SóProvas


ID
1744066
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após a tomada de decisão referente à adoção da gestão por resultados e também às alternativas para atingir os objetivos, a etapa seguinte é a implantação do modelo. Nessa etapa, competeao gestor coordenar a implantação, procurando vincular dinamicamente os recursos aos objetivos. Para tanto, a função de coordenação pode ser empreendida por outro conjunto de mecanismos, que segundo Mintzberg (2001) são os apresentados a seguir, numerados de 1 a 6. As descrições de cada um destes mecanismos são apresentadas na outra coluna. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Ajustamento mútuo.

2. Supervisão direta.

3. Padronização de normas.

4. Padronização de processos.

5. Padronização de resultados.

6. Padronização de habilidades.

( ) Refere-se à designação de pessoal qualificado, e a coordenação é obtida em razão do funcionário já possuir determinado conhecimento, que no setor público são os requisitos dos concursos públicos.

( ) Típico de tarefas que envolvem grupos pequenos, a coordenação é obtida pelo simples processo de comunicação informal, com a realização de reuniões com o objetivo de discutir os processos de trabalho.

( ) Trata-se da especificação dos resultados a serem atingidos, em substituição à especificação dos meios como os procedimentos ou habilidades.

( ) Segundo este mecanismo, uma pessoa ou organização coordena o processo, por meio de instruções, cobranças, alocação de recursos etc.

( ) Refere-se à prescrição do conteúdo do trabalho por meio de procedimentos, normalmente escritos, a serem seguidos, que no caso das organizações públicas, podem se associar às regras formais burocráticas ou à própria legislação.

( ) Significa que os funcionários compartilham um conjunto de crenças e valores, criando uma ideia coletiva de conduta e obtendo, informalmente, a coordenação a partir delas.

Assinale :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. cultura organizacional deve ser de inovação, de aprendizado e de comprometimento com o atendimento eficiente (e de qualidade) das necessidades e demandas dos cidadãos. Incorporar as necessidades dos cidadãos como sendo as da própria organização e disseminar isso dentro da organização como meta contínua a ser alcançada pode levar as entidades públicas a um grau muito próximo da excelência pretendida. (PALUDO, 2013)

  • Aparece num trabalho na Internet: ANÁLISE CONCEITUAL DO RELACIONAMENTO ENTRE PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL E PODER DISCIPLINAR À LUZ DE FOUCAULT E DE MINTZBERG.

    Site: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/30604754/CCG103.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1520881679&Signature=trOVbD8boHx7H6hU%2FkJPeZTVv48%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DAnalise_conceitual_do_relacionamento_ent.pdf

    Com este trabalho podemos acertar com facilidade. Letra A.

    Alguns para matarmos a questão: 

    1) O ajustamento mútuo é obtido por meio de uma forte interação entre as pessoas, ou seja, através de comunicação informal. Quando esse mecanismo de coordenação predomina em uma organização tem-se que o poder se concentra nas mãos de assessores de apoio em decorrência de uma descentralização seletiva do processo de tomada de decisão necessária para que esses assessores, através da experiência que possuem e dentro da especialidade de sua formação profissional, possam colaborar nas diversas partes de uma organização. 

    2) A supervisão direta pressupõe a existência de uma pessoa responsável pelo trabalho de um grupo, controlando e orientando suas atividades. Quando esse mecanismo de coordenação predomina em uma organização tem-se que o poder se concentra nas mãos da cúpula estratégica em decorrência de uma centralização do processo de tomada de decisão necessária para que essa cúpula possa exercer o controle em toda a organização.

    3) A padronização dos processos ocorre quando as tarefas são especificadas ou programadas. Quando esse mecanismo de coordenação predomina em uma organização tem-se que o poder se concentra na tecnoestrutura em decorrência de uma descentralização horizontal limitada para que essa tecnoestrutura possa influenciar as atividades de outros membros organizacionais.

    4) A padronização dos resultados implica especificar os resultados esperados com as atividades desempenhadas pelos diversos membros de uma organização. Quando esse mecanismo de coordenação predomina em uma organização tem-se que o poder se concentra nas mãos da linha organizacional intermediária em decorrência de uma descentralização vertical limitada para que esses gerentes divisionais possam controlar as decisões das unidades de negócio, divisões, setores ou departamentos pelos quais são responsáveis.

    5) Por fim, a padronização das habilidades é resultante da especificação do tipo de treinamento necessário para que o trabalho possa ser realizado como, por exemplo, para que possa desempenhar o papel de contador em uma organização o profissional terá que ter cursado um curso técnico ou superior em contabilidade. Quando esse mecanismo de coordenação predomina em uma organização tem-se que o poder se concentra no núcleo operacional em decorrência de uma descentralização vertical e horizontal para que as pessoas que atuam nessa parte organizacional possam controlar suas atividades, ou seja, para que essas pessoas mantenham sua autonomia profissional.