- ID
- 94942
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-AM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
A prevenção da hepatite causada por vírus B é realizada por meio de:
A prevenção da hepatite causada por vírus B é realizada por meio de:
Nos casos confirmados de hepatite B, os clientes devem ser orientados quanto aos meios de transmissão da doença, que podem se dar por
O potencial de transmissão dos vírus HIV, HBV e HCV está relacionado a alguns critérios, tais como:
I. tipo de exposição, quantidade de fluido e tecido.
II. status sorológico da fonte e do acidentado.
III. suscetibilidade do profissional exposto.
É correto o que consta em
O Brasil é classificado pela Organização Mundial de Saúde como o país de maior endemicidade para hepatite A, cuja transmissão pode ocorrer
Nas ações educativas em saúde sobre a prevenção da hepatite B, recomenda-se
A qualidade de vida de uma população está relacionada às
condições ambientais e de saneamento, bem como às políticas de
saúde e habitação, que contribuem para a diminuição de doenças e,
consequentemente, internações hospitalares. Acerca desse tema,
julgue os itens a seguir.
A hepatite B, doença infecciosa, é adquirida por meio de ingestão de água contaminada.
As hepatites virais são identificadas como um grave problema de saúde pública no Brasil e apresentam diferentes formas de transmissão, como ocorre
A suspeita de hepatite viral pode ser frequentemente relacionada a diversas alterações clínicas, incluindo
Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico são medidas que previnem a hepatite do tipo
São fatores de risco para Hepatite B. Coloque V (verdadeiro) ou F (Falso).
( ) Hemodiálise.
( ) Múltiplos parceiros sexuais.
( ) Receptor de sangue ou produtos sanguíneos.
( ) Uso de drogas injetáveis/ EV
( ) Exposição freqüente ao sangue, produtos sanguíneos ou outros líquidos corporais.
Marque a sequencia correta
O vírus VHB causador da hepatite B, de acordo com o Ministério da Saúde, está presente no
Sobre a hepatite por vírus B, é correto afirmar que:
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde/2009, a hepatite viral crônica B pode ser dividida em fases, sendo elas:
Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem.
Um doador de sangue que apresente pelo menos um marcador reagente para hepatites A, B, C, D ou E será considerado um caso suspeito, mesmo que não apresente sintomas.
Tendo em vista que as normas de vigilância epidemiológica preconizam ações para controle e acompanhamento das hepatites virais, julgue os itens que se seguem.
Entre as hepatites virais, apenas a hepatite A na forma aguda e a hepatite B são de notificação compulsória, devendo-se inclusive notificar os casos suspeitos por meio da ficha de notificação e investigação padronizada do Sistema Nacional de Agravos Notificáveis.
As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite.
A transmissão da hepatite B ocorre por meio de água e alimentos contaminados.
As medidas de controle da Hepatite B incluem,
Dentre as doenças infecciosas causadas por vírus, as hepatites são relevantes por seu caráter insidioso e pela gravidade de terem o fígado como órgão alvo.
Considerando-se o modo de transmissão das hepatites, para quais tipos o enfermeiro deve indicar procedimentos e cuidados inerentes à transmissão sanguínea?
Os vírus das hepatites virais são reconhecidos pelas suas siglas em inglês e nomeiam as diferentes formas da doença. São eles: Hepatitis A Virus (HAV), Hepatitis B Virus (HBV), Hepatitis C Virus (HCV), Hepatitis D Virus (HDV) e Hepatitis E Virus (HEV).
Sobre as hepatites virais identifica-se que
Sao possíveis vias de transmissão das hepatites virais B e C exceto:
A imunoglobulina humana anti-hepatite tipo B (IGHAB), disponível nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), é indicada para pessoas não vacinadas após exposição ao vírus da hepatite B nas situações relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação ao risco ocupacional para transmissão do HIV e dos vírus das hepatites B e C, são classificados perigosos os acidentes envolvendo os seguintes, EXCETO:
Em um paciente foi realizado exame para diagnosticar hepatite A pela identificação dos marcadores sorológicos. Obteve-se como resultado sorológico: Anti-HAV total positivo e Anti-HAV IgM negativo. Esse resultado está relacionado com
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes e importantes particularidades. Sobre as Hepatites, assinale a alternativa INCORRETA.
Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e coinfecções de 2013, assinale a alternativa que apresenta os inibidores de protease incorporados para tratamento da hepatite crônica C no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre os vários tipos de hepatite, assinale a alternativa que contenha apenas tipos de hepatite transmitidas por via parenteral.
Sobre hepatite B, assinale a alternativa correta.
