-
Errado.
Segundo Chiavenato (2006), decisões programadas podem estar relacionadas a um problema estruturado ou não, mas ainda sim caracterizam-se pela previsibilidade. Com base em Pereira (2014), em uma decisão programada, a solução para determinado tipo de problema já foi internalizada pela organização de modo que não é necessário refazer todo o processo decisório para escolher a melhor alternativa. As alternativas já foram previamente identificadas e a escolha possivelmente já foi indicada. As variáveis daquele tipo de problema normalmente pertencem a um cenário estável e previsível. Nesse tipo de decisão, há economia de tempo, dinheiro e esforço mental.
Chiavenato (2006): https://books.google.com.br/books?id=uhU9a2W0M6EC&pg=PA75&dq=processo+decis%C3%B3rio+chiavenato&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjehv2Fm7jJAhXH5CYKHW8kAsEQ6AEIGzAA#v=onepage&q=processo%20decis%C3%B3rio%20chiavenato&f=false
Pereira (2014): https://books.google.com.br/books?id=wMMbBAAAQBAJ&pg=PT5&dq=processo+decis%C3%B3rio&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi8k92vnrjJAhUK4yYKHagsD5AQ6AEILTAC#v=onepage&q=programadas&f=false
-
Eu acho que a pessoa que fez a questão quis fazer uma questão difícil e se enrolou na hora de fazer.
Bom eu não vi erro na questão. Ele fala que os problemas já solucionados anteriormente não necessitam de nova decisão, pois como são iguais a solução é a mesma.(OK) Mas que novos problemas necessitariam de um diagnóstico para ver qual a solução mais adequada e assim poderiam passar a ter também uma solução programada.
O que ele queria falar nessa questão era o seguinte: mesmo o problema que já havia sido solucionado necessitaria de uma nova avaliação e isso realmente está errado, só que não foi isso que ele escreveu na questão.
E é ruim deles mudarem o gabarito.
-
Questao sem erros... malditos... ainda bem que nao fiz essa prova...
-
OOOOOOOOOOOOOOOOO..............................OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
-
Questão maldosa. Mas as organizações precisam otimizar os trabalhos e se já há uma solução não é necessário retrabalho com novas análises e etc.
-
Segundo Rennó, 2015, sempre que precisar trabalhar com um problema novo, a decisão será não programada.
-
Questão está tão errada quanto aqueles que dizem que ela está correta, entenderam?
Se a decisão é programada então o problema é conhecido. Assim, não preciso gerar alternativas e diagnósticos sempre que o problema ocorrer. O processo de solução torna-se , pois, automatizado.
-
Mas a questão fala em "novo problema", o que pelo menos dá a entender que seria uma novidade, algo inédito etc.
-
A questão foi retirada deste trecho do livro do Maximiano:
"As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da
organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e
que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário,
nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso
de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.
Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos,
procedimentos e regras de decisão." (MAXIMIANO, 2009, p.59).
O fechamento da frase com: "sempre que um novo problema ocorrer" é por conta da banca, para testar se você gravou o trecho do autor e não vai cair na esparrela hahaha
-
"NOVO PROBLEMA" deu a impressão de ser um problema DIFERENTE, algo que nunca tinha acontecido antes...
.
questão MALDOSA....
-
A questão está mal formulada. Quando fala de "novo problema aparecer" se trata de um problema novo, mas recorrente.
Ex. Quando uma faculdade estipula multa pra quem fizer 2ª chamada de prova. Quando eu solicito a 2ª chamada, é um caso novo, no entanto, já é uma decisão programada o pagamento da multa porque ocorrem e ocorreram diversos casos repetidamente.
-
"novo problema" ou "problema novo", questão que não mede conhecimento. O Cespe já contou com bancas melhores.
-
Apesar de as decisões programadas resolverem problemas
organizacionais que já foram enfrentados e solucionados
anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas
e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo
problema ocorrer.
