O modelo de comprometimento organizacional de três dimensões de Meyer e Allen (1991) representa as três principais tradições de pesquisa sobre o tema: (a) afetiva/atitudinal (que enfatiza a identificação do indivíduo com objetivos e valores da organização); (b) instrumental/ site-bets (em que o comprometimento é produto das recompensas e custos associados à permanência na organização); e (c) normativa (em que o comprometimento resulta de pressões normativas internalizadas para que o indivíduo se conforme aos objetivos da organização). Os autores caracterizam os indivíduos nas três dimensões da seguinte forma: “empregados com forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque assim o querem. (...) aqueles cuja ligação está baseada no comprometimento instrumental continuam empregados porque precisam. (...) Empregados com alto grau de comprometimento normativo sentem que eles devem permanecer na organização” (Meyer & Allen, 1991, p. 67).
Assim, o comprometimento afetivo apóia-se no orgulho pelo trabalho, no desejo de filiação e no prazer de ser membro da organização, ligado ao sentimento de pertencer, de sentir-se bem no ambiente, de assumir os problemas da organização como seus. O comprometimento instrumental se caracteriza pela passividade, resultado da percepção da impossibilidade de mudança, em que o indivíduo percebe-se imobilizado pelos altos custos associados ao abandono da organização e pela crença de não ter condições de conseguir algo melhor. O comprometimento normativo deve-se a um sentimento de obrigação de retribuir o que a organização fez ou faz, bem como a idéia de que todo empregado deve ser leal a sua organização. Meyer e Allen (1997) consideram estas três dimensões como componentes de comprometimento, e não tipos de comprometimento, pois o relacionamento entre trabalhador e organização pode se refletir em vários graus nas três bases.
Fonte:
MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Generatividade e vínculos com a carreira e a organização: problematizando as bases do comprometimento organizacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2008, vol.9, n.2 [citado 2015-12-02], pp. 67-80
Gabarito: letra A
A questão aborda o Modelo Tridimensional de Meyer e Allen.
Para esses autores, o comprometimento organizacional possui três dimensões: afetiva, instrumental (ou de continuação) e normativa.
O comprometimento afetivo caracteriza-se pelo apego e pelo envolvimento, refletidos pela identificação com a organização. (EU QUERO FAZER)
O comprometimento instrumental é visto como função das recompensas e custos associados. (EU PRECISO FAZER)
O comprometimento normativo, por sua vez, está relacionado à obrigação de cumprimento a normas; o indivíduo acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO QUE FAZER)