SóProvas


ID
1740628
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

                                                                Vamos acabar com esta folga

O negócio aconteceu num café. Tinha uma porção de sujeitos, sentados nesse café, tomando umas e outras. Haviabrasileiros, portugueses, franceses, argelinos, alemães, o diabo.
De repente, um alemão forte pra cachorro levantou e gritou que não via homem pra ele ali dentro. Houve a surpresa inicial, motivada pela provocação e logo um turco, tão forte como o alemão, levantou‐se de lá e perguntou:
— Isso é comigo?
— Pode ser com você também — respondeu o alemão.
Aí então o turco avançou para o alemão e levou uma traulitada tão segura que caiu no chão. Vai daí o alemão repetiu que não havia homem ali dentro pra ele. Queimou‐se então um português que era maior ainda do que o turco.
Queimou‐se e não conversou. Partiu para cima do alemão e não teve outra sorte. Levou um murro debaixo dos queixos e caiu sem sentidos.
O alemão limpou as mãos, deu mais um gole no chope e fez ver aos presentes que o que dizia era certo. Não havia homem para ele ali naquele café. Levantou‐se então um inglês troncudo pra cachorro e também entrou bem. E depois do inglês foi a vez de um francês, depois de um norueguês etc. etc. Até que, lá do canto do café levantou‐se um brasileiro magrinho, cheio de picardia para perguntar, como os outros:
— Isso é comigo?
O alemão voltou a dizer que podia ser. Então o brasileiro deu um sorriso cheio de bossa e veio vindo gingando assim pro lado do alemão. Parou perto, balançou o corpo e... pimba! O alemão deu‐lhe uma porrada na cabeça com tanta força que quase desmonta o brasileiro.
Como, minha senhora? Qual é o fim da história? Pois a história termina aí, madame. Termina aí que é pros brasileiros perderem essa mania de pisar macio e pensar que são mais malandros do que os outros.

(PONTE PRETA, Stanislaw. In: O melhor de Stanislaw Ponte Preta, 2. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)

“Um texto curto, extraído do livro ‘O Melhor da Crônica Brasileira – 1’, José Olympio Editora – Rio de Janeiro, 1997, pág. 71, nos faz recordar o _____________ de Stanislaw (Sérgio Porto) e pensar na falta que ele nos faz.”
(Disponível em: http://www.releituras.com/spontepreta_folga.asp.)

Assinale a alternativa que preenche a lacuna do comentário referente ao texto anterior de forma coerente tendo em vista seu conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • é tão ridícula, tão ridícula esta questão que errei! aff

     

  • ufanismo

    substantivo masculino

    B

    atitude de quem se orgulha de alguma coisa com exagero.

    freq. orgulho exacerbado pelo país em que nasceu; patriotismo excessivo.

  • Quanto humor, não estou aguentando de tanto rir.... ¬¬

  • Estava preparada para marcar "humor", até que chegou no final do texto e não achei graça nenhuma...errei. 

  • GAB: A

    O texto apresentado é de  Stanislaw, no enunciado da questão é feita referência a um livro de José Olympio. Será que no conteúdo programático do edital você deveria ter lido esse livro de José Olympio. Achei muito estranha a questão. 

  • Para quem se interessar. José Olympio não é o autor, é o nome da Editora. Stanislaw Ponte Preta foi o pseudônimo de Sérgio Porto. Matéria de Ensino Médio. Literatura Brasileira. Vários livros trazem textos dele.

  •  

    Acertei a questão, OK. Basta saber que uma das características da crônica é o humor... Quanto ao texto em si: começou divertido - briga de bar é quase sempre divertido! - mas esse final... QUE BOSTA! Cagou o texto com essa merda de conclusão! HAHAHA!

     

     

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Humor?? Humor negro, claro!

  • sensacional o texto ! kkkkk ! Tem muita gente que se acha malandro! kkkk

  • AQUILO QUE SEMPRE FALO: AS QUESTÕES DESSA BANCA OU SÃO MUITO DIFICIEIS OU FACEIS..NAO EXISTE MEIO TERMO EM SUA MAIORIA!!S

  • pois eu ri muito e acertei huashusah fiquem aí amargurados ;)

  • cadê o humor aff