SóProvas


ID
174238
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • A) Teoria matemática da comunicação ou Teoria da informação é a primeira teoria da comunicação que começa a germinar no pós-guerra, no âmbito da Matemática e da engenharia elétrica, e ao nível das telecomunicações. Visava a precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não se cingir apenas à área da engenharia, mas servir de referência a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia, assim, ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes.
     

    B) Paul Lazarsfeld afirmava que os efeitos da mídia teriam alcance limitado, uma vez que o público não se comportava de maneira passiva ou inteiramente desprovida de intenção crítica. As pessoas interatuam interpretativamente com seu entorno social imediato. Suas premissas de base estabeleciam ser característica de todo ser humano a capacidade de “fazer escolhas”. Nega, portanto, que um público tido por “massivo” somente “reaja”.

    C) Baseado na Arte Retórica de Aristóteles (384-322 a.C.) – a mais conhecida e citada caracterização do processo de comunicação. “Pelo recurso à arte da palavra artificial”, comunicar significa persuadir. Em tal processo há uma pessoa que fala (quem); pronuncia um discurso, dizendo alguma coisa (o que); e se dirige a alguém que a ouve (a quem). Esse é, portanto, o paradigma clássico." Lasswell expandiu o modelo do filósofo acrescentando um por que meio (ou um como) e um com que efeitos (ou um para quê). O ato de comunicar passava a ser descrito como uma seqüência interrogativa: Quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeitos?
     

  • D) TEORIA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO
     

    E) Teoria da Escola de Frankfurt, fundada por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.“As teses defendidas põem em relevo o papel central que a ideologia (“falsa consciência”) desempenha em formas de comunicação, encontradas em sociedades urbanas modernas. Agentes da “barbárie cultural”, os meios de comunicação seriam veículos propagadores de ideologias próprias às “classes dominantes”, impondo-as às classes populares (subalternas) pela persuasão ou pela pura e simples manipulação”. Herbert Marcuse, também adpto da Escola de Frankfurt, foi um importante crítico da cultura e da civilização burguesa, seu pensamento e escritos influenciaram os movimentos estudantis e contestaram o establishment (instituições regularmente estabelecidas).
     

  • Resposta: c) Modelo de Lasswell.

    Lasswell sustentou que uma forma de descrever um ato de comunicação é responder a cinco questões:

    Quem? Diz o Quê? Através de que meio? A quem? Com que efeito?

    Este modelo indica-nos que a iniciativa de um ato de comunicação é sempre do emissor e que os efeitos ocorrem unicamente no receptor, quando, na verdade, um ato comunicativo não tem início bem definido e os emissores e receptores se influenciam mutuamente.

    De acordo com Lasswell, o estudo da comunicação tende a centrar-se nas interrogações que fazem parte do seu modelo.

     

  •  Lasswell - o estudo da comunicação tende a centrar-se nas interrogações que fazem parte do seu modelo.

  • Laswell desmonta a comunicação em partes simples, relacionando o estudo de cada uma delas com uma proposta específica de comunicação: ao "quem" corresponde um estudo de produção; "diz o que", volta-se para análise de conteúdo; "em que canal", focaliza o estudo na mídia; "para quem", pesquisa a audiência e "com que efeitos" o que acontece com a audiência diante da mensagem.

    Fonte: Teoria da Comunicação - Luis Mauro Sá Martino