O vírus da hepatite tipo B é constituído de um antígeno de superfície denominado HBsAg, também conhecido como antígeno:
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que podem apresentar características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém, com importantes particularidades. Considerando as formas de transmissão e particularidades das hepatites, correlacione as colunas, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.
(1) Hepatite A (HAV)
(2) Hepatite B (HBV)
(3) Hepatite C (HCV)
( ) Transmissão ocorre por via parenteral e em um percentual significativo de casos não é possível identificar como ela ocorreu. Possuem risco acrescido para a infecção por via parenteral: indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, usuários de drogas intravenosas ou usuários de drogas inaladas e aspiradas que compartilham os equipamentos de uso, pessoas que fizeram tatuagens, aplicaram piercings ou que apresentam outras formas de exposição percutânea. A transmissão sexual é pouco frequente.
( ) Transmissão fecal-oral; por contato interhumano ou através de água e alimentos contaminados. A transmissão parenteral é rara, mas pode ocorrer se o doador estiver na fase de viremia do período de incubação. Em regiões menos desenvolvidas as pessoas são expostas ao vírus em idades precoces, apresentando formas subclínicas ou anictéricas.
( ) A transmissão do vírus se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (maternoinfantil) também pode ocorrer.
É considerado um fluido biológico de risco para as hepatites B e C . Assinale - o
A Hepatite A é uma doença infecciosa de etiologia viral que pode ser transmitida por meio de
Considerando as doenças infectocontagiosas e suas respectivas características, faça a correlação da segunda coluna de acordo com a primeira:
1- AIDS ( ) Doença viral grave, sem vacina em nosso país.
2- Raiva ( ) Doença viral diagnosticada pela diminuição do número de
plaquetas.
3- Ancilostomose ( ) Tipo de verminose que provoca anemia nos doentes.
4- Hepatite C ( ) É considerada uma das doenças bacterianas mais antigas.
5- Tuberculose ( ) Complicação de verminose.
6- Meningite bacteriana ( ) Doença extinta no Brasil.
7- Herpes Zoster ( ) Doença viral com apenas um caso de sobrevivência registrado no
Brasil.
8- Varíola ( ) Doença viral que tem evidenciado uma constante queda na
prevalência em virtude da descoberta de novos medicamentos
efetivos.
9- Cisticercose ( ) Doença viral cujo tratamento envolve medicação específica e
diminuição do estresse.
10- Dengue ( ) Doença bacteriana que permanece com alta letalidade
A sequência CORRETA é:
As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. As equipes de atenção básica têm papel relevante na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras – sintomáticas ou não – de hepatites. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes situações clínicas, consideradas como suspeitas de hepatite viral e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Icterícia aguda e colúria.
( ) Diminuição de aminotransferases.
( ) História de exposição percutânea ou de mucosa a sangue e/ou secreções de pessoas portadoras ou com suspeita de infecção pelo HBV ou HAV.
( ) História de contato sexual ou domiciliar com indivíduo sabidamente HBsAg reagente e/ou anti-HBc reagente
( ) Exames sorológicos de triagem reagentes para hepatites (doadores de sangue e/ ou órgãos, usuários de hemodiálise e ambulatórios de DST).
As exposições que podem trazer riscos de transmissão ocupacional do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV) são definidas conceitualmente como
Assinale a alternativa que contenha as doenças causadas por vírus:
As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. No Brasil, devem existir cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B. A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno infantil) também pode ocorrer. De maneira semelhante às outras hepatites, as infecções causadas pelo HBV são habitualmente anictéricas. Apenas 30% dos indivíduos apresentam a forma ictérica da doença, reconhecida clinicamente. Os exames específicos para o diagnóstico do tipo de infecção para hepatite B são os sorológicos. Assinale a alternativa em que o marcador sorológico para hepatite B está de acordo com seu significado:
Sobre a Hepatite B, assinale a alternativa correta.
As orientações educativas à população são uma importante forma de controle de doenças e que o ACS precisa estar preparado para fazer. Dessa forma, qual das doenças a seguir é transmitida através da água contaminada?
A contaminação pelo vírus da Hepatite A ocorre principalmente
No diagnóstico laboratorial da hepatite viral do tipo B, o marcador que, quando reagente, indica maior risco de transmissão da doença, é o:
A hepatite B é considerada também uma doença sexualmente transmissível e a maioria dos casos não apresenta sintomas. Ela pode se desenvolver de duas formas: aguda e crônica. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais. Sobre a interpretação dos marcadores sorológicos na hepatite B, é CORRETO afirmar:
A hepatite é uma doença que acomete o fígado, cujas manifestações clínicas gerais incluem fadiga, anorexia, icterícia, colúria e fezes esbranquiçadas. A hepatite cujo modo de transmissão é fecal-oral é do tipo:
A hepatite B pode se desenvolver de duas formas, aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio do exame:
Nas Hepatites Agudas, é o único anticorpo que confere imunidade ao vírus da Hepatite B (HBV), além de estar presente isoladamente em pessoas vacinadas para a Hepatite B:
A hepatite A, tem maior prevalência em áreas com más condições sanitárias e higiênicas. Ela é considerada uma doença:
Na Hepatite B, qual o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV, e que na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis rapidamente.
