==> Embora ainda sejam amplamente utilizados para o armazenamento de imunobiológicos, os refrigeradores de uso doméstico NÃO são mais recomendados para este fim, pois não atendem aos critérios de segurança e qualidade no que se refere à manutenção da temperatura adequada para a conservação dos imunobiológicos. As salas de vacinação que utilizam tais equipamentos devem proceder, no menor tempo possível, à substituição desses refrigeradores por câmaras refrigeradas, cujas especificações constam no Manual de Rede de Frio (2013).
==> Limpeza do refrigerador doméstico
A limpeza do refrigerador deve ser feita a cada 15 dias ou quando a camada de gelo do congelador atingir 0,5 cm.
==> Fixe no refrigerador o mapa de registro diário para controle da temperatura e realize sistematicamente a leitura da temperatura no início e no final da jornada de trabalho, registrando-a diariamente no mapa.
==> Ajuste o termostato de modo a encontrar o ponto que vai permitir a manutenção da temperatura do refrigerador entre +2ºC e +8ºC, sendo o ideal +5ºC, para que o equipamento permaneça dentro das condições preconizadas de temperatura em caso de oscilações da corrente elétrica.
==> Limpeza da câmara refrigerada - As superfícies internas da câmara refrigerada devem ser limpas mensalmente ou conforme o uso, segundo orientação do fabricante.
Letra D
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf