CENSURA

     

  • uma vírgula e toda a situação muda!

  • PENALIDADE = CENSURA 

  • Quando vi 117 comentários, achei que tinha pegadinha!

  • Por muito pouco eu não vacilo na questão. A censura é uma penalidade sendo-lhe também a única penalidade cabida à Comissão de Ética. Boa questão.

  • vacilei na questão nem me liguei que censura é penalidade

  • Fui no automático e marquei certa. A censura é uma penalidade aplicada pela comissão de ética.

  • Censura é penalidade, ta coleguinhas?

  • Muita gente repedindo as mesmas coisas sem necessidade!!!

    No meu ver essa questão está CORRETA;

    No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.

    A Comissão NÃO aplica penalidades que dependam de PAD.

    ,que ( a vírgula no período caracteriza uma oração subordinada adjetiva explicativa) ou seja, abrange todas as opções de penalidades as quais depedam de PAD.

    Sendo assim a questão estaria CERTA, já que NÃO cabe a Comissão de Ética aplicar penalidades, que dependam de PAD.   

    Me corrijam se eu estiver errado...

     

  • ''AO MEU VER''
    NEM LEIO OPNIÃO FUNDADA NO ACHISMO

  • Português puro

  • Como diria um antigo professor de história: "não seja Ejaculação Precoce!"

    Eu fui.. foi mal, mestre. rs

  • A comissão de ética pode penalizar com CENSURA.

  • Putz, nunca mais me esqueço agora que CENSURA é penalidade! :(

  • CENSURA E APENAS CENSURA!

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • QUANDO TE APLICAM CENSURA, TÃO TE FAZENDO CARINHO? NÃO!

     

    VOCÊ STÁ SENDO PENALIZADO!

  • Maldita vírgula...

  • Decreto 1.171/94 - Compete às comissões:


    a) Orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura (inciso XVI);


    b) Aplicar a pena de censura, cuja fundamentação deverá constar de parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso (inciso XXII).

  • não esqueçam ..CENSURA, apenas esta

  • Censura, apenas.

  • 134 comentários para uma questão simples como é essa ??? 

  • eu acertei, achei fácil, mas pela humildade da concurseira determinada ela vai passa pra juíza e MP de primeira em todas as etapas

  • KKKKKKKKKK

    NÃO ADIANTE LER RÁPIDO, TEM QUE ANALISAR BEM... AINDA MAIS QUANDO AS QUESTÕES PARECEM SER OBVIAS E FÁCEIS

  • gente errei essa questão achando que censura não fosse uma penalidade... então vamos abri o olho nas questões pra nao cair em questoes faceis com essa

  • Censura

  • Não é censura ética heim, só CENSURA.

  • A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

    No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, que depende de processo administrativo.

    Errei e foi na interpretação.

     

    O "que", nesse caso, trata-se de pronome relativo, logo, pode ser substituído por a qual e variações. Somente lendo da forma abaixo, consegui identificar o erro...

     

    No âmbito da administração pública federal, as comissões de ética têm por objetivo orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, não lhe cabendo a aplicação de penalidade, a qual depende de processo administrativo.

     

    A comissão de ética aplica a penalidade de censura, que NÃO depende de processo administrativo para tal.

     

    #Sigamos.

  • não vi o porquê de tantos comentários em uma questão tão simples...

  • Errado. 

     

    Como a Mô MPU escreveu: A comissão de ética aplica a penalidade de censura, que NÃO depende de processo administrativo para tal.

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • COMISSÃO DE ÉTICA: Aplicação da pena de CENSURA!

  • COMISSÃO DE ÉTICA: Aplicação da pena de CENSURA

  • E a CENSURA, cespe?!  Eita eita cespe... nãm... aqui não não.

     

    Mortais, fé na missão.
    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • Atenção, a Cespe entende CENSURA como pena.


    Já outras bancas entendem como sanção, apenas!


    FÉ!!!!

  • Q558193

    A aplicação de pena de censura ao servidor público, de competência da comissão de ética do órgão ao qual o servidor pertença, depende de parecer devidamente fundamentado, assinado por todos os integrantes da comissão.C

    Q545573

    De acordo com o Código de Ética do Servidor Público, deve ser criada uma comissão de ética em todos os órgãos da administração pública. C


  • Me arrombei legal.

  • Errei por não observar a última vírgula.

    Detalhes levam à aprovação

  • A censura é considerada pena. Cabe aplicar a penalidade de censura, que não depende de processo administrativo.

    Errado.

  • A censura é considerada pena. Cabe aplicar a penalidade de censura, que não depende de processo administrativo.

    Errado.

  • Censura é uma penalidade.

    Errada

  • Censura é considerada pena. É a única penalidade que a Comissão de ética pode utilizar para corrigir algum ato ilegal de um servidor.

  • Concordo que censura é uma penalidade, mas a questão fala em "penalidade que depende de processo administrativo"...em minha opinião o gabarito está correto!

  • GABARITO ERRADO


    CABE PENALIDADE ORIUNDO DAS COMISSÕES DE ETICA , A PENALIDADE DE CENSURA.

    INDEPENDE DE PROCESSO ADMINISTRATIVO, COM SUA FUNDAMENTAÇÃO CONSTADA NO

    RESPECTIVO PARECER.

  • ESTRANHO, QUE HORA A CESPE DIZ UMA COISA E DEPOIS APLICA OUTRA, OU E PENALIDADE OU NAO E.

  • Uma coisa eu já percebi resolvendo outras questões, tem que esta explicito na questão "penalidade de censura".

    A aplicação de pena de censura ao servidor público, de competência da comissão de ética do órgão ao qual o servidor pertença, depende de parecer devidamente fundamentado, assinado por todos os integrantes da comissão.

    Aprendendo com os erros sempre!

