Gabarito D). PALUDO (2013): Os projetos grandes ou pequenos, simples ou complexos, não são exclusividade do mundo moderno, nem das empresas ou dos governos, mas estão presentes em nossas vidas bem mais do que podemos imaginar, e com frequência fazem parte do nosso dia a dia.Projetos são iniciativas únicas, com começo e fim definidos, para se atingir alguma meta ou objetivo. Podem ser tão simples como o “projeto de passeio para o final de semana” ou tão complexos como os da Nasa para lançar um foguete espacial.
Atenção → A finalidade de todo projeto é alcançar o resultado positivo previamente estabelecido: o objetivo do projeto.
No contexto histórico, a construção de obras de grande impacto foram realizadas mediante a técnica de projetos. São exemplos clássicos as pirâmides do Egito, as pirâmides Maia, as muralhas da China, os castelos Reais em diversos países, etc. Esses marcos históricos exigiram planejamento, recursos, e técnicas de execução e controle.
Mas certamente o que nos interessa são os projetos relacionados às organizações privadas e públicas. Projetos têm início numa oportunidade ou numa necessidade, e são direcionados à criação de novos produtos e serviços, a introdução de inovações e a implementação de mudanças diversas.
"Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, logicamente agrupados em cinco grupos de processos."
Esses cinco grupos de processos são:
• Iniciação,
• Planejamento,
• Execução,
• Monitoramento e controle,
• Encerramento.
Fonte: PMBOK 5ª edição.