Se os problemas já foram enfrentados e solucionados, então não há que se falar em fazer outro diagnóstico, criar novas alternativas e escolher outro curso de ação.
Principais tipos de decisões:
– Programadas
• Fazem parte do acervo de soluções das empresas.
•Resolvem problemas que foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira.
•Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso original.
•Basta aplicar um curso de ação predefinido.
•
As decisões Programadas economizam tempo e energia intelectual,
evitando que os gerentes se desgastem resolvendo problemas que já estão
resolvidos.
•Assim, um dos objetivos do processo decisório deve ser o
de procurar o maior número possível de oportunidades para criar
decisões programadas.
- Não programadas
• Preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver
• Situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez
• Admitem diversas formas de resolver, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
• Necessitam de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.
http://www.fsm.com.br/web/enade/revisao/Material_TGA_Enade_III_Processo_Decisorio-Prof_Veronica.pdf
-
Pelo contrário, o fato de ser uma decisão programada - a organização ganha-se muito tempo, além de se evitar que se decidam coisas diferentes para uma mesma situação.
-
Em síntese a questão erra ao dizer que é necessário fazer um diagnostico,pois nesse caso de "novo problema" a decisão é não-programada!
-
na minha opinião a organização não pode deixar o problema bater na porta da organização ,pelo contrario ,sempre buscar a perfeição, buscar tecnologias avançadas, capacitar os funcionários,desenvolver estrategias.
gab errado
-
Aparentemente a banca considerou a expressão "um novo problema" como sendo uma nova ocorrência daquele problema já identificado para a decisão programa e ai a afirmativa realmente estaria errada pois, sendo uma decisão programada, não se faz novo diagnóstico, criação de alternativas, etc...
Mas a afirmativa foi mal escrita pois "um novo problema" poderia ser interpretado como algo que está ocorrendo pela primeira vez (diria que essa interpretação seria até mais frequente). Com essa interpretação a frase seria lida no sentido de que a primeira parte falava de decisões programadas "Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente" e a segunda parte de decisões não programadas "é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer". O uso de "Apesar de" no inicio da afirmativa também da essa impressão de que a afirmativa falaria de duas coisas opostas. Fazendo essa leitura a assertiva estaria correta.
GABARITO: ERRADO
-
Exato Rodrigo, a banca considerou "novo problema" como o mais do mesmo. Logo como a banca não definiu que se tratava de um problema rotineiro e programado CABE RECURSO.
-
Complementando...
(CESPE/IBAMA/ANALISTA ADMINISTRATIVO/2013) No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original. ERRADA
Nas decisões programadas não é necessária a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha do curso de ação.
-
Galera, se a decisão é programada, ou seja, trata-se de problemas familiares ou repetitivos, logo, as decisões serão as mesmas.
Portanto, como diz Maximiano, NÃO É NECESSÁRIO NEM POSSÍVEL DESENVOLVER PROCESSOS DECISÓRIOS ESPECÍFICOS PARA CADA OCORRÊNCIA DE UM PROBLEMA REPETITIVO COMO ESSE.
Logo, assetiva ERRADA
-
GABARITO: ERRADO
Segundo Maximiano
DECISÕES PROGRAMADAS
''As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. ''
DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
''As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.''
OBS: o Cespe gosta do Maximiano, visto que, já vi umas três redações com texto motivador e padrão resposta que têm como fonte esse autor.
-
Questão ambígua, o avaliador se esforço tanto pra deixar errada que "novo" ganhou outro significado. Coisas do CESPE...
-
eu desejo tomar cerveja um dia com esses caras da Cespe.
Ou ficarei tão louco quanto eles ou vou morrer de rir na mesa do bar. esses caras não sáo normais não!
-
Não vi problema nenhum na questão. É quase que óbvio (pra quem já está estudando...).
-
-
Creio que se utilizarmos nossos estudos de Português e Interpretação, chegaremos à conclusão de que semanticamente "novo problema" é diferente de "problema novo". É isso que nos mata em muitas questões, pois esquecemos de analisar o texto sob esse aspecto.
Acho que na questão o examinador quis dizer apenas que "novo problema" era um outro problema que surgiu, mas não que era novo (inédito).
-
DECISÕES PROGRAMADAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
DADOS REPETITIVOS DADOS ÚNICOS
CONDIÇÕES ESTATÍSTICAS CONDIÇÕES DINÂMICAS
CERTEZA INCERTEZA
PREVISIBILIDADE IMPREVISIBILIDADE
ROTINA INOVAÇÃO
A ANÁLISE MATEMÁTICA, A PESQUISA OPERACIONAL, O PROCESSAMENTO DE DADOS, A ANÁLISE DE SISTEMAS, A SIMULAÇÃO PELO COMPUTADOR E OS SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DO NEGÓCIO SÃO TÉCNICAS UTILIZADAS EM OPERAÇÕES PROGRAMADAS QUE ANTES ERAM EXECUTADAS PELO PESSOAL DO ESCRITÓRIO. O COMPUTADOR ASSUMIU O TRABALHO DO HOMEM, ESTÁ ASSUMINDO O DA MÉDIA ADMINISTRAÇÃO E LOGO MAIS ASSUMIRÁ O DA ALTA DIREÇÃO, PRODUZINDO DECISÕES PROGRAMADAS QUE GOVERNARÃO A EMPRESA. A AUTOMAÇÃO E A RACIONALIZAÇÃO DA DECISÃO ESTÃO CONDUZINDO A SISTEMAS ESTRUTURADOS QUE PERMITEM DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO INTEGRADA DE PROBLEMAS DE FORMA ANALÍTICA E OBJETIVA.
GABARITO ERRADO
-
O mais legal é que as pessoas colam textos nas respostas e concordam com o gabarito, mas não percebem que os próprios excertos que elas usam demonstram que a questão não faz sentido e que a banca não foi feliz ao definir a resposta. Enfim.... Essa aí é pra dar raiva, porque de tão óbvia, o candidato não pularia pra outra e erraria....
Não tem jeito, segue o enterro.
-
O que nossa ex- presidenta Dilma esta fazendo? Virou elaborada de banca agora? kkkk
Nao vamos ter meta! Mas quando atingir a meta nos dobramos a meta!..kkkk
Só rindo um pouco mesmo! kkk
-
Fabrício, concordo. Vejo muitos alunos falando sobre a professora. Sugiro que todos que têm alguma reclamação enviem seu comentários ao QC.
-
Olá, parceiros e parceiras de estudo !
Sabemos que uma decisão programada é aquela tomada para problemas repetitivos, com os quais a organização já está familiarizada. Já a decisão não programada é aquela tomada para problemas incomuns, não repetitivos, com os quais a organização não tem familiaridade.
Atente, porém, para um detalhe que pode ter te causado grande confusão ao responder o item:
Todo problema que ocorrer será um novo problema. Não existia antes; é único. Os seus moldes é que podem variar. Assim, se seu molde é familiar, não sendo um tipo de problema novo, a organização não precisará fazer o enfadonho processo de decisão por inteiro ! O problema pode ser novo nos seus aspectos específicos, mas ser solucionado da mesma forma que outros problemas já enfrentados.
Espero ter ajudado. Bons estudos !
-
Li vários comentários e concluo que a questão foi mal elaborada. Não vale a pena ficar quebrando a cabeça com ela.
-
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (MAXIMIANO, 2009, p.59).
Conforme esse autor, questão ERRADA
-
Redação da questão super ambígua...
-
Gabarito: Errado
Comentário do Professor Rodrigo Rennó:
Questão capciosa. O começo da frase está certa, mas o final da
assertiva é relacionada às decisões não programadas. Uma decisão
programada, até por seu caráter repetitivo, já está parametrizada e não
necessita de um diagnóstico, da criação de alternativas e escolha de um
novo curso de ação. O gabarito é questão errada.