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XXII – A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    Observem que a redação do referido Código traz a censura como "pena aplicável", ou seja, trata-se de uma penalidade. Posto isso, a partir do momento que a assertiva afirma taxativamente que à Comissão de Ética não cabe a aplicação de penalidade, ela desconsidera a aplicação de censura, que é uma competência da Comissão de Ética, tornando a assertiva incorreta.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • a censura é uma penalidade aplicável. no entanto independe de processo administrativo.

    joia.

  • NUCA ESQUEÇA COMISSÃO DE ÉTICA APLICA PENA DE CENSURA .

  • GAB.: ERRADO 

    A pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. 

  • Comissão de Ética só aplica CENSURA!!

  • GAB ERRADO

    A comissão de ética dos órgãos e entidades da administração pública tem por finalidade orientar e aconselhar sobre ética profissional e, nos casos necessários, aplicar a pena de CENSURA.

  • cabe a penalidade de censura;

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Gabarito: E

  • As comissões de ética podem aplicar a penalidade de censura para coibir os desvios éticos dos servidores.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado. Censura é uma penalidade.

  • Errado.

    Censura é uma penalidade? SIM

    A comissão SÓ poderá aplicar a pena de CENSURA.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    A comissão de ética NÃO aplica diretamente as sanções de advertência e suspensão, mas apenas recomenda a instauração de procedimento disciplinar para a eventual aplicação dessas penalidades. A comissão de ética só aplica a pena de censura.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Decreto 1171

  • Errada

    XVI- Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, indireta, autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Acredito que essa questão cabe recurso, pois deu a entender que. "depende de processo administrativo". Desta forma o gabarito seria correto, pois não é necessário processo administrativo para aplicar a penalidade de Censura.

  • A única pena que o conselho de ética aplica é a censura.

    Dito isso, o trecho "não lhe cabendo a aplicação de penalidade" torna a assertiva errada.

  • Essa questão é muito ambígua, veja que lendo com calma, se entende que ela pergunta sobre as penalidades que são passíveis de PAD, sendo assim, as comissões NÃO PODEM, aplicar sanções que dependem de um processo administrativo Ex: Uma Exoneração, Demissão. Questão deveria ser anulada, pois está ambígua.

  • Aplica penalidade sim, no caso a CENSURA.

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    e


ID
1739683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

A Lei de Improbidade Administrativa aplica-se ao agente público servidor concursado ou ocupante de cargo comissionado, mas não rege a conduta do agente público não servidor.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    L8429


    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.


    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Gabarito ERRADO

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta

    bons estudos

  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    O conceito de servidor público insculpido na Lei 8429 é amplo, ou seja, refere-se aos agentes públicos que desempenham funções públicas, englobando inclusive o TERCEIRO que, mesmo não sendo servidor, INDUZA OU CONCORRA para  a prática do  ATO ÍMPROBO..

    ------------------------------

    OBS: Destaca-se o entendimento do STJ quanto ao terceiro no ato de improbidade: ( exige-se o presença do agente público no pólo passivo da demanda)


    Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.°8.429/92 é indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade. 

    Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

    STJ. 1ª Turma. REsp 1.171.017-PA, Rel. Min. Sérgio Kukina, julgado em 25/2/2014 (Info 535).

  • STJ - Info. 568."...O conceito de agente público para fins de improbidade abrange não apenas os servidores públicos, mas todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública. Além disso, é possível aplicar a lei de improbidade mesmo para quem não é agente público, mas induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indireta. É o caso do chamado "terceiro", definido pelo art. 3º da Lei nº 8.429/92. STJ. 2ª Turma. REsp 1.352.035-RS, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 18/8/2015.

    FONTE: Dizer o Direito.
    Gabarito: Errado.
  • A Lei 8429 e aplicável aos servidores efetivos, comissionados e aos particulares em colaboração com o poder público. 

  • ERRADO:  a Improbidade Administrativa aplica-se na conduta do agente público 

  • Pegadinha do malandro!!!

  • Estou impressionada os professores do QC tem  uma preguiça danada de gravar questões... 

    Pagamos para ter uma explicação em video. Eu emmmmm... vamos gravar aí.... Dinheiro não vem de capim...

  • Errado.

    Aplicável também aos particulares em colaboração com o poder público. 

  • Gabarito = Errado

     

    A Lei de Improbidade Administrativa aplica-se:

     

    > A qualquer AGENTE PÚBLICO, servidor ou não.

    Art.1º, Lei 8429/92.

     

  • Lei 8429,  Art. 2°>>> Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • O art. 3° da lei 8429/92 dispõe que:

    "As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta".

  • THARLOS está falando merda kkk

  • Eu fico me perguntando o que faz uma pessoa, que inclusive tentando se enquadrar em um cargo público, perde seu precioso tempo publicando informações que não são verdadeiras, tentando induzir a erro no conteúdo da matéria. Pobreza de espírito, não há outra explicação. Se não quer ajudar, não atrapalha. Se publicou algo sem saber, da próxima vez certifique- se primeiro , vc não é obrigado a comentar não,  e se for pra fazer pessoas perderem tempo lendo uma coisa sem sentido, faz um favor é se não comentar. (Tharlos).

  • Fundamento: Art. 3º da Lei 8.429/92

    Outra questão correlata: Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA


    Com base na Lei de Improbidade Administrativa, julgue o item seguinte.


    As penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa também são aplicadas a não servidores e a quem induza ou concorra para a prática de ato de improbidade ou dele se beneficie de forma direta ou indireta.


  • Decreto 1.171/94: É servidor de natureza - Permanente, Excepcional e temporário.

  • Lei 8429/92:

     

    Art. 3°. As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Particular que induza, concorra ou se beneficie.

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta

  • É qualquer um, CESPE. Transitório, sem grana... trabalhou? Responde.

    Aqui não mermão...

     

    Mortais, fé na missão.

    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • ERRADO

    CAPÍTULO I

    Das Disposições Gerais

     Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8429.htm

  • ERRADO

  • Gabarito: Errado

    A lei de improbidade administrativa se aplica, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • O conceito de agente público da Lei 8.429/1992 é amplo, abrangendo todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas que podem ser enquadrados como sujeito ativo dos atos de improbidade administrativa (art. 2º).

    Os sujeitos passivos abrangem todas as pessoas políticas (União, estados, Distrito Federal e municípios); os órgãos dos três Poderes (incluindo o Tribunal de Contas e o Ministério Público); as administrações direta e indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista); as empresas que, mesmo não pertencendo ao Poder Público, estão sob controle deste – no caso em que o erário concorreu com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual –; entidades que não pertencem à Administração Pública, mas que recebam algum tipo de subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público, ou então aquelas em cuja criação ou custeio o erário haja concorrido com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, nos quais a sanção patrimonial limitar-se-á à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

  • Minha contribuição.

    8429/92 - LIA

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

    Abraço!!!

  • Raimundo, o STF considera que o presidente do Banco Central tem "Status de Ministro" e talvez por isso ele vá ao Congresso quando solicitado para prestar esclarecimentos específicos do BACEN.

  • questão errada, uma vez que ela alcança um particular, quem dirá um agente publico não servidor.


ID
1739686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa, uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário.

Alternativas
Comentários

  • Importa Enriquecimento Ilícito


    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:


    I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;


    Questão confusa, pois:


    Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa (Errado, pois á improbidade importa enriquecimento ilícito), uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário (Certo, pois causa enriquecimento ílicito)

  • Errado.

    ...e as pérolas cespianas querendo derrubar os fortes. #sóquenão

    Embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário.(certo, foi enriquecimento ilícito). Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa( errado, improbidade administrativa classificada como enriquecimento ilícito)
  • Código de ética do servidor público. Seção III;

    É vedado ao servidor público; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou RECEBER qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie , para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; 

  • Para o CESPE C + C = C, C +E = E.

    Analise a assertiva por trechos, encontrou uma informação errada, desconfie, leia novamente, e marque errado. Mesmo, na maioria das vezes, a banca tentando justificar o ERRADO logo depois.


    GAB ERRADO

  • Nao entendi, por que o simples fato de receber um presente caracteriza enriquecimento ilícito? E se o presente for considerado presente em razão de uma data comemorativa ou algo que não envolva sua função publica? ainda sim é enriquecimento ilícito?

    É impressionante como essas leis, decretos se aplicam ao mero servidor publico, e quanto aos agentes políticos? qual a lei, decreto para esses deuses que cospem no Brasil todos os dias

  • receber presente pra mim está descrito no código de ética é antiético agora causador de dano ao erário?? essa banca é mesmo uma piada

  • Penso que o erro da questão está em dizer que NÃO ocorreu improbidade administrativa. Mas, de fato ocorreu,que foi a violação aos princípios.

  • Sinto muito princesa, terá que devolver...kkkkk (duvido muito!)

  • Enriquecimento ilícito, simples !

  • Errado expressamente proibido receber qualquer vantagem

  • É um pouco complexo este tema. Alguns servidores agem com eficiência, pois este é seu dever. O administrado, como forma de agradecimento (não de obter nada, pois já obteve o atendimento com presteza), traz uma simples melancia, por exemplo, pois é de poucas posses. Isso não enriquecerá  o servidor, uma vez que o administrado tem posses menores que o próprio servidor. Mas me pergunto: deve-se dizer não à um gesto tão ingênuo de bondade?

  • Interdisciplinaridade!!!

  • Ato de improbidade não é apenas causar prejuízo ao erário. E, é dever do servidor ser probo.

  • É uma questão que usa raciocínio logico. Temos duas premissas e dois possíveis resultados: verdadeiro/ falso


    O resultado será certo se as duas premissas forem verdadeiras, e errado se alguma delas for falsa.


    A CESPE usa este artifício em muitas questões.

  • "Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa ( errado, é caracterizado improbidade), uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário.
    Aí já mata a questão!!!
    Art. 9° I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

    GABARITO ERRADO
  • Errado , ela obteve uma vantagem nesse caso cometeu improbidade administrativa na modalidade enriquecimento ilícito.

  • Seção III
    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
    ^^busquei não brigar com a questão, percebi que ELA contrariou  o princípio da imparcialidade.
  • Valor até 100 reais não implica em prática ilicita

    FONTE Professora ANa CLaudia campos


    ERRADO

  • ERRADO: A servidora não poder receber presentes de terceiro , pois contraria o principio da IMPARCIALIDADE

  • É enriquecimento ilicito  - improbidade administrativa.

  • Gabarito = Errado

     

    A servidora pública ao receber, como presente, uma joia enviada de terceiro interessado pratica ato de improbidade administrativa, importando ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

     

    > Conforme Art.9º, I, Lei 8429/92:

    >> [...] receber, para si ou para outrem, [...] percentagem, gratificação ou PRESENTE DE QUEM TENHA INTERESSE, direto ou indireto.

  • CESPE e suas questões de Ética com Raciocínio Lógico.

     

    Considerando [E] = Falso e [C] = Verdadeiro, os comentários entre parênteses são do colega Tiago Gosta.

     

    Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa ([E], pois á improbidade importa enriquecimento ilícito), uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário ([C], pois causa enriquecimento ílicito).

    Então:

    F → V, na lógica condicional = VERDADEIRO.

    Confiram a Q350169, também de ética e bem confusa!

  • A configuração dos atos de improbidade administrativa independem de efetivo dano ao erário, salvo quanto a pena de ressarcimento!

     

    Lei 8429

    Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

     I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento

     

    Para o STJ  a configuração de IMPROBIDADE LESÃO AO ERÁRIO exige a efetiva lesão/perda do erário público.


     

    Ou seja, o sujeito improbo pode enriquecer ilicitamente (caso da questão) ou ferir os princípios da administração sem necessariamente lesar o patrimônio público.

     

     Repetindo: Segundo entende o STJ, para a condenação por ato de improbidade administrativa no art. 10, é indispensável a demonstração de que ocorreu efetivo dano ao erário (STJ. 1ª Turma. AgRg no AREsp 18.317/MG, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 05/06/2014).

