SóProvas


ID
1740361
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. No Brasil, devem existir cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B. A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno infantil) também pode ocorrer. De maneira semelhante às outras hepatites, as infecções causadas pelo HBV são habitualmente anictéricas. Apenas 30% dos indivíduos apresentam a forma ictérica da doença, reconhecida clinicamente. Os exames específicos para o diagnóstico do tipo de infecção para hepatite B são os sorológicos. Assinale a alternativa em que o marcador sorológico para hepatite B está de acordo com seu significado:

Alternativas
Comentários
  • Marcador Significado HBsAg É o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV. Na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis em até 24 semanas. Anti-HBc IgM É marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção. Anti-HBc IgG É marcador de longa duração, presente nas infecções agudas e crônicas. Representa contato prévio com o vírus. HBeAg É marcador de replicação viral. Sua positividade indica alta infecciosidade. Anti-HBe Surge após o desaparecimento do HBeAg, indica o fim da fase replicativa. Anti-HBs É o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas

  • HBsAg se positivo indica doença instalada

    HBeAg indica replicação viral, se reagente indica alta infecção

    Anti HBe indica fim da replicação viral

    Anti HBs se positivo indica imunidade ,se negativo indica suscetibilidade

    Hepatite B aguda: Interpretação dos marcadores sorológicos

    HBsAg: É o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV. Na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis em até 24 semanas.

    Anti-HBc IgM: É marcador de infecção recente, (AGUDA )encontrado no soro até 32 semanas após a infecção

    Anti-HBc Total: É marcador presente nas infecções agudas pela presença de IgM e crônicas pela presença de IgG. Representa contato prévio com o vírus.

    HBeAg: É marcador de replicação viral. Sua positividade indica alta infecciosidade

    Anti-HBe: Surge após o desaparecimento do HBeAg, indica o fim da fase replicativa

    Anti-HBs: É o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas.