SóProvas


ID
1739992
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ciclo de vida dos documentos é determinante na intervenção e gestão do arquivo, dessa forma,

Alternativas
Comentários
  • Gab: B.


    Valor Primário, 1° idade ou arquivo corrente: Entende-se por documento de valor primário aquele que atende
    às necessidades da instituição no seu dia-a-dia, ou seja, o documento
    que ainda serve para fins administrativos, legais ou jurídicos e que pode,
    a qualquer momento, ser solicitado para resolver alguma pendência
    funcional


    Fonte: http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/ciclo-vital-dos-documentos.html


  • Fiquei entre a B e a E, mas acabei acertando. 

     

    Se alguém pudesse me mandar via Inbox o erro da E, eu ficaria agradecido. 

  • GAB B

    erro da E: o texto se encaixa como definição para o processo de envio para a fase permanente, e não fase intermediária.

  •  

    LOCALIZAÇÃO FÍSICA

    arquivos correntes - devem estar localizados junto aos órgãos produtores (nos próprios escritórios ou próximo deles), a fim de facilitar acesso aos documentos por eles mesmos (os administradores)

  •  

    Arquivos Correntes

     

    A primeira das fases, o arquivo corrente, guarda documentos que são consultados frequentemente pelo seu produtor. São documentos de grande valor primário. Este arquivo é vital para o funcionamento de toda instituição,pois abriga todos os documentos que foram e serão criados ou recebidos. Sua localização deve ser a mais próxima possível do produtor, para que possa ter acesso facilitado aos documentos. Entre suas atividades estão:Atividades de Protocolo e Expedição;Arquivamento, empréstimo e consulta;Avaliação de Documentos;Classificação de Documentos;Conservação de Documentos.

     Nesta fase os documentos não são de interesse público,por mais que tenham o valor secundário. Por isso o acesso aos documentos somente é autorizado ao seu produtor, ou a terceiros com a permissão daquele.

     

    ALTERNATIVA B

     

    BONS ESTUDOS

     

    " NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA" 

  • Guardados em locais proximos? Locais proximos não seria os arquivos intermediarios? E os correntes guardados no propio local?

  • Não entendi o erro da D.

  • Renato Holanda.. acredito que o erro esteja na parte que se refere aos arquivos que apresentam vigência finalizada. Estes não devem permanecer no arquivo corrente e sim no intermediário.

    O item D diz que os arquivos que apresentam vigência finalizada devem ficar próximos à área de produção (arquivo corrente).

     

    :)

  • Como eu resolvi:

     

    a) todos os documentos produzidos na instituição devem ser recolhidos para o arquivo permanente no período definido pela legislação. ( NÃO, A LEGISLAÇÃO NÃO DEFINE, É POR INTERESSE ADMINISTRATIVO - LEI Nº 8.159, ART 8º, § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.)
      b) os documentos em idade corrente de arquivamento e que apresentam valor administrativo e vigência atual, devem ser armazenados em locais próximos à área de produção. (CERTO, POIS É CORRENTE ENTÃO É USADO CONSTANTEMENTE, DEVE ESTAR PRÓXIMO - LEI Nº 8.159, ART 8º,§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.)
      c) todos os documentos produzidos na instituição devem ser transferidos aos arquivos centrais ou intermediários como medida de precaução. (NÃO, SÓ VAI PARA INTERMEDIÁRIO SE PERDER VALOR ADM MAS CONTINUA COM VALOR HISTÓRICO)
      d) os documentos em idade corrente de arquivamento e que apresentam vigência finalizada devem ser mantidos próximos à área de produção. (NÃO, SE A VIGÊNCIA FOI FINALIZADA IRÁ PARA INTERMEDIARIA, PERMANENTE OU SERÁ ELIMINADA)
      e) os documentos que perderam a vigência administrativa, porém são providos de valor secundário ou histórico cultural, devem ser mantidos nos arquivos intermediários. (ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS NÃO TEM VALOR SECUNDÁRIO E SIM PRIMÁRIO)

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    A - Somente devem ser recolhidos os documentos com esta expressa destinação em tabela de temporalidade. Documentos destinados à eliminação devem ser descartados também no prazo previsto na tabela de temporalidade. De fato, apenas uma média de 2 a 3% dos documentos produzidos são destinados à guarda permanente. Errado.
    B - Os documentos correntes, devido ao seu alto valor administrativo, são frequentemente utilizados, e por esta razão devem permanecer o mais próximo possível dos setores de trabalho. Correto.
    C - Assim como no recolhimento, somente serão transferidos aos arquivos intermediários documentos que estejam com esta expressa movimentação na tabela de temporalidade. Da mesma forma também, nem todos serão transferidos, pois alguns podem ser eliminados na própria fase corrente. Errado.
    D - Os documentos correntes que prazo de vigência expirado devem seguir a movimentação indicada na tabela de temporalidade, que pode ser eliminação, transferência ou recolhimento. Errado.
    E - Os documentos desprovidos de valor administrativo, mas que possuem valor histórico devem ser recolhidos ao arquivo permanente, conforme destinação definida em tabela de temporalidade. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • a) só os documentos que perderam o seu valor primário e adquiriram o seu valor secundário são recolhidos aos arquivos permanentes.

    b Se os documentos estão sendo frequentemente utilizados, devem permanecer nos setores de trabalho (arquivos correntes) até que o seu valor primário diminua e ele seja eliminado ou aguarde a sua destinação final por tempo determinado no arquivo intermediário.

    c) Temos os casos dos documentos que são diretamente eliminados depois de servirem à instituição nos arquivos correntes e também temos os casos dos documentos que são diretamente recolhidos aos arquivos permanentes após cumprirem às suas funções de criação.

    d) Nesse caso temos três possibilidades: eliminação, transferência ou recolhimento. Vai depender do que a tabela de temporalidade diz sobre aquele documento.

    e)   Duas situações são possíveis:


    1) se a tabela de temporalidade determinar que esse documento deve permanecer no arquivo intermediário antes de ser recolhido, assim será.

    2)  se a tabela de temporalidade disser que o documento poderá ser recolhido diretamente ao arquivo permanente, assim será.

    Gabarito: B

  • a) só os documentos que perderam o seu valor primário e adquiriram o seu valor secundário são recolhidos aos arquivos permanentes.

    b) Se os documentos estão sendo frequentemente utilizados, devem permanecer nos setores de trabalho (arquivos correntes) até que o seu valor primário diminua e ele seja eliminado ou aguarde a sua destinação final por tempo determinado no arquivo intermediário.

    c) Temos os casos dos documentos que são diretamente eliminados depois de servirem à instituição nos arquivos correntes e também temos os casos dos documentos que são diretamente recolhidos aos arquivos permanentes após cumprirem às suas funções de criação.

    d) Nesse caso temos três possibilidades: eliminação, transferência ou recolhimento. Vai depender do que a tabela de temporalidade diz sobre aquele documento.

    e) Duas situações são possíveis:

    1) se a tabela de temporalidade determinar que esse documento deve permanecer no arquivo intermediário antes de ser recolhido, assim será.

    2) se a tabela de temporalidade disser que o documento poderá ser recolhido diretamente ao arquivo permanente, assim será.

    Gabarito: B