➜ ABAIXO DA LINHA ➜ utilizado pelo BACEN ➜ usa variáveis estoque (dívida pública do período)
Exemplo: A dívida publica em X1 é de 10 bilhões de reais e a dívida pública em X0 é de 9,5 bilhões de reais, logo a NFSP é igual a 500 milhões de reais.
➜ ACIMA DA LINHA ➜ utilizado pela STN ➜ usa variáveis fluxo (todas as receitas e todas as despesas)
Exemplo: Todas as receitas de um período foram de 1 bilhão de reais, e as despesas do mesmo período foram de 1,5 bilhão de reais, logo a NFSP é igual a 500 milhões de reais.
OBS: O valor numérico apurado em ambos os critério deve ser idêntico.
Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/finan%C3%A7as/59941-crit%C3%A9rios-acima-e-abaixo-da-linha
"Aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, aquilo que faço eu aprendo."
Confúcio
Os métodos Acima da Linha e Abaixo da Linha são critérios de mensuração do Déficit Público. A partir desses critérios é possível quantificar as Necessidades de Financiamento do Setor Público.
Pelo critério Acima da Linha, comparam-se todas as receitas com todas as despesas e o saldo resultante definirá a NFSP. Como o critério utiliza-se da execução orçamentária, o cálculo é realizado com base em variáveis de fluxo e é utilizado pelo órgão responsável pela administração financeira do Governo Federal (STN). Podemos dizer que é um critério que fornece informações gerenciais.
Por outro lado, o critério Abaixo da Linha não foca no fluxo de receitas e despesas mas na variação da dívida pública (estoque de dívida) de um exercício para o outro. Este critério é utilizado pelo BACEN e também pelas estatísticas oficiais do Governo federal.