-
CERTO!
Decreto 1.171/64
Seção I
Das Regras Deontológicas
I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
-
Correto.
Para cada povo, para cada cultura os valores de moral são diferentes e no decorrer da história vão mudando.
-
Eu discordo desta questão, há interesses que não são esquecidos com o tempo, por exemplo: o bem comum. A questão poderia dizer: servindo a certos interesses que PODEM ser esquecidos pelo tempo, mas não que necessariamente VÃO SENDO ESQUECIDOS, como sugere a questão.
-
A questão parte da idéia de relativismo moral e de "filosofias" como o marxismo ,cuja teoria diz que a sociedade possui uma infra-estrutura(uma base) econômica e uma superestrutura cultural que sustenta e reproduz os valores desta mesma sociedade para manter a ordem econômica e as classes/elites no poder.
BEM,ISTO É UMA TEORIA -QUE COMO TEORIA FOI DEMOLIDA NA FILOSOFIA E NA ECONOMIA(escola de Viena) E CONTÉM UMA CONTRADIÇÃO DE TERMOS,POIS, SE A ORIGEM DA "MORAL" FOI UM DADO HISTÓRICO ESQUECIDO NO TEMPO, COMO É QUE ALGO PERDIDO NO TEMPO,PORTANTO DESCONHECIDO,PODE SER AFIRMADO COMO ORIGEM DA MORAL? Isto é ignorância filosófica ou é charlatanice intelectual.O marxismo não é filosofia séria e nem é teoria econômica que tenha sentido.É APENAS ESTRATÉGIA IDEOLÓGICA DE SE CHEGAR AO PODER, E NISTO É EFICAZ!
Outro erro ,se considerarmos a moral como a prática da ética,veremos que a moral pode ser diferente em civilizações diferentes,mas a Ética é universal.Todas as civilizações tem preceitos éticos,possuem normas,leis e interdições.E assim , a decorrência,o resultado moral, destes preceitos éticos fundadores das civilizações possuem base objetiva.São estabelecidos objetivamente,como o Dever para com seu clã,sua família,seu rei,seu Deus etc etc
SE A QUESTÃO FOSSE HONESTA INTELECTUALMENTE DIRIA QUE "Pela teoria marxista ,ou neo-marxista,ou em determinado autor de estudos culturais,"e aí poderia formular a questão como o fez...
-
Questão onde o subjetivismo impera. Pode estar certo ou errado , só depende do ponto de vista. Tipo de questão feita apenas para que o candidato " erre " alguma coisa. Coisas do STC - Supremo Tribunal do Cespe.
-
Os conceitos e valores tradicionais da moral não são universais nem estabelecidos objetivamente. CERTO! MORAL É SUBJETIVA E CULTURAL.
.....servindo a certos interesses que vão sendo esquecidos com o tempo. CERTO! A MORAL É TEMPORÁRIA.
QUESTÃO PARA QUEM REALMENTE ESTUDOU..
-
Questão correta, amigos concurseiros. Segue comentário do prof.° Paulo Guimarães, Estratégia Concursos:
"Vimos e revimos que os conceitos relativos à moral não são universais e nem objetivos, mas mudam de acordo com a época e local em que são aplicados. Acho que a questão ficou mal formulada na parte que diz que os interesses que pautam o estabelecimento dos valores da moral “vão sendo esquecidos com o tempo”. Acredito que podemos pensar em alguns que sejam universais ou que estejam muito ligados ao senso comum. De qualquer forma, pelo gabarito oficial a
questão está correta".
-
Nas próximas provas d Cespe: Conhecimentos Específicos 70 questões
Filosofia: 1.1 Filosofia cespiana. 1.2 Inferências, deduções segundo doutrina do autor Charada. 1.3 Sartre e os métodos de suposição.
-
kkkkkkkkkkk essa só tomando uma pra acertar! AVANTE
-
Discordo completamente. momento histórico e cultura específicos? que isso! varia de cultura e contexto....