  • SE FOR PELO RACIOCINO LOGICO ACREDITO QUE FICARIA MELHOR DESSA FORMA.

    SE UMA SERVIDORA RECEBER UMA JOIA DE PRESENTE  ENVIADA POR TERCEIRO, NÃO HA IMPROBIDADE ADM E NÃO CAUSA PREJUIZO AO ERARIO. 

    A B ^ C = V F ^ F = F

    O RESULTADO FINAL DEVE SER FALSO, PORQUE  É IMPROBIDADE E CAUSA PREJUISO AO ERÁRIO

     

     

     

     

     

  • Só lendo o comentário do Tiago Costa para eu entender.... Que questão capiciosa

  • Atenta contra os princípios
  • Pode não ter causado prejuízo ao erário, contudo, além de caracterizar enrequeccimento ilícito, houve a prática de atos contrários aos princípios da administração pública, violando a legalidade, moralidade, impessoalidade do ato por ela praticado.

    ERRADO, incorre em improbidade sim.

  • Só complementando os colegas...

    RESOLUÇÃO Nº 3, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2000

    Brindes

            5. É permitida a aceitação de brindes, como tal entendidos aqueles:

            I –que não tenham valor comercial ou sejam distribuídos por entidade de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas de caráter histórico ou cultural, desde que não ultrapassem o valor unitário de R$ 100,00 (cem reais);

  • A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

    Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa, uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário. (ERRADO)

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUNPRESP-JUD

    Acerca da ética no serviço público, julgue o item a seguir.

    A probidade administrativa abrange a noção de moralidade administrativa, de maneira que toda conduta que atente contra a moralidade administrativa deva ser considerada ato de improbidade.(CERTO)

     

  • Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro...E RECEBEU presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado...

     

    Importa Enriquecimento Ilícito

  • PROIBIÇÃO - ART 117, XII DA LEI 8.112/90  É ATO PUNÍVEL COM DEMISSÃO. 

    Art. 117. Ao servidor é proibido: 

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

     

    GAB : E

  • "Se uma servidora pública que praticou ato de interesse de terceiro receber, como presente, uma joia enviada por esse terceiro interessado, não há improbidade administrativa, uma vez que, embora reprovável de acordo com o Código de Ética, o recebimento do presente não causou prejuízo ao erário."
    Errei a questão por conta dessa vírgula após o verbo "receber" acredito que o termo "receber como presente" deveria estar entre vírgulas, agora se essa vírgula está empregada corretamente é que eu não sei.

  • GABARITO: CERTO

     

    recebeu --- fodeu

     

    Deus é a nossa força!

  • não pode receber presentes, apenas é possível o recebimento de brindes (como agendas ou canetas) que não ultrapassem o valor de 100 reais, pronto, acerte a questão e parta para a próxima.

  • CAPÍTULO II
    Dos Atos de Improbidade Administrativa

    Seção I
    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    ART 9º

     I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público

    GAB: ERRADO 

  • A servidora pública praticou ato de interesse.

  • gab=errado

    LIA = Art. 9° I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público

  • Lei 8429/92:

     

    Art. 9º. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     

    I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

     

    OBS:

     

    Embora a joia dada de presente não tenha causado prejuízo ao erário, o fato de ela caracterizar improbidade administrativa torna a assertiva errada.

  • Além de ter agido contra a ética, ou melhor dizendo, contra o Código de ética (decreto 1.171) ela também cometeu ato de improbidade que importa enriquecimento ilícito, já que ela aceitou o presente como um "agrado" por ter praticado um ato que beneficiou um terceiro interessado.

  • Errado

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

  •  Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

  • Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

    Reportar abuso

  • E essa vírgula heim

  • Na esfera adm: improbidade!

    Na penal: corrupção passiva!

  • Não causou prejuízo ao erário, mas importou em enriquecimento ilícito.

  • o ato não pode ser de interesse de terceiro, o interesse tem de ser público

  • ERRADO

    Veja assim:

    Afirmou-se que a atitude da servidora foi "reprovável de acordo com o Código de Ética"...

    E também que "não há improbidade administrativa"

    Ora, se a atitude foi reprovável, quer dizer que houve improbidade.

    Portanto, afirmativa errada.

    obs: "não causou prejuízo ao erário."... OK, pode até não ter causado prejuízo ao erário, mas existem mais outros dois tipos de atos de improbidade (Contra os princípios e Enriquecimento ilícito) em que a atitude dela pode se encaixar.


ID
1739689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

As decisões do servidor público, cuja conduta deve ser pautada na ética, deverão ser pautadas na legalidade, na conveniência, na oportunidade, na justiça e na honestidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    D 1171
    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    bons estudos

  • Deverão ser pautadas na conveniência e na oportunidade? Achei forçada essa interpretação do texto legal. 

  • Questão correta, outra semelhante ajuda a responder, vejam:
    Prova: CESPE - 2013 - MC - Todos os Cargos - Especialidades 2 – 6, 9 – 12, 14 – 16, 18, 21 – 25 Disciplina: Ética na Administração Pública

    O servidor no exercício de suas funções públicas deverá preocupar-se com valores de natureza ética como legalidade, justiça, conveniência e honestidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Certo!

    Deu até medo de marcar correto de tão óbvia que estava.

    Além de ser descrito, basicamente, desta forma, no Decreto 1.171/94, temos por lógica o gabarito correto.

    Bons estudos a todos!

  • Essa oportunidade foi foda... 

  • Na conveniência?

  • Questão politicamente correta KKK

  • Comento:


    Lei 8027. Art. 4º São faltas administrativas, puníveis com a pena de suspensão por até 90 (noventa) dias, cumulada, se couber, com a destituição do cargo em comissão: (...)Parágrafo único. Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) da remuneração do servidor, ficando este obrigado a permanecer em serviço (por conveniência para o serviço público).


    Decreto 1171. (Principais e fundamentais deveres, vinculados a ética do servidor) (...) XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.



