SóProvas


ID
174196
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    No Jornalismo, as fontes são portadores de informação. Podem ser pessoas, falando por si ou coletivamente, ou documentos escritos ou audiovisuais, por meio dos quais os jornalistas tomam conhecimento de informações, opiniões ou dados, e, também, verificam o rigor dos dados obtidos ou aferem a veracidade dos juízos de valor que lhes foram apresentados anteriormente.a seu comentário.


    Existem diferentes patamares pelos quais a informação chega até um jornalista: através de rotinas, rondas telefônicas com fontes oficiais, processo informal, releases enviados por assessorias de comunicação.

    As fontes podem ser:

    Fontes oficiais: políticos, empresários, líderes religiosos, porta-voz de grandes empresas.

    Fontes não oficiais: ONGs, sindicatos, anónimos


    Mais de metade das fontes, 78%, são oficiais. Pessoas desconhecidas raramente aparecem nas notícias a não ser que estejam veiculadas a uma instituição. Os repórteres preferem as fontes conhecidas e quando não existem iniciam um processo de criação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_(jornalismo)


  • Discordo dessa definição da Wikipedia de que ONGs e Sindicatos são fontes não oficiais. Se elas estiverem falando por sua instituição, são oficiais.

  • Ao selecionar as notícias, ele [editor] também faz uma depuração das fontes e das suas ações. Dá prioridade àquelas fontes que mantém uma relação regular e proximidade geográfica; antecipam e agilizam o acesso à informação (produtividade); transmitem credibilidade e confiança; têm autonomia,
    autoridade e garantem o que declaram, bem como aquelas que são respeitadas e articuladas. (...) ela detém uma posição social, desempenha um papel, sendo investida de uma representatividade para a organização, grupo social, especialidade etc.

     

    Fonte: Fontes e notícias | Aldo Antonio Schmitz