SóProvas


ID
1741864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Eleições são para a democracia como o oxigênio para a vida. Sem elas, não se pode dizer que o regime democrático existe, e no Brasil temos razões de sobra para celebrar a conquista das eleições diretas.
A participação dos brasileiros baseada na crença de que o voto permite influir na definição de políticas públicas cresceu, e os cidadãos estão hoje mais mobilizados para exercer a sua cidadania política do que no início da democratização, embora mais críticos e mais severos no julgamento do desempenho de governos e instituições de representação. [...]
Nas últimas décadas, o Brasil superou impasses estruturais importantes, redefiniu os rumos de sua economia e adotou políticas sociais inovadoras, mas a sua democracia convive com um paradoxo: a adesão ao regime aumentou, mas os índices de desconfiança de instituições são muito altos, [...].

MOISÉS, José Álvaro. Eleições fundamentais. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/01/14048...leicoesfundamentais.shtml>. Acesso em: 30 jan. 2014.

Considerando-se a crítica ao funcionamento do Parlamento e dos partidos políticos, o autor do texto acima sinaliza para o fato de que o que está em questão é o(a)

Alternativas
Comentários
  •  No início do texto, o autor celebra a conquista das eleições diretas. A escolha da população, por meio do voto direto, de candidatos considerados aptos a representar seus interesses é a principal base da democracia representativa. 

    Ocorre que o autor também verifica que os cidadãos estão cada vez mais críticos às instituições que os representam, demonstrando a atual crise da democracia representativa, que se visualiza em grande parte nos partidos políticos e no Parlamento.
     A resposta correta é a letra E. 
  • Essa questão está mais pra interpretação do que pra atualidades. 

    Gabarito: E