SóProvas


ID
1740013
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um evento a ser realizado pelo Conselho Regional de Odontologia contará com representantes do Poder Executivo. No caso do governador do Estado, o pronome de tratamento e o fecho que devem ser utilizados no documento a ele enviado são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 



    Manual de Redação da Presidência da Republica 

    2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento


    Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:



    a) do Poder Executivo;

    Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais.



    2.2. Fechos para Comunicações


    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:


    Atenciosamente



  • O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente

  • Uma dúvida, se ne letra "c" a segunda opção fosse "respeitosamente" no lugar de "cordialmente", estaria correto, não é?!

  • Estaria errado Lucas, o uso de Excelentíssimo é apenas para Presidente da República, Presidente do Senado e Congresso Nacional e Presidente do Supremo Tribunal Federal!

  • V. Exa. ---> Respeitosamente.

    Obs.: Para os chefes dos três poderes não deverá usar abreviaturas (Vossa Excelência).