-
PERÍODO NORMAL: Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer.
PERÍODO ADAPTADO: É necessário fazer diagnóstico sempre que um novo problema existir, apesar de as decisões programadas resolverem problemas já enfrentados.
Percebeu que são duas informações independentes? A redação de maneira alguma dá a entender que as decisões programadas serão usadas para tratar de problemas novos, ela só diz aleaotiramente que, havendo problemas novos, haverá diagnósticos novos. A interpretação implícita que fica é a seguinte: dado que as decisões programadas lidam com soluções de problemas já enfrentados, é necessário fazer um diagnóstico sempre que novo problema existir. OU SEJA: a questão não atribuiu à decisão programada uma característica de decisão não-programada, que é o que a tornaria errada; ela apenas está dizendo que decisões programadas são insuficientes para tratar de novos problemas, por isso há a necessidade de novo diagnóstico, e isso é uma afirmação correta.
AS QUESTÕES DE TODAS AS MATÉRIAS DEVERIAM SER REVISADAS POR GRAMÁTICOS ANTES DE SE DECIDIR PELO GABARITO PRA EVITAR ESSE TIPO DE SACANAGEM
-
Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer.
Errei de otária. :(
Ainda caio nessas ciladas do Cespe
https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing
-
A sentença está em formato de período composto por subordinação, o que faz com que as duas orações sejam dependentes uma da outra, formando um todo semântico; basta inverter as orações para perceber com clareza que a assertiva está errada, de modo que fica incluído no contexto da decisão programada a necessidade de novo diagnóstico (o que sabemos ser incorreto).
Se o período fosse composto por coordenação teríamos duas orações independentes, cada qual com sua própria definição e sentido, o que faria da sentença verdadeira.
-
FIXANDO:
PENSANDO SOBRE A QUESTÃO, FAZER DIAGNÓSTICO, CRIAR ALTERNATIVAS EM DECISÕES JA PROGRAMADAS? NÃO É NECESSÁRIO.
TB ERREI.
-
Com o gabarito em mãos é fácil responder a questão.
Essa CESPE é louca ! questão duplo sentido
-
DECISÕES PROGRAMADAS:
Lida com situação que já foram enfrentadas
Aplica solução padrões
Não é necessário passar por todas as etapas do processo decisório, pode ir direto para a implementação.
DECISÕES NÃO-PROGRAMADAS:
Situações novas
Exige análise do problema
Gera alternativas
Escolha de um curso de ação original
-
Pra mim essa questão é loteria. Por mais que no final das contas tenha fundamento e tal, é quase impossível o camarada no calor do momento da prova, querendo ganhar tempo para a discursiva ou redação, fazer uma "análise forense" do texto da questão. Olhando rápido, é letra C na hora.
-
ERRADA.
Logicamente, se a decisão é programada, as possiveis alternativas já estão feitas. O gestor já sabe oq deve ser feito caso ela aconteça, por isso o nome é PROGRAMADA =D
-
ERRADO
As decisões programadas são repetitivas. Como são bem conhecidas pela orgarnização, são mais fáceis de serem solucionadas. Portanto, não é necessário seguir todas as etapas do processo decisório.
Aulas do profº José Wesley.
-
Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente (CERTO), é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer (ERRADO).
O item tenta misturar os conceitos de decisões programadas e não programadas. De fato, em decisões programadas já há um "caminho a ser seguido" no momento que surge o problema, pois já existe uma decisão para solucioná-lo, que já foi debatida com a análise de informações, escolha de alternativas etc.
No entanto, quando surgir novo problema, não mais se está falando em decisão programada, mas sim de decisão não programada, de modo que, de fato, será necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado.
GABARITO: ERRADO.
-
A questão não ficou bem clara. Ao meu ver as decisões programáticas são um processo contínuo, e subjetivo, em que sempre é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso mais indicado sempre que UM NOVO PROBLEMA OCORRER. Nem todas as decisões que já estão programadas abrangem todas as situações que podem ocorrer.
-
Mais uma vez aquela pegadinha clássica usando palavras restritivas: sempre, nunca...
Na segunda afirmação, mesmo que seja um novo problema, não estará restrito às decisões não programadas. Pode ser um novo problema, porém com indicadores de processos já vivenciados pela organização.
-
decisões não programadas ou táticas
-
QUESTÃO MAL ELABORADA!!!
-
"... sempre que um novo problema ocorrer"
Parece confuso, mas se ocorre um novo problema, ele pode ser conhecido ou não. Porém, se ocorre um problema novo, necessariamente ele será desconhecido e precisará de uma análise individual.
-
ERRADO
DECISÕES PROGRAMADAS
- APRESENTAM existência de regras, de políticas e de procedimentos
- ROTINEIRAS e bem definidas - não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. (Q326340)
- Categoria de decisão que se transforma em uma política da organização
- Fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas
- Um dos principais objetivos do processo decisório é incrementar constantemente a base de decisões programadas das organizações = Economizam tempo e energia INTELECTUAL evitando desgaste.
-
DIAGNÓSTICO: processo analítico atual, em tempo presente.
PROGNÓSTICO: processo analítico futuro, em tempo posterior, futuro.
-
ERRADA
AS DECISÕES DO TIPO PROGRAMADAS PULAM ALGUMAS ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO. QUAIS SÃO ESSAS ETAPAS?
DIAGNÓSTICO
GERAÇÃO DE ALTERNATIVA
ESCOLHA DA ALTERNATIVA
DECISÕES PROGRAMAS PASSAM SOMENTE PELAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA + IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO
PROFESSOR RAFAEL BARBOSA
-
Se é programada , não há o que se falar em um novo problema
não programada >>>> trata de novos problemas.
-
Questão mto parecida
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Analista Administrativo
A respeito de planejamento organizacional, julgue o próximo item.
No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original. E
-
Se são programadas, não cabe ver alternativas e escolher curso de ação.
Tem que seguir o script.
by neto..
-
Péssima anedota!
-
Como que vc resolve um problema sendo que ele já foi enfrentado e solucionado anteriormente? rs
-
Outra questão que aborda a mesma temática e que pode melhor ajudar na fixação:
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.
GABARITO: certo
-
"sempre que um novo problema ocorrer" - Aqui cabe recurso, pq novo pode ser realmente novo inédito ou simplismente o novo mais do mesmo!
-
Errado. As decisões programadas já integram o acervo de soluções da organização, ou seja, quando determinada situação ocorre, o tomador de decisão já sabe exatamente como irá decidir. Essas decisões podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (hábito e costume, regras e procedimentos estabelecidos) ou modernas (programas de computador, modelos matemáticos, etc). Se ocorre um novo problema, as condições ambientais escapam da habitualidade, o que leva a fazer diagnósticos e alternativas, resultando em uma decisão não programada.
Gabarito: ERRADO
-
Elaborador se embananou ao formular a questão porque não deveria ter citado "NOVO" problema.
-
Gabarito errado.
Se um novo problema ocorrer a decisão não será programada!
-
Gabarito errado.
Se um novo problema ocorrer a decisão não será programada!
-
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MI Prova: CESPE - 2013 - MI - Administrador - A respeito de aspectos relacionados ao planejamento organizacional, julgue os itens seguintes. - As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. CERTO
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EMBASA Prova: CESPE / CEBRASPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Administração - Acerca do processo decisório, julgue o item a seguir. - As decisões programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitarem seus critérios para tomada de decisão. ERRADO
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Telebras Prova: CESPE - 2015 - Telebras - Analista Superior - Administrativo - Julgue o próximo item referente à função administrativa das organizações. - Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer. ERRADO
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Analista Administrativo - No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original. ERRADO