SóProvas


ID
1739617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

O padrão ofício é usado para uniformizar a apresentação dos elementos das comunicações oficiais por meio de diagramação única da qual devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto.

Alternativas
Comentários
  • Padrão ofício é o conjunto de regras aplicáveis a ofício, aviso e memorando.

  • 3. O Padrão Ofício

            Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. 


    Manual de Redação da Presidência da República.


    Bons Estudos!

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:
    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Análise de Sistemas - BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O aviso, o memorando e o ofício são expedientes que podem apresentar uma diagramação comum, denominada padrão ofício.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos EducacionaisDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Diagramação; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O padrão ofício é um tipo de diagramação que pode ser adotado em diversos expedientes, tais como o aviso, o memorando e a exposição de motivos.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padrão IDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; Memorando; 

    O padrão ofício foi definido com o objetivo de uniformizar a diagramação dos expedientes ofício, memorando e aviso, mantendo-se, contudo, as especificidades de cada um desses expedientes.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”


  • Marque errado pelo seguinte motivo. Na exposição de motivos, que também segue o padrão ofício, não existe assunto. Dessa forma não são todas os redações que seguem o padrão ofício que irão conter os elementos relatados na questão. Alguém concorda??

  • Concordo com você Alex, marquei errado também, a exposição de motivos há uma sugestão e não tem assunto. Há uma questão da própria Cesp que comprova isso, logo nem todo padrão ofício deve conter assunto.

    Q524141

    Ano: 2015

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: DEPEN

    A exposição de motivos e a mensagem diferem no que se refere à indicação do local e da data. Enquanto a exposição de motivos segue o padrão ofício em relação a esse aspecto, a mensagem não o segue, ao trazer a indicação do local e da data a 2 cm do final do seu texto. 

    Gabarito: Certo


  • Marquei o item como incorreto. Por que raios está correto?

  • CERTO


    Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • Quase marco ERRADO, pois há mais aspectos a se analisar e compor a estrutura, contudo marquei o certo por não ter SOMENTE ESSE FATOS CONTRIBUEM PARA A ESTRUTURA DO DOCUMENTO. Isto é, fazem parte do documento? SIM, SOMENTE ELES? NÃO!!

    Questões incompletas no cespe não é sinal de erro.


    GAB CERTO

  • Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • cespe dando uma de fcc.

    " ha tres tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:o oficio o avio e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar a diagramção única , que siga o que chamamos de padrão oficio".

    confesso que errei a questão, por pensar que a diagramação única não caberia haja vista as pequenas peculiaridades encontradas em cada um deles.

  • Ahahah, vcs notaram o porquê de haver a palavra vaga "estrutura" na questão? Abram o manual em PDF e vejam! A banca foi copiar a linha "e) texto:", q era o correto, e acabou copiando a logo abaixo com a palavra solta nada a ver "estrutura:". Oooooo

  • Realmente o CESPE cobra mais entendimento do que o literal, quem tem excelente memória e facilidade de decorar, tem altas possibilidades de errar as questões da banca, pura malícia e entendimento, não tem pra onde fugir.

  • Certo, dentre outros requisitos.Galera, uma dica é que as questões incompletas só estão erradas quando vier com um termo restritivo como "somente".

  • Pessoal, vendo comentários, vi alguns afimando que a exposição de motivos não possui assunto.

    Isso é verdade ?

    Grato desde já !

  • Marquei errado, pois não DEVE conter a identificação do signatário. No caso de documentos assinados pelo Presidente da República deverá constar apenas a assinatura.

     

    2.3. Identificação do Signatário

            Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:

     

    Uma outra questão do Cespe cobrou isso:

     

    Questão Q579916; Telebrás 2015

     

    A mensagem, assim como o aviso, o ofício e os demais atos assinados pelo presidente da República, deve conter a identificação de seu signatário.

    ERRADA, em virtude do que diz o item 2.3. do manual de redação oficial da Presidência da República.

     

    Enfim, em algumas questões o Cespe dá o gabarito que quer.

     

  • Felipe PapaRomeuFoxtrot, compreendi sua visão a respeito do assunto, mas se formos observar os detalhes, veremos que a questão em tela traz apenas a REGRA, esta que você apresentou em comparativo traz a EXCEÇÃO. 


    Respondi levando em consideração a regra geral, pois a assertiva não apresentou nenhum aspecto que observasse a exceção. 

     

    Bons estudos!

  • padrao culto e nao exceçao culta....

  • Isabela postou como questão errado mas está certo, creio que ela deve ter se atrapalhado.

  • O Cespe joga muito com regra e exceção, muita atençao na leitura de questões cespianas, galera!

  • MAS ASSINATURA É UMA DAS FORMASS DE IDENTIFICAÇÃ DO DO PRESID. DA REPUBLICA

  • Pessoal, discordo do enunciado

    A questão fala de estruturas como identificação do signatário. Lembro que o presidente apenas assina em seus documentos oficiais

    Não possui identificação do signatário

    No MRPR há dois itens: Assinatura em um e a identificação do signatário em outro. Sendo assim, não vejo como sendo possível a assinatura ser entendida como a identificação do signatário, em se tratando do presidente

    Alguém me ajuda nesta interpretação ?

     

  • Dois exceções à regra que deixa a questão passível de recurso:

    Quando for o presidente o remetende, basta a assinatura.

    Aviso e Memorando que  precisam conter o campo assunto.

  • GABARITO CORRETO.

     

    3. O Padrão Ofício

            Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças.

     

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    2a edição, revista e atualizada

    Brasília, 2002

     

     

  • Errei pq engoli com farinha a palavra padrão! PQP!

  • Marquei errado pelo seguinte:


    Como assim: "devem constar assunto, estrutura e identificação do signatário do texto"?


    Assunto? OK

    Identificação do sig.? em regra, OK.


    Onde constrará "Estrutura"?





  • GABARITO: CERTA.

    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

  • Certo.

    Como vimos, o Padrão Ofício compreende três espécies de comunicação:

    • Ofício;

    • Aviso; e

    • Memorando.

    Essas três espécies se diferenciam pela finalidade e se assemelham pela forma. Nessa diagramação única, devem constar (os elementos destacados são os indicados pelo item):

    a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede

    b) local e data

    c) assunto

    d) destinatário

    e) texto (estrutura)

    f) fecho

    g) assinatura

    h) identificação do signatário.

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre

  • Não entendo como a questão está certa. O termo ''deve'' invalida ela, já que as comunicações assinadas pelo Presidente da República não precisam ter a identificação do signatário.

  • tratar com estrurura está de sacanagem né...

  • Toda vez que me deparo com essa questão eu deixo em branco... Nunca se sabe se a CESPE tá cobrando a regra ou a exceção, por isso, branquinho nela

  • Lembrando, antes se utilizava o ofício, o aviso e o memorando.

    Após alterações foi mantido apenas o Ofício !!!