SóProvas


ID
1740484
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O guia PMBOK 4ª edição, traz uma área dedicada ao GRP − Gerenciamento dos Riscos do Projeto. Ciente que a organização para a qual trabalha adota as melhores práticas deste guia, um Analista de Sistema concorda que

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta, pois uma das opções da equipe é de aceitar o risco (geralmente quando o custo para tratamento é superior ao dano que o risco irá causar).

    B) Risco X foi tratado no projeto A e o mesmo risco pode precisar ser ajustado para o projeto B.

    C) Correta. Caso em que o risco é aceito.

    D) Impactos de riscos podem ser previstos, embora não com exatidão.

    E) Uma organização pode optar por correr riscos, quando o custo para tratá-los é superior ao seu impacto, por exemplo.


    Bons estudos!

  • Questão com alternativas com palavras exclusivas!

    A) ....não podem aceitar nenhum grau de risco ... (Exclusividade)

    B) um risco que já ocorreu em um outro projeto nunca deve ser considerado um problema. (Exclusividade)

    D) Os impactos dos riscos futuros não têm como serem previstos, pois ainda não ocorreram.  (Exclusividade)

    E) ...Uma organização nunca deve optar por correr riscos. (Exclusividade)


    Só me restou a letra C de correta

    Questão boa para começar pelas erradas.



  • Riscos desconhecidos – Não podem ser gerenciados proativamente, mas planos de contingência podem cobrir algumas situações inesperadas. Reservas no cronograma e no orçamento podem ser utilizadas para tratar estes riscos.

    Leia mais em http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-dos-riscos-do-projeto-pmbok-5a-ed/, Diego Macêdo - Analista de T.I.

  • Riscos – É um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto. Podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade. Ele pode ter várias causas, e se ocorrer, poderá ter um ou mais impactos. Ex.: ter uma autorização ambiental para o trabalho, ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto, dólar baixo, chuvas, greves, etc. Existem os riscos negativos (ameaças) ou positivos (oportunidades). 

    Evento de risco – Determinada ocorrência ou situação que pode afetar o projeto para melhor ou pior. Há sempre incertezas associadas aos eventos de riscos. Causa (fonte/origem) – Poder ser um requisito, uma premissa, uma restrição ou uma condição que crie a possibilidade de resultados negativos ou positivos. 
    Probabilidade – Chance de um evento de risco ocorrer (poder ser >0% e <100%). impacto>
    Gatilho (trigger) – Indica que o risco ocorreu ou está para ocorrer (também chamado de sintomas de risco ou sinais de advertência). 
    Resposta a risco – Ações ou decisões relacionadas aos passos para evitar, transferir, mitigar ou aceitar um risco. 
    Problema – É um risco materializado decorrente de um evento de risco. É neste período que se convoca o plano de contingência. 
    Riscos conhecidos – Podem ser identificados, analisados e tomadas as ações apropriadas para minimizar os impactos. Quanto mais você souber do risco, melhor. 
    Riscos desconhecidos – Não podem ser gerenciados proativamente, mas planos de contingência podem cobrir algumas situações inesperadas. Reservas no cronograma e no orçamento podem ser utilizadas para tratar estes riscos. 
    Tolerância a riscos – Refere-se à quantidade de riscos que uma organização (ou parte interessada) deseja absorver. 
    Apetite a risco – Grau de incerteza que uma entidade deseja aceitar em antecipação à recompensa.
     Limite de risco – Refere-se a medir o nível de incerteza ou o nível de impacto no qual uma parte interessada tem um interesse específico. Abaixo deste limite, a organização irá aceitar o risco. Acima do limite do risco, a organização não irá tolerar o risco. 
    Risco residual – É a quantidade de risco restante após uma estratégia de resposta ter sido implementada.
     Risco secundário – São os novos riscos que resultam da implementação de uma estratégia de resposta. 
    Soluções de contorno – São respostas não planejadas aos riscos e são realizadas quando não existe um plano de contingência. Criadas quando necessárias para lidar com um risco antecipado.

    Leia mais em http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-dos-riscos-do-projeto-pmbok-5a-ed/, Diego Macêdo - Analista de T.I.

  • Já comentaram algo parecido mas fica o meu entendimento:

     

    a) ERRADO: Riscos devem ser aceitos e controlados.
    b) ERRADO: Senso comum. Um risco pode muito bem ser aparecer em novos projetos, sendo causado por fatores distintos.
    c) CORRETO
    d) ERRADO: Riscos futuros podem ser previstos em alguns casos e planos de contingência devem ser elaborados para tratá-los.
    e) ERRADO: Não existe "não correr riscos", riscos sempre haverão. Uma organização deve reconhecer isso e aprender a se preparar caso se concretizem. 

  • Correção:

    a) E. Não há como eliminar 100% os riscos de um projeto, de tal maneira que deve haver processos para reduzi-los o máximo possível. Um risco, por exemplo, pode vir de mudanças em leis federais que afetem as regras de negócios de software. Portanto deve haver tolerância a risco.
    Não existe essa ideia de tolerância zero a riscos.
    b) E. É um problema do mesmo jeito devendo ser evitado.
    c) C. Também chamado de planejamento de riscos, ele prevê os processos manuais que devem ser adotados em casos de desastres, para evitar pro- blemas para a organização como, por exemplo, perda de receita, sanções governamentais e em casos mais extremos o fechamento da empresa.
    d) E. Deve ter uma ação proativa e reativa diante de riscos. Reativa para aqueles riscos que já ocorreram procuram soluções corretivas. Proativa para evitar futuros riscos com base de conhecimento de riscos já ocorridos nos projetos.
    e) E. Não somente em evitar riscos, mas como também saná-los. Planejar respostas as riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para reduzir os riscos e aumentar as oportunidades no projeto. E inevitalmente as organizações correm riscos nos projetos, ainda que em pequena porcentagem.

  •  a) (ERRADO) a organização e as partes interessadas não podem aceitar nenhum grau de risco, o que é chamado de tolerância zero a riscos.

     b) (ERRADO) um risco que já ocorreu em um outro projeto nunca deve ser considerado um problema, pois certamente já foi solucionado.

     c) (CORRETO) há determinados riscos que não podem ser gerenciados de forma proativa, por isso a equipe do projeto deve se preocupar em criar um plano de contingência.

     d) (ERRADO) os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Os impactos dos riscos futuros não têm como serem previstos, pois ainda não ocorreram.

     e) (ERRADO) as respostas aos riscos refletem o preparo da organização em evitar riscos. Uma organização nunca deve optar por correr riscos.

  • Bom, não sei quanto ao PMBOK4, mas no 5 a contingência é feita como medida proativa para riscos conhecidos. Aos desconhecidos, existe a reserva gerencial como resposta reativa.

  • Uma boa dica pra responder essa questão é lembrar que um risco pode ser positivo ou negativo. 

    EX: A variação do dólar pode ser um risco pisitivo ou negativo de pendendo do projeto.

    Os riscos positivos devem ser potencializados enquanto os negativos diminuidos. Tendo isso em mente fica facil responder a questão.

  • Um plano de contingência é um planejamento de medidas a serem adotados para ajudar a controlar uma situação de emergência. Com isso é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas