-
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Vale ressaltar que, não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu na Psicologia, a partir dos trabalhos de Watson. Apesar de serem semelhantes quanto a ênfase no comportamento humano, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento de problemas comportamentais. A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional. O surgimento de ideias e conclusões, que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da Teoria Comportamental.
Características:
1. a ênfase nas pessoas;
2. preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administração
-
não vi erro ainda
-
Não há sobreposição entre teorias, Arthur. Elas coexistem.
-
No início do século passado, a escola clássica da administração foi sobreposta pela escola comportamental, a qual estuda a relação entre colaborador e trabalho.
Erro 1 - não foi no início
Erro 2 - não foi sobreposta.
'' A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos.'' Retirado do melhor comentário.
Ademais, logo após a teoria clássica surge a teoria das relações humanas com base na experiência de Hawthorne conduzida pelo eminente Elton Mayo.
-
Obrigado Marcelo R! Entendo que seja esse o erro mesmo, afinal não há coisa absoluta na Administração: transações não sobrepõem nem anulam o passado.
-
ORDE CRONOLÓGICA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS.
1903 - Administração Científica
1909 - Teoria da Burocarica
1916 - Teoria Clássica
1932 - Teoria das Relações Humanas
1947 - Teoria Estruturalista
1951 - Teoria dos Sistemas
1953 - Abordagem Sociotécnica
1954 - Teoria Neoclássica
1957 - Teoria Comportamental
1962 - Desenvolvimento Organizacional
1972 - Teoria da Contingência
1990 - Novas Abordagens
UMA COMPLEMENTA A OUTRA, UMA SUPRI AS NECESSIDADES DA OUTRA...
GABARITO ERRADO
-
Nenhuma escola supera a outra.
-
Ano: 2012
Banca: CESPE
Órgão: PRF
Prova: Técnico em Assuntos Educacionais
Apesar de sua grande contribuição, o modelo clássico de administração, baseado no paradigma analítico e em um pensamento mecânico e linear, foi suplantado pelo enfoque sistêmico, segundo o qual a realidade só pode ser retratada a partir da análise das relações de interdependência dos elementos de um sistema.
gabarito: correto.
-
As teorias coexistem.
-
No início do século passado, a escola clássica da administração foi sobreposta pela escola comportamental, a qual estuda a relação entre colaborador e trabalho.
*nenhuma teoria sobrepõe a outra, ela COEXISTEM.
-
-
Resumo completo das Teorias da Administração
http://www.portal-administracao.com/2017/08/principais-teorias-da-administracao.html
-
Não há que se falar em qualquer comparação por superação de uma escola em relação à outra: trata-se de teorias que evoluem e, de alguma maneira ou grau, coexistem.
-
Além das teorias não substituirem as outras (no máximo revisita-las e trazer novas intelecções), a teoria classica despontou no inicio do seculo XX como afirma a assertiva, todavia a comportamentalista é da decada de 1950.
-
No início do século passado, a escola clássica da administração foi sobreposta pela escola comportamental, a qual estuda a relação entre colaborador e trabalho.
O que estuda a escola comportamental ?
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
Ou seja,a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana.
Quando surgiu ?
Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo de Herbert A.
Simon. O livro constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação - com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.
Fonte: TGA 7 ed Chiavenato
-
Me dá o gabarito que eu te dou a justificativa.
-
Gab: ERRADO
A Teoria Clássica é uma das iniciantes teorias apresentadas, a Comportamental é quase recente. Portanto, gabarito errado!
-
A abordagem comportamental desenvolveu-se por volta de 1950, nos Estados Unidos, bem depois das teorias clássicas de Administração. Em seguida, após a teoria clássica, vem a teoria das relações humanas, com base na experiência de Hawthorne e Elton Mayo.
Questão errada.