SóProvas


ID
174190
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Não traziam títulos, apenas data e local de procedência. As notícias eram vinculadas ao interesse mercantil, com informes sobre colheitas, chegadas de navios, cotações de produtos e relatos de guerras. Custavam uma moeda. Este meio de comunicação é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • As gazetas não traziam títulos, apenas data e local de procedência. As notícias eram veiculadas ao interesse mercantil, com informações sobre colheitas, chegadas de navios, cotações de produtos e relatos de guerra. Custavam uma moeda.
    Essa época foi vivida em Veneza no século XVI, quando os manuscritos e periódicos custavam uma gazeta, a moeda corrente na época. E o nome se popularizou e hoje batiza diversos veículos de comunicação no Brasil: Rede Gazeta, TV Gazeta, Rádio Gazeta AM/FM, Gazeta Esportiva, Gazeta de Minas, entre outros.

  • Complementando...

    O que eram as gazetas?
    As gazetas foram os primeiros jornais conhecidos. O termo é derivado do italiano gazzette, que era a moeda utilizada em Veneza no século XVI. Elas eram manuscritas, periódicas e apresentadas em quatro páginas de frente e verso, dobradas ao meio, como um pequeno fólio, de 20 cm de altura e 15 de largura. Custavam uma moeda, ou seja, uma gazeta.

    Que tipo de notícias circulavam nas gazetas?
    As notícias das gazetas eram vinculadas ao interesse mercantil, com informes sobre colheitas, chegadas de navios, cotações de produtos e relatos de guerras. Vinham de diversos países. Não traziam títulos, apenas data e local de procedência. As gazetas tinham leitores dentro e fora de Veneza, o centro comercial e informativo mais importante da Europa na época. De lá, eram produzidas e expedidas por correio, saindo todos os sábados para diversas cidades italianas.