SóProvas


ID
1740952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

      Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento resultou, tal como encontramos hoje, o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento.

M. V. Baptista. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000, p.14 (com adaptações).

Considerando o tema abordado no texto, julgue o item seguinte.

Iniciar-se o planejamento de uma intervenção pela identificação de problemas apresenta vantagens metodológicas, e o valor político atribuído a eles é um dos critérios a ser utilizado para selecioná-los. 


Alternativas
Comentários
  • Segunda Baptista, o planejador que pretende criar condições para uma interveção que conduza a mudanças significativas - não apenas na singularidade do seu objeto, mas na particularidade da situação e na universalidade das relações sociais - deve necessariamente procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.

    As diferentes aproximações para a análise da situação , já apontadas, irão configurando os diversos espaços do problema que precisão de intervenção. Se, por um lado, a descrição e a interpretação dos dados permitem apreender as prioridades relacionadas ao objeto, por outro lado, a dialética explicação/ comprensão possibilita identificar  os pontos  da problemática sobre os quais se deve e se pode atuar para que a ação seja não apenas eficaz em relação à problemática imediata, mas também efetiva em relação à questão mais ampla na qual a problemática está inserida.

     

    Fonte: M. Veras Baptista. Planejamento social, intencionalidade e instrumentação.