  • CERTO.

     

    Decreto 1.171/94

     

    Das regras deontológicas, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ÉTICO de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o LEGAL e o ilegal, o JUSTO e o injusto, o CONVENIENTE e o inconveniente, o OPORTUNO e o inoportuno, mas principalmente entre o HONESTO e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4º da CF/88.

  • Foi tão óbvia que na primeira vez errei por medo. kkkkkk

  • A maioria das Pessoas tende a errar pelo Significado da palavra pautada que seria pautado: algo relacionado á --->>>

  • A conveniência me lascou.

  • A palavra PAUTADA esta relacionada com CONDUTA, e PAUTADAS relacionada com DECISÕES, logo nao há lugar para PAUTADO na assertiva. Fiquem atentos ao português.

  • Na conveniência e na oportundidade?

  • conveniência, na oportunidade ??

  • O servidor público pode sim observar a oportunidade e a conveniência no momento das suas decisões. Isso acontece, por exemplo, com os atos discricionários. Um ato pode ser legal, mas, ao mesmo tempo, ser inoportuno e inconveniente. Atos inoportunos e inconvenientes devem ser revogados. Acho que é isso.

  • Se pensar demais vai errar a questão.

  • Certa.

    Decreto 1.171/94

    Das regras deontológicas, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ÉTICO de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o LEGAL e o ilegal, o JUSTO e o injusto, o CONVENIENTE e o inconveniente, o OPORTUNO e o inoportuno, mas principalmente entre o HONESTO e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4º da CF/88.

  • O nosso colega Raimundo Luiz disse tudo se pensar demais erra a questão... Acertei porque nao pensei muito e foi logo respondendo! hehe.

  • Decreto 1171

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais:

    são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele...

  •  

    À medida que vamos fazendo mais questões Cespe, adquirimos a maturidade de percebermos, ao ler, o que pertence e o que não pertence. Eu ainda erro algumas questões(todos erram), esta eu acertei. Quando se adquire maturidade, enquanto se lê a questão, vem no impeto aquele "opa!", mesmo com alta subjetividade do enunciado. Nesta questão os termos "na conveniência, na oportunidade" não me enviaram nenhum alerta, por serem totalmente pertinentes ao assunto.

     

    Gabarito: CERTO

     

  • Das regras Deontológicas:

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que

    decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o

    inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e

    § 4°, da Constituição Federal.


  • CERTA.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Essa da oportunidade pra mim é novidade acho que caberia recurso, 

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federa.

    Mesmo sendo esse o embasamento da questão, meu entendimento em relação a oportunidade em que se trata a questão é outro, ou seja acho q a questão ficou com duplo sentido. 

    Fé e força, só assim chegaremos ao objetivo principal. 

  • errei por achar estranha a palavra conveniencia .

  • Coloquei como errado justamente por causa da palavra Oportunidade


  • esta questão é o famoso "paralelo" das Regras Deontológicas.

  • Eu tambem

     

  •  Questão certa

    eu parabenizo quando a questão é inteligente e esculacho quando é uma merda de questão como essa,mal elaborada e com varios entendimentos,acertei mas é muito ambigua o CESPE dizer  coviniencia pois pode conotar varias coisas e na lei apenas denota unico entendimento, lixo de questão cespe

     

  • Conhecidos como os 05 paralelos!

  • DECORE ESSA BAGAÇA:  a cespe acha que CONVENIÊNCIA faz parte da conduta do servidor.

     

    APENAS DECORE,NÃO SE REVOLTE, ACERTE NA PROVA E PARE DE MIMIMI.

  • moça, CONVENIÊNCIA é um dos cinco paralelos que são:

    - legal do ilegal;

    - justo do injusto;

    - do que é conveniente e do que é inconveniente;

    - o oportuno do inoportuno;

    - o que é honesto do desonesto;

    Segunda vez que eu tenho que corrigir um absurdo que você fala moça. Isso atrapalha quem quer estudar, confunde a cabeça de quem ta começando.

  • Patricia, se acalme!

     

  • Leiam a lei e não errão questões assim , ler e reler é muito rapido 1 hora de estudos focado vc já mata tudo em ética, apenas ler e reler, 

    praticamente letra a lei essa questão. 

     

    Conveniências. Em que há regras preestabelecidas; 
    Normas sociais compartilhadas: é necessário ter em conta as conveniências.

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Legalidade, na conveniência, na oportunidade, na justiça* e na honestidade.

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Oportunidade ??? Que forçada....

  • " II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal."

    Só mudou a redação.

  • Certo.

    As condutas devem ser pautadas na LEGALIDADE, JUSTIÇA, OPORTUNIDADE (CONVENIÊNCIA), HONESTIDADE.

  • Gabarito: Certo

     

    CONJULHO

    CONveniente e inconveniente
    JUsto e o injusto 
    Legal e o ilegal 
    Honesto e o desonesto 
    Oportuno e o inoportuno

     

    Decreto 1.171/94 - Das regras deontológicas, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ÉTICO de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o LEGAL e o ilegal, o JUSTO e o injusto, o CONVENIENTE e o inconveniente, o OPORTUNO e o inoportuno, mas principalmente entre o HONESTO e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4º da CF/88.


     

  • HAJA PAUTA MEUS AMGOS! HAHAHAHA

  • Decreto 1.171/94 - Regras Deontológicas (incisos I a XIII):


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4° da CF.


    Art. 37. § 4° - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda de função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • na verdade, se observar a legalidade, observará também a oportunidade e a conveniência, ambas regradas em alguns dispositivos legais da Administração Pública. Nada a temer.

  • Certo

    Decreto -  1.171
    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

  • Oportunidade não lembrava

  • Certo

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Achei que Oportunidade fosse pegadinha!! 

  • II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Reportar abuso

     

  • Questão completa!


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    Caso falte um desses, dependendo da questão a assertiva poderá estar errada! Foquem nisso!


    FOCO NA MISSÃO!