-
Qual o sentindo de aprender boas maneiras se é PRA SER ESQUECIDO COM O TEMPO? Isso eu não entendi Cespe.
Esquecer-se com o tempo parece ser diferente de ter os interesses mudados para melhor.
-
Moral--> modifica-se pelo tempo e espaço.
É só pensar em exemplos do tipo: já se foi imoral para a mulher ser divorciada, com o passar do tempo não é mais, ou seja, foi esquecido.
-
É filosofia?
#crendeuspai
-
Errei a questão por saber que existem determinados valores que se consolidificam, cada vez mais, ao longo do tempo dado o interesse público. Mal formulada a questão!
-
A questão não foi mal elaborada. Apenas exigiu conhecimento da diferença entre ética e moral.
-
Gabarito: CORRETO
Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)
Os conceitos relativos à moral não são universais e nem objetivos, mas mudam de acordo com a época e local em que são aplicados. A a questão ficou mal formulada na parte que diz que os interesses que pautam o estabelecimento dos valores da moral "vão sendo esquecidos com o tempo". Podemos pensar em alguns que sejam universais ou que estejam muito ligados ao senso comum. De qualquer forma, pelo gabarito oficial a questão está correta.
FORÇA E HONRA.
-
a parte que fala que certos interesses vão sendo esquecidos com o tempo gera a dúvida. Achei mal formulada. Não necessariamente têm que ser esquecidos, poderiam apenas serem modificados.
-
"Esquecidos"?
-
Ser modificado é diferente de ser esquecido!
Questão mal elaborada
-
Cultura e Religião são crenças criadas por homens.
Ou seja não saiu do nada, alguém criou e outros praticaram.
Por isso são mutáveis, assim como a moral.
praise be _/\_
-
GABARITO: CERTO
MORAL: São valores que os homens criam e que acreditam ser certos ou errados, de acordo com suas experiências e suas crenças, especialmente as de natureza religiosa. A moral é vista como um conjunto de regras de convívio social. A moral pode mudar de acordo com a época, com o grupo de pessoas ou com a região. Moral influenciada diretamente à cultura de um povo, grupo etc.
ÉTICA: seus conceitos e suas valorações não mudam de acordo com o tempo ou com o lugar das suas avaliações. Ela é universal. O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
-
Os conceitos relativos à moral não são universais e nem objetivos, mas mudam de acordo com a época e local em que são aplicados.
-
Os valores vao sendo mudados, mutacionados, NAO esquecidos, forcoso demais querer mudar uma palavra, e seu sentido, dessa nova, que tenha o msmo valor a todos que a leia. Por exemplo, o adulterio, nao foi esquecido, todo mundo sabe o que é e até se usa o termo nos dias de hj e creio que ainda por geracoes futuras, porém, seu valor é que mudou.
-
CERTO
Acho que a questão ficou mal formulada na parte que diz que os interesses que pautam o estabelecimento dos valores da moral “vão sendo esquecidos com o tempo”, pois o mais correto seria que os valores vão sendo mudados.
-
''Vão sendo esquecidos ao longo do tempo''
Tá bom, então.
-
"vão sendo esquecidos com o tempo..."
Acertei a questão, mas essa parte é estranha... Impossível esquecer as atrocidades praticadas contra judeus pelos nazistas, por exemplo, durante a 2ª Guerra Mundial...
Creio que em 2050/2100 ainda isso será falado e lembrado...
-
...Temos ainda a norma jurídica, que se manifesta quando uma lei, decreto ou outra modalidade normativa
determina como você deve se comportar, dizendo, por exemplo, que você precisa usar o cinto de
segurança para dirigir, ou que você não pode agredir uma outra pessoa. (Estratégia).
Não é estabelecida objetivamente ou pode não ser estabelecida objetivamente?
Não sei se é a banca que sacaneia ou o professor que não sabe o que ensina.