SóProvas


ID
1740904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A insuficiência respiratória em menores de 02 meses é uma resposta clínica de diferentes patologias, que podem apresentar-se nos primeiros dias pós-natal e colocar em perigo a vida e a integridade neurológica da criança. Assim, dentre as afirmativas a seguir, assinale aquela que representa causa frequente de Insuficiência respiratória.

Alternativas
Comentários
  • A Doença de Membrana Hialina ou Síndrome do Desconforto Respiratório é consequente à deficiência primária de surfactante e acomete principalmente recém-nascidos prematuros menores de 35 semanas de idade gestacional. Suas manifestações clínicas podem iniciar ao nascimento ou nas primeiras horas de vida e na ausência de tratamento pode levar ao óbito por falência respiratória. Sua evolução é progressiva e a melhora ocorre entre 2 a 4 dias de vida. É a principal causa de morbimortalidade nessa população. A terapia de reposição com surfactante exógeno foi responsável por uma marcante mudança no cenário neonatal e tornou-se uma das principais intervenções neste campo. É uma ferramenta terapêutica indispensável na abordagem da Doença da Membrana Hialina.

    Referência: RAMOS, Carla Nasser Patrocínio. L Utilização do surfactante na Doença de Membrana Hialina em Recém-Nascidos Prematuros no Sistema Único de Saúde. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2016.