  • Quem erra uma questão dessa, é porque não tem um PINGO DE ÉTICA kkkk

  • ESTÁ TÃO CERTINHA QUE ATÉ PARECE ERRADA... CESPE TODO CUIDADO É POUCO, AS VEZES UMA PALAVRA, UMA VIRGULA JÁ DEIXA A QUESTÃO ERRADA.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    II – O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    o legal e o ilegal – legalidade;

    o justo e o injusto – justiça;

    o conveniente e o inconveniente – conveniência;

    o oportuno e o inoportuno – oportunidade;

    honesto e o desonesto – honestidade;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • O enunciado praticamente reproduz o código de ética, o qual afirma que o servidor público não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, mas deve considerar também o elemento ético de sua conduta.

    Gabarito: CORRETO

  • Certa

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras.

  • Certo. ✔

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

  • e o bem comum? o mais importante para um servidor publico é o bem comum


ID
1739692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito de ética no serviço público, julgue o item subsequente.

A embriaguez habitual, ainda que fora do ambiente de trabalho, é conduta vedada ao servidor público.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    D1171


    XV - E vedado ao servidor público;


    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Questão correta, outras ajudam, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MS - Todos os Cargos - Conhecimentos GeraisDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Decreto 1.171; 

    O servidor público que se apresentar embriagado habitualmente fora do ambiente de trabalho sujeita-se à penalidade de censura, cuja aplicação deve ser feita pela comissão de ética do órgão a que o servidor se vincula.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2015 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Programação de SistemasDisciplina: Ética na Administração Pública

    Rodrigo, servidor público, tem o hábito de consumir bebida alcoólica em excesso em bares e restaurantes da cidade duas ou três vezes por semana após seu horário de trabalho, ocasiões em que fica bastante embriagado. Nessa situação, ainda que a embriaguez habitual ocorra fora do ambiente do trabalho, a conduta de Rodrigo fere dispositivo do Código de Ética dos Servidores Públicos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - IDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    As disposições desse código não se restringem à conduta do servidor público no âmbito do local de trabalho e às funções precipuamente exercidas. Nesse código, também constam, entre as vedações que compreende, as que dizem respeito a servidor embriagar-se fora do serviço habitualmente e a ligar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    GABARITO: CERTA.



    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • é pro povo não dar  atestado na administração por causa da Kááááááátcha (katchaça) kkkkkkkkkkkkkk

  • Isabela e seus lindos Comentários, pois são ricos em conhecimentos"""

  • Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994 

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


  • O decreto 1171/94 estabelece dentre as vedações ao servidor público federal: n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.

  • Uma dúvida: O Código é extremamente rigoroso quando diz habitualmente ou se o indivíduo for pego embriagado fora do trabalho uma única fez não tem problema?

  • Lucas Rocha não tem problema de vez em quando um servidor se embriagar fora do trabalho o problema está mais na imagem.

    por exemplo Juiz que bate na esposa, que moral teria para julgar causas.   

    Uma festa de um órgão pessoas importantes e um servidor chapado, uma vez dá para tolerar, mas toda vez. Não

    Já houvi falar que aqui no bairro vizinho  tem um PM que toma umas cachaças no bar e sempre está armado, já pensou se um criminoso descobrisse isso.

    Alem de ser vergonhoso é perigoso.

  • Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

  • Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • As disposições desse código de ética não se restringem apenas à conduta do servidor público no âmbito do local de trabalho e às funções exercidas no mesmo, mas tmb fora dele, pois sua vida pessoal esta ligada a sua vida profissional. Exemplo disso é a embriaguez habitual que mesmo ocorrendo fora do local de trabalho sujeita-se à penalidade de censura.

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    (...)

    N) APRESENTAR-SE EMBRIAGADO NO SERVIÇO OU FORA DELE HABITUALMENTE;

  • eu não concordo muito não, por que é muito literal, o bom senso caberia nessa questão.

  • Pessoal, eu respondi de acordo com o Decreto, mas convenhamos que ele está ultrapassado demais, até porque, hoje em dia, ou seja, quase 22 anos após o Decreto entrar em vigor, o alcoolismo é considerado uma doença e como tal deve ser tratado. Na prática e de acordo com a Lei, o funcionário que toma "todas", jamais seria punido com a "censura". Mas como devemos responder de acordo com o Decreto, então que seja assim, o importante é ser aprovado..Abraços!!

  • A partir do momento que você assina a sua posse no cargo, você se torna um servidor 24/7( literalmente falando). Segunda a regra deontológica, você não carrega apenas a sua pessoa na responsabilidade de seus atos, mas também o nome de servidor público.Você torna-se servidor público dentro ou fora do órgão público. É questão de honrar e resguardar o cargo de servidor público. 


  • Errado, a vida privada do servidor integra na sua vida pública 

  • n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;entário...

  • Gabarito: CERTO

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • CERTA.

    É uma vedação.

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Porém se a questão disse que é proibido o servidor se embriagar, estaria errada, pois ele só não pode fazer isso habitualmente.

  • Meu bem, se quiser ser servidor público, deve ter uma vida integra, dentro e fora do trabalho!

    Deleita-te no Senhor, e ele te concederá oq deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. S.37:4,5

  • Decreto 1171/94:
    XV - E vedado ao servidor público;
    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;
    Por isso...

    CERTO.

  • Gabarito = Certo

    Cuidado com as "pegadinhas restritivas" da Cespe do tipo:

    "Embriagado só no serviço",  "Embriagado só fora do serviço"

    >> Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente. Inciso XV, alínea n -  Decreto 1171/94

  • Mas o que é considerado ''habitualmente''? Todos dias da semana? 3x por semana? 1 vez? 

  • Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Habitualmente é uma prática frequente.

  • Ohh gente, imagina, todos os servidores trabalhando com ressaca? QUE MAU HUMOR!!!....rsrs

  • Que venha o INSS

  • Uhul!

      Alguns de nós tomava suco de macaxera!!!

  • Certa !

     

    Alguns de nós colocava a mão na ratoeira!

     

     

  • Alguns de nós eram... Concurseiro e concurseira!!!

    Amém!!!

  • Alguns de nós tomava banho na torneira!

  • é importante destacar que a embriaguez por si só não é vedada,mas comete -la habitualmente,sim!

     

  • Alguns comentários desnecessários atrapalham o estudo.

  • Imagina um Juíz bêbado - mesmo que fora do serviço - dando vexame. Que exemplo, hein? :P
  • Embora não concorde nem um pouco com esse tipo de tratamento "ético" em haver na vida privada. Conforme os parametros do Código de Ética a assertiva estar correta. Sendo o que vale não é o que entendo mas o que a banca entende como certo.

  • Vedações ao servidor Público:

    # apresentar se ao trabalho habitualmente;

    Regra deontológica:

    A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

    Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • Pessoal a regra diz "habitualmente", não tem problema beber umazinha de vez em quando, o problema é você virar um cachaceiro e todo santo dia aparecer bebado caido em algum lugar.

    Imagine um juiz/desembargador, conhecido pelo povo da comarca onde ele atua como "o cachaceiro togado", isso mancha a imagem do cargo por ele ocupado e a reputação da instituição a qual ele pertence.

  • Kkkkkkk, cachaceiro togado kkkkkkk.

    Só queria saber onde está escrito que o servidor não pode beber todos os dias?

  • Só no Brasil mesmo, um monte de regrazinha que ninguém le, as pessoas só leem pq querem passar num concurso e a banca simplesmente destroi os candidatos psicologicamente e enquanto isso na política: roubo, corrupção, o cara desvia dinheiro de não sei onde para fazer festas, contratar prostitutas de luxo, comprar cocaina etc e no dia que a você futuro servidor da Polícia Federal vai prender ele, ele fala que você infrigiu a dignidade da pessoa humana e é anti ético e vem os semi deuses do STF o soltam.... Apenas um desabafo, gabarito correto.

  • Certo!

    Base legal Decreto n.º 1.171/1994

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se INTEGRA na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • está vedada a cervejinha de sexta feira.             z u e i r a

  • Vedado

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • AH... SE ISSO FOSSE VERDADE. KKK MAS UMA UTOPIA DO SERVIÇO PUBLICO.

  • CERTA!!!

     

    Tô lascada kkkkkkkkk

  • rto!

    Base legal Decreto n.º 1.171/1994

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se INTEGRA na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Reportar abuso

  • Pouxa! Nem molhar o bico pode? Eu ein... será que entro ou não nesse tal de serviço público? kkkkkkkk

     

    Natalia Martins, kkkkkkkkk....

     

    Mortais, fé na missão.
    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV – É vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

     

    Lembrem-se de que, de acordo com o próprio Código de Ética, a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Isso significa que os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia do servidor em sua vida privada podem influenciar o seu conceito na vida funcional. Observem, também, que a redação é muito clara ao colocar o termo habitualmente, advérbio que expressa que a ação é praticada com frequência

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • É exatamente o que dispõe o Decreto nº. 1.171/1994.Ao servidor público é vedado apresentar-se embriagado, ainda que fora do trabalho, de maneira habitual.

    Gabarito: CERTO

  • Até pode embriagar-se .... só não pode ficar dando uma de louco, postando tudo que faz e chamando a atenção em locais públicos. O bom senso existe .... e o servidor público deve saber usá-lo.

  • Os servidores podem se embriagar esporadicamente fora do seu horário de expediente. (Correto)

    habitualmente (errado)

  • Certa

    Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.

  • n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

  • Aaaa nao vei, pode nem mais tomar uma agora!

  • Gabarito''Certo''.

    Seguindo a interpretação literal do decreto 1171/94, os atos da vida privada são capazes de refletir diretamente no conceito funcional do servidor público. Assim, a embriaguez habitual, ainda que fora do ambiente de trabalho, é conduta vedada.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Gab.: Certo

    De acordo com o Decreto 1.171/94 - Das Vedações ao Servidor Público:

    XV - É vedado ao servidor público:

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    Ainda, as Regras Deontológicas, dizem que:

    VI - função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se INTEGRA na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    Bons Estudos!

  • Todo final de semana pode galera??


ID
1739695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito de ética e de conceitos a ela relacionados, julgue o seguinte item.

O pagamento de impostos pelo contribuinte demonstra comportamento ético no exercício da cidadania, uma vez que, mediante o cumprimento de suas obrigações tributárias, o cidadão colabora para o custeio das despesas comuns.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     

     

    O bem comum envolve a disponibilização dos meios para o pleno desenvolvimento do ser humano, como indivíduo e como membro
    de uma comunidade. Por isso mesmo, o bem comum implica em uma postura ética.

     

     

  • Certo. 


    A características da ética:

    - Ela é permanente.

    - Universal.  O pagamento de impostos é bem comum.

    - Regra.

    - Teórica(Ciência).

    - Princípios.


  • Interpretei a assertiva como correta, a partir dessa passagem do DECRETO Nº 1.171/94 [Das Regras Deontológicas(senso do dever)] IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

     

    bons estudos!

     

  • Um jeito bonito de justificar a coação do Estado na cobrança de impostos.

  • Correto

    Ética ( T de Doutrina, está na lei o Pagamento de Impostos) ou então qualquer coisa relacionada ao estudo, viu a palavra Ética, veja se a questão está mencionando E de estudo ou T de doutrina ou lei antes de resolve -la.

    Moral: Costumes e questionamento de valores culturais de uma determinada pessoa ou região, o que pode ser moral pra mim, pode não ser pra você e não há perduração do tempo por prazo determinado!

    Bons Estudos

  • A cidadania está relacionada com a ideia de contribuirmos para a melhor sociedade possível.

    Assim, contribuir para o custeio dos serviços públicos nessa sociedade, por meio do pagamento de tributos, também é uma forma de exercer a cidadania.

    Gabarito: Certo.

  • 490 libertários/ancaps marcarão errado nessa pergunta.

  • Ética é Teoria

    Moral é prática

    Boiei agora

  • que lindo!

  • OK, O pagamento de impostos pelo contribuinte demonstra comportamento ético no exercício da cidadania, mas cobrar impostos absurdos é.....

  • Cobrar impostos e não retornar tais investimentos em saneamento básico, educação, segurança, melhores condições de saúde, entre outras questões, é o que torna a cobrança de impostos antiético.

  • A respeito de ética e de conceitos a ela relacionados, é correto afirmar que: O pagamento de impostos pelo contribuinte demonstra comportamento ético no exercício da cidadania, uma vez que, mediante o cumprimento de suas obrigações tributárias, o cidadão colabora para o custeio das despesas comuns.

  • IMPOSTO É ROUBO !!!

  • Tem demonstração de comportamento ético não, dona Cespe, vai não pagar pra ver...

  • Imposto é roubo, pois é eticamente indefensável, porém você está prestando concurso público e deve, assim, defender o Estado a todo custo. Resposta CERTA

  • A banca CESPE me vem com cada uma....

  • «Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mateus 22:21)


ID
1739698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

A respeito de ética e de conceitos a ela relacionados, julgue o seguinte item.

A moral pode ser entendida como um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos em uma comunidade social, e sua função pode variar de uma sociedade para outra.

Alternativas
Comentários
  • gabarito. CERTO

    A moral não é algo individual, ela vem da cultura de uma sociedade.
    .
    Ex:No Brasil, devido a nossa herança cultural e católica, a poligamia é algo imoral. Já em países onde a religião muçulmana predomina, a poligamia é algo legal, moral e até dá status ao homem.
    . Resumindo. o que é moral em determinado país pode ser imoral em outro.Logo, a função da moral pode variar de uma sociedade para outra..
    AVANTE!!
  • A moral é decorrente da ética: relaciona-se mais ao microambiente em que
    se vive, traz conceitos mais passageiros e refere-se a costumes, cultura e práticas.
    Portanto, a moral pode ser relativizada, pois muda de época para época, de um
    país para outro e, até mesmo, de um indivíduo para o outro.


    Augustinho Paludo -  Adm pública para concursos

  • Errei pelo "conjunto de normas e regras", me pareceu muito formal. 

  • A parte de "normas e regras" me fez também errar. Alguém sabe detalhar mais sobre essa parte?

  • Gab: Certo.


    A moral é decorrente da ética: relaciona-se mais ao microambiente em que 
    se vive, traz conceitos mais passageiros e refere-se a costumes, cultura e práticas. 
    Portanto, a moral pode ser relativizada, pois muda de época para época, de um 
    país para outro e, até mesmo, de um indivíduo para o outro.


    Augustinho Paludo -  Adm pública para concursos


  • Conjunto de normas e regras? estranho viu...

  • CTRL C / CTRL V da colega pode????

  • Se tem variações de uma comunidade para outra, então é "moral".

  • CORRETO!!!
    diferenças conceituais entre ÉTICA e MORAL:


    **MORAL deriva do latim mores, que significa “costume”. Aquilo que se consolidou ou se cristalizou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade. Regras estas determinadas pela própria sociedade.


    **ÉTICA vem do grego ethos. Em sua etimologia, ethos significa literalmente morada, habitat, refúgio. O lugar onde as pessoas habitam. Mas para os filósofos, a palavra se refere a caráter,índole,natureza.

  • Alguem pode explicar " sua função pode variar"?

  • A moralidade não é universal. Isso porque o que pode ser reconhecido como moral para um grupo social pode não ser para outro.
    Podemos ver, como exemplo, os valores morais que determinados grupos religiosos compartilham, que nem sempre são aceitos por outros grupos.

  • A primeira parte da questao refere-se ao conceito de DIREITO, e nao de moral. Estranho esse conceito técnico de moral, conjunto de normas e regras, mas, resta aceitarmos.

  • GAB.: C

    MORAL é um conjunto de normas que regem uma sociedade, a coletividade em si. (ex.: o ato de beber e dirigir é, no Br, crime, ou seja, um senso comum). É algo comum a todos e pode variar de cultura para cultura.

    ÉTICA é a interpretação individual dessas normas -da moral. Então, pode variar de pessoa para pessoa. (ex.: alguns creem que é necessária a quarentena, outros creem que o comércio deve voltar ao normal, ou seja, um senso individual).

  • Ética é teoria ----------------- Moral é prática

    Ética é o princípio ------------ Moral é conduta 

    Ética é permanente ---------- Moral é temporal

    Ética é universal -------------- Moral é cultura

    Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra

    Ai a pessoa lembra desse esqueletinho aqui e erra a questao ( foi o meu caso), posso até ter me equivocado, mas com essa materia é assim. São muitos conceitos soltos, muitas doutrinas, se o examinador quiser ferrar com a maioria em uma prova; ele coloca uma 3 tres questoes de ética bem loucas e diz que é certo e acabou aí. Errar tres questoes hj no concurso é dizer xau pra aprovação, na maioria dos concursos.

  • nao, cara!

    Proclise, Mesoclise e Enclise!!

  • A questão em comento requer conhecimento de axiomas básicos da Moral.

    A Moral, tal qual o Direito, é um conjunto de normas.

    Diferente do Direito, a moral não tem a sanção qualificada, ou seja, os preceitos morais, uma vez desobedecidos, geram censuras internas do indivíduo, reprovação social, mas nenhum tipo de sanção com a sistematização e calibragem específica do Direito.

    A Moral, com efeito, é contextual, varia no tempo e modifica-se no comparativo de uma sociedade em relação à outra.

    Logo, a assertiva está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • GABARITO: CERTO

    A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade.

    Fonte: https://www.significados.com.br/moral/

  • A "FUNÇÃO" da moral pode variar? Eu sei que as regras podem variar, mas a FUNÇÃO? A moral pode não ter a mesma função em culturas diferentes?