SóProvas


ID
173962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A Era Vargas foi plenamente democrática.

Alternativas
Comentários
  • Errado...

    Vargas assumiu o poder em 1930 até 1945. Nesses 15 anos o governo dele passou por várias fases. Podemos cita-las aqui:

    Inicialmente temos o Governo Provisório (1930-34), em seguida, o Governo Constitucional (1934-37) e, finalmente, o período autoritário, conhecido como Estado Novo (1937-45).

    Em vargas se concentravam autoritariamente os recursos políticos. Entre esses o principal, para manter seu poder de barganha internacional e contar os militares (que eventualmente pretendessem exercer o controle direto do poder), era a sua legitimação carismática. Isso lele conseguia através da manipulação de símbolos nacionais e da construção de imagens idealizadas a seu respeito, como a de "pai dos pobres". A personalização aparente do poder de Getúlio Vargas, que durante muito tempo encobriu o resto da cena do período, é uma caracteristica meramente descritiva e indica uma intensa autonomia de Estado. Para que a liderança carismática (e autoritária) alcançasse alguns objetivos concretos era obrigada a percorrer determinados circuitos. 
  • A chegada de Vargas ao poder já não foi nada democrática!

    Vargas perdeu a eleição e a galera, "na base da chibata"(Revolução de 30), colocou ele no poder.

  • Gab E.

    Getúlio Vargas era um político com características marcantes de extrema direita, visando uma centralização de poder e golpes políticos a fim de que a democracia fosse enfraquecida.

  • Vargas além de assumir indiretamente era ditatorial.

  • Além de assumir o governo indiretamente, Vargas fazia com que o poder fosse centralizado, ele se aproximava da massa para pagar de "bom moço', porque assim ganhava a confiança de todos. E no Estado novo, período ditatorial, nem mesmo as determinações de Vargas não precisavam de aprovação do Legislativo, pois já possuíam força de lei.

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ora ora, parece que o examinador é um ótimo humorista...

  • a Era Vargas foi um tempo de DITADURA

  • KKKKKK

  • KKKKKK VOLTA 2008

  • confia