SóProvas


ID
173965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A redemocratização, iniciada com a queda do Estado Novo, foi marcada por sucessivas crises.

Alternativas
Comentários
  • Questão super certa!

    Analisamos alguns pontos importantes. Primeiro, foi a partir de 1942 que o EN começou a apresentar os primeiros sinais de crise. Tinha um impasse entre a situação política interna brasileira (que era um governo autoritário), e o cenário externo, de uma guerra, da qual faziam parte soldados brasileiros que lutavam pela democracia no país. 
    Em 1943 o Manifesto dos Mineiros, assinado por políticos, intelectuais e empresários de Minas Gerais, exigia a redemocratização do País e circulava por todos país. Estudantes, intelectuais e a imprensa criticavam Vargas.
    Enquanto o controle sobre o Estado diminuía, Vargas criou novas condições de sobrevivência política, a longo prazo como a Lei Malaia, que limitava as atividades do capital estrangeiro no Brasil, reforçando o nacionalismo.
    Antes de o EN ser derrubado por um golpe, petebistas e comunistas, cujas lideranças haviam sido anistiadas por Vargas, uniram-se na defesa de uma Constituínte com Vargas, movimento conhecido como quererismo. Para quem não sabe, esse movimento que ficou conhecido como quererismo, foi um movimento compostos por simpatizantes do governo de Vargas que reivindicavam a permanência de Vargas no poder, pois os Udenistas desejavam de imediato a deposição de Vargas. 
    Mesmo Vargas criando condições de sobrevivência política, dentre outros beneficios, nada disso foi motivo para que ele permenecesse no poder. No  dia 29 de Outubro de 1945, as forças armadas lideradas pelos generais Góes Monteiro e Dutra, cercaram o palacio di Catete, a sede do governo, e obrigaram Getúlio a renunciar à presidencia. Logo em seguida a presidencia foi assumida, provisoriamente, por militares que, dois dias após, entregaram o comando da nação ao presidente do STF, as quais foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra.

    Espero ter ajudado!
  • NACIONALISTAS X LIBERAIS.

  • Mesmo Vargas criando condições de sobrevivência política, dentre outros benefícios, nada disso foi motivo para que ele permanecesse no poder. No dia 29 de Outubro de 1945, as forças armadas lideradas pelos generais Góes Monteiro e Dutra, cercaram o palácio do Catete, a sede do governo, e obrigaram Getúlio a renunciar à presidência. Logo em seguida a presidência foi assumida, provisoriamente, por militares que, dois dias após, entregaram o comando da nação ao presidente do STF, as quais foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra. 

     certa