Hepatites de transmissão basicamente fecal-oral:
O Programa de Prevenção e Controle de Doenças Imunopreveníveis tem como objetivo prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização. Não é uma doença imunoprevenível:
Quanto às vias de transmissão das hepatites virais, assinale a alternativa que apresenta a transmissão por via parenteral:
A hepatite é uma inflamação aguda do fígado, marcada pela destruição da célula hepática. Assinale o tipo que é transmitido quase exclusivamente por via fecal-oral.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.
Quanto às vias de transmissão das hepatites virais, é correto afirmar que a principal via de transmissão das hepatities ____e ____ é a via oral-fecal.
As doenças infecto-parasitárias no Brasil ainda impactam o perfil de morbimortalidade sendo muitas passíveis de prevenção e controle. Dados os tipos de hepatite,
I. Hepatite A.
II. Hepatite B.
III. Hepatite C.
IV. Hepatite D.
quais apresentam relação com as condições sociais, econômicas e sanitárias/higiene, cujo contágio ocorre via oral-fecal, por contato entre pessoas ou pela contaminação da água e alimentos, podendo ser prevenida por vacina e a sua distribuição ainda é mundial?
Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa e sua transmissão pode ocorrer através do sangue, do esperma e do leite materno. A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Felizmente o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde especificamente para grupos mais vulneráveis à doença indicados abaixo, EXCETO:
Com relação aos tipos de doenças e seu período de incubação, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
(1) Cólera
(2) Hepatite E
(3) Hepatite A
(4) Leptospirose
( ) A incubação é de 15 a 64 dias.
( ) A incubação varia de 15 a 45 dias.
( ) A incubação em média é de 10 dias.
( ) A incubação pode ocorrer das primeiras horas após a
contaminação até 5 dias.
Hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus, tendo como órgão alvo o fígado. Assinale a opção que apresenta a forma de transmissão do vírus da Hepatite A.
Considerando os cinco tipos de hepatites A, B, C, D, E o(s) tipo(s) imunoprevenível(is) é(são):
A respeito de higiene e profilaxia, julgue o item que se segue.
A giárdia e as hepatites A e E são exemplos de doenças
contraídas em decorrência da ingestão da água contaminada.
Para a profilaxia contra a Hepatite B, é a principal medida de prevenção entre os trabalhadores da saúde:
Em relação às hepatites B e C, são considerados população de risco:
Assinale a alternativa que apresenta uma doença de veiculação hídrica causada por vírus.
Em relação ao modo de transmissão das hepatites, a transmissão vertical ocorre nos tipos
Em relação às Hepatites Virais, analise as afirmativas.
I. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias).
II. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
III. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual).
IV. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B.
Estão corretos:
Com relação às hepatites virais, julgue os itens a seguir.
I São formas de transmissão da hepatite A: o contágio fecal-oral, o contato direto com pessoas infectadas, a ingestão de alimentos ou de água contaminados e o contato direto com objetos contaminados.
II A exposição percutânea ou de mucosas a sangue e(ou) fluidos corpóreos infectados é uma das formas de transmissão ocupacional do vírus da hepatite B (HBV).
III O Programa Nacional de Imunizações recomenda que a vacinação contra a hepatite B seja administrada a crianças a partir do quarto ano de vida.
IV A transmissão de hepatite C (HCV) seria contida, no Brasil, caso se realizassem testes sorológicos de triagem eficazes em doadores de sangue, uma vez que a transfusão de sangue é a principal forma de transmissão dessa doença no país.
Estão certos apenas os itens
Julgue os próximo item, relativo ao meio de transmissão das hepatites virais.
A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) pode ocorrer por
via sexual, por isso essa doença é considerada uma infecção
sexualmente transmissível (IST).
Julgue os próximo item, relativo ao meio de transmissão das hepatites virais.
A transmissão do vírus da hepatite A (HAV) ocorre
majoritariamente por via parenteral, por isso o risco de
transmissão é maior entre pessoas que compartilham seringas,
agulhas e outros instrumentos para uso de drogas.
Um indivíduo que reside em área com esgoto a céu aberto inicia quadro de febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais e sintomas são sugestivos da doença/modo de transmissão: