SóProvas


ID
1741882
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando a escassez de água no cotidiano do sertão nordestino, a partir dos anos 1930, principalmente, escritores, poetas, pintores e músicos começaram a retratar o drama vivido por grupos expostos às intempéries climáticas e ao descaso das autoridades.

Revista Atualidades. São Paulo: Abril, ed. 18, 2º sem.2013, p.82. Adaptado.

Sobre esse contexto, ficou famosa a obra literária Vidas Secas, cuja autoria é de:

Alternativas
Comentários
  •  Publicado em 1938, o romance “Vidas Secas" de autoria do escritor Graciliano Ramos retrata a vida miserável de uma família de retirantes ruralistas obrigada a se deslocar constantemente para áreas do sertão nordestino menos castigadas pela seca. Por meio de um estilo seco, com uso econômico de adjetivos, Ramos consegue transmitir a aridez do ambiente e como o lugar influencia a vida das pessoas que estão ali.
     A resposta correta é a letra D.

  • Livro do Graciliano Ramos no qual o Baleia é...

  • Vidas Secas é o quarto romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos. A obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes.A narrativa é ambientada no sertão, região marcada pelas chuvas escassas e irregulares. Essa falta de chuva – somada a uma política de descaso do governo com os investimentos sociais – transforma a paisagem em ambiente inóspito e hostil.