SóProvas


ID
174586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas
ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as
ciências sociais. Na contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio
de uma entidade. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.

O patrimônio é objeto de estudo também de outras ciências, como a administração e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto é estudado difere de uma ciência para outra, cabendo à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos.

Alternativas
Comentários
  • Boa Tarde

    O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conhecimento.htm

    Sds. Victor

  • Eu concordo plenamente com o amigo abaixo. No entanto , como se trata de CESPE nem sei se colocar certo ou errado. Aposto que eles são capazes de colocar esse mesmo item como certo em outra prova...arrrgh.

     

     

  • Resolução CFC 774/94.

    Questão Errada.

  • CFC 774: "O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos."
  • ERRADO
    O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito - que, entretanto,o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. A Contabilidade busca, primordialmente, apreender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações.
    As mutações tanto podem decorrer da ação do homem, quanto, embora quase sempre secundariamente, dos efeitos da natureza sobre o Patrimônio.
    Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. A delimitação qualitativa desce, em verdade, até o grau de particularização que permita a perfeita compreensão do componente patrimonial. Assim,quando falamos em "máquinas", ainda estamos a empregar um substantivo coletivo, cuja expressão poderá ser de muita utilidade, em determinadas análises.Mas a Contabilidade, quando aplicada a um patrimônio particular, não se limitará às "máquinas" como categoria, mas se ocupará de cada máquina em particular, na sua condição do componente patrimonial, de forma que não possa ser confundida com qualquer outra máquina, mesmo de tipo idêntico.
    O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja "Valor", porquanto os conceitos sobre a materia são extremamente variados.
    Fonte: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res774P1.htm
  • De acordo com a Resolução CFC no 774/94 (que foi revogada para Resolução CFC 1.282/10, mas possui alguns conceitos importantes):
    Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limite estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.
    O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. Repare que o item fala apenas em aspectos quantitativos.
    O patrimônio é representado por dois aspectos: aspecto qualitativo e aspecto quantitativo.
    - Aspecto Qualitativo: corresponde à identificação dos elementos que compõem o patrimônio (bens, direitos e obrigações).
    - Aspecto Quantitativo: corresponde à identificação dos elementos em valores monetários.
    Item Errado.

    Fonte: Curso Online – Noções de Contabilidade Geral – Teoria e Exercícios - Agente da Polícia Federal - Prof. Moraes Junior
  • CESPE -> Incompleto não é incorreto.

    Concordo que a contabilidade estuda os aspectos quantitativos e qualitativos, mas na frase não é dito que cabe à contabilidade APENAS estudar os quantitativos e eu aprendi que com a CESPE se olha se o que ela disse está certo ou não, mesmo que esteja incompleto, por isso não concordo que a questão esteja incorreta, pelo menos não com certeza.

  • É exatamente isso Leonardo Moraes Chamun

    E agora o que devo fazer? Marcar errada sempre que estiver incompleta as questões e com isso praticamente zerar uma prova, já que 50% da prova CESPE as questões estão incompletas? Ou me conformar com estes tipo de questão ABSURDA?

    Então CESPE, quer dizer que contabilidade não estuda aspectos quantitativos?

    Resposta dessa banca de ASNOS: "SERTO"  


  • Típica questão que pode tanto estar CERTA como ERRADA.

    Questão passível de questionamento deve ser evitada nesse tipo de prova.

  •  "à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos e qualitativos" Essa Cespe é uma safada. Se ela tivesse colocado APENAS eu entenderia como incorreto. Mas não, ela faz questão de deixar a questão mais confusa o possível. 

  • questão absurda, como várias que tenho visto da cespe

  • Questão incompleta para a CESPE é questão errada?

  • Ai vem um monte de gente falarm .....Ainnn questao do cespe incompleta esta certa ....logico que nao meu a banca é sacana demais 

  • Errei e erraria de novo

  • Entendi o posicionamento da banca:

    O patrimônio é representado por dois aspectos: aspecto qualitativo e aspecto quantitativo.

    - Aspecto Qualitativo: corresponde à identificação dos elementos que compõem o patrimônio (bens, direitos e obrigações).

    - Aspecto Quantitativo: corresponde à identificação dos elementos em valores monetários.

    Neste caso específico a questão estar incompleta (mencionar apenas quantitativo) deixa a assertiva toda INCORRETA. Pois a contabilidade depende necessariamente dos dois aspectos.

  • "Serto"

  • INCOMPLETO NÃO É O MESMO QUE INCORRETO!!!

  • Se houver comentário do professor ele vai dizer que está errado porque é o gabarito.

  • Quantitativos e qualitativos

  • Cadê a galera que diz que incompleto não é errado no cebraspe? Aspectos quantitativos e qualitativos.

  • Isso mesmo Higor, marquei certo, pois para o Cespe incompleto NÃO é errado.

    Isso ai Mário: "incompleto não é o mesmo que incorreto".

    Gostei da ironia Rita ("serto"), inteligente.

    No entanto, fazendo ainda um exercício mental para tentar salvar o gabarito como "certo", o qual a banca consagra, podemos perceber, ainda que implicitamente, pela leitura de toda a assertiva, notadamente seu final, que à contabilidade cabe apenas (implícito) estudar seus aspectos (do patrimônio) quantitativos.

    Gabarito da banca: CERTO (mas com ressalvas!!!).

  • A contabilidade estuda seus aspectos quantitativos e qualitativos.

  • Erro com orgulho de ser cespiano.

  • Essa questão foi do ano de 2010 a banca se atualiza e se modifica ao longo do tempo. Uma grande característica observada atualmente na banca Cespe é o fato de as questões incompletas não serem sinalizadas como erradas, lamentável isso, mas vida que segue

  • Questão foi mais de português, interpretação de textos, do que contabilidade.

  • Eu errei a questão pelo fato de o cespe, no enunciado, não ter restringido ao qualitativo... tanto o qualitativo quanto o quantitativo são estudados... Mas o fato de informar um, como rol exemplificativo, não quer dizer que esteja errado.

    Mas vai entender...

  • Segui o mesmo raciocínio: CESPE- incompleto é certo- marquei certo.

    Resultado: A banca me enganou.

  • Gab.: ERRADO!

    Cespe e suas incongruências

  • Tem que adivinhar o que o cespe quer !

  • Passível de anulação, no minimo troca de gabarito.

  • Quantitativos e qualitativos.

  • PASSÍVEL DE SER ANULADA

  • Errado.

    Interpretação de texto, pessoal. A questão disse que a contabilidade estuda apenas os aspectos quantitativos, sendo que na verdade estuda os qualitativos também.

  • Qualitativos e Quantitativos

  • ESSA QUESTÃO É AQUELA QUE O CORAÇÃO ERRA AS BATIDAS. O FÁCIL PARECE MAIS DIFICIL

  • Pois é... tem até PROFESSOR que fala que questão incompleta não está errada. Mas não é o caso dessa... Pode isso Arnaldo?

  • 20/11/2020 Marquei E - Acertei

  • Gaba: ERRADO

    Comentários: porém...

    1º para cespe questão incompleta nao é errada!

    2º Alguém se beneficiou com essa questão!

    3º descarte essa questão, ela é uma anomalia da cespe!

    4º se vc começa a achar que questão incompleta é errada depois desta questão, nunca mais vc passa em um concurso elaborado pela cespe!

  • GABARITO: ERRADO

    Senão vejamos:

    1° Cabe à Contabilidade estudar o patrimônio em seus aspectos quantitativos? SIM!

    2° Mas, é isso que difere a contabilidade das outras ciências? NÃO.

    Portanto, difere-se tanto nos aspectos quantitativos quanto nos qualitativos.

    Visto que as ciências podem estudar um aspecto ou outro, o foco da questão é que a contabilidade se difere porque estuda os dois aspectos.

  • Gabarito: Errado

    Quantitativos e qualitativos;

  • A contabilidade estuda os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio.

    Serei APF em 2021.

  • Descordo do gabarito, embora saiba que não adianta nada, mas deveria ter o "apenas" na questão, para que ficasse ERRADA.

  •  "...mas o ponto de vista sob o qual esse objeto é estudado difere de uma ciência para outra..."

    CREIO QUE O PONTO CHAVE DESSA QUESTÃO SEJA ESSE, VISTO QUE NEM SEMPRE AS DISCIPLINAS IRÃO DIVERGIR NO SEU ESTUDO.

  • O patrimônio não é objeto exclusivo da contabilidade, não se restringe a estudar o patrimônio sob o aspecto quantitativo haja vista que a contabilidade estuda os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio. Gabarito : ERRADO

  • São ciências sociais com Objetos de estudos diferentes.

    Contabilidade - Patrimônio das entidades

    Economia - Escassez de recursos produtivos

    Administração - Gestão das entidades(Planejamento, Organização, Coordenação, Comando e Controle)

  • O cespe não decide se o incompleto é ou não aceito , assim fica complicado ter conhecimento do assunto e não ter conhecimento da cabeça desse examinador ...

  • Acredito que o que torna a afirmação errada é "O patrimônio é objeto de estudo também de outras ciências, como a administração e a economia"

    O objeto de estudo da economia é a sociedade e da adminstração, a gestão.

  • Tipica questão que se você não lê toda, erra.

  • Quantitativos e qualitativos do patrimônio :)

  • Vou nem comentar.

  • Modo de leitura, Cespe tem dessa ali ficou meio que implícito um somente, " cabendo à contabilidade " Somente" estudar seus aspectos quantitativos. Ela usou uma forma de restringir. Ele especificou alguns e no último restringiu colocando somente uma.

  • Quantitativamente, o patrimônio representa os valores monetários do bem, direito ou obrigação.

    O aspecto qualitativo do patrimônio é entendido como a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias etc.

    _si vis pacem para bellum

  • todas as questoes queeu resolvi onde a cespe fala apenas a palavra Quantitativo foi dado como errada

  • A CESPE pegou todo mundo, achando que incompleta a questão esta CERTA.

    Mas acho que o ERRO está em dizer: (CABENDO) A CONTABILIDADE ESTUDAR SEUS ASPECTOS QUANTITATIVOS. Dando a entender que somente o aspecto quantitativo.

  • "O patrimônio é objeto de estudo também de outras ciências, como a administração e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto é estudado difere de uma ciência para outra, cabendo à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos"

    Difere de uma para outra, pois, de acordo com a assertiva, a contabilidade viria a estudar apenas os aspectos quantitativos e as outras ciências, os aspectos qualitativos, o que não é verdade. De certa forma, se fizermos uma analise mais minuciosa, podemos perceber que a assertiva restringiu o conceito. Difícil mesmo é analisar no calor do momento. Nem sempre, o incompleto é o correto, galera.

  • A única justificativa plausível que vejo para essa questão é a possibilidade de a banca ter considerado que houve uma restrição prejudicial.

    Affs

  • Mas q caraí, decide se incompleta é certa ou não.

    5x que erro esse trem. Saco.

  • ESTÁ INCOMPLETA, POIS NÃO É SOMENTE OS ASPECTOS QUANTITATIVOS, MAS TAMBÉM OS QUALITATIVOS.

  • "cabendo", esse tempo verbal dá a entender restrição mesmo sem estar acompanhado de "somente", por exemplo, por isso que parece uma incompleta, que deveria estar certa pelo padrão Cespe, mas tem esse detalhe aí.

  • "Para o entendimento do que vem a ser a ciência da Contabilidade, podemos fazer uma analogia entre as três principais ciências envolvidas no universo das entidades econômico-administrativas: um empreendimento, para obter o sucesso esperado por seus investidores, deve sempre passar pelas etapas de planejamento, execução e controle de suas ações. Desta forma, temos a Economia no planejamento das metas da empresa, a Administração na execução de suas estratégias e ações e a Contabilidade no controle do resultado dessas ações (conceito extraído da Teoria da Contabilidade, de Sérgio de Iudícibus, 8. ed., p. 87)".

    No entanto, todas as ciências lidam com o patrimônio em seus aspectos qualitativo e quantitativo, diferindo no objetivo de cada uma no manejo das informações.

    Fonte da citação: Eugenio Montoto

  • Os aspectos qualitativos não podem ficar de fora na contabilidade, caso contrário não teria diferença nenhuma com as outras, ela difere nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

  • A interpretação que tive é que dentre as ciências que estudam o patrimônio cabe à contabilidade o estudo quantitativo, como se as outras ciências não estudassem esse aspecto. O erro seria essa restrição, e não o fato de estar incompleta.

    Mas só tive esse pensamento depois de ter errado a questão kkkkkkkkk

  • Tipo de Questão que a banca escolhe se está CERTO ou ERRADO

  • O patrimônio é objeto de estudo também de outras ciências, como a administração e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto é estudado difere de uma ciência para outra, cabendo à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos E TAMBÉM QUALITATIVOS.

  • Gabarito: Errado

    A Cespe rodou, rodou, para querer que você complemente que a Contabilidade estuda os aspectos quantitativos e qualitativos.

    O Senhor Deus de paz, guardará o seu coração e os seus sentimentos.

    Filipenses 4:7

  • Ela está querendo dizer que as outras ciências não abordam os aspectos quantitativos, portando erradíssimo.

    Querendo dizer que esta seria uma característica marcante da contabilidade que se diferencia das outras.

  • Concordo que para ser a questão considerada errada, a palavra "apenas" deveria estar presente....
  • CADÊ A RESTRIÇÃO OOOOOO EXAMINADOR RETARDAD.O

  • "...cabendo à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos." Essa parte restringiu o estudo da contabilidade somente aos aspectos quantitativos. A questão está perfeita. GAB: E

  • Aspectos quantitativos e qualitativos.

    Gabarito: Errado

  • CESPE -> Incompleto não é incorreto.

    .

    .

    .

    Concordo que a contabilidade estuda os aspectos quantitativos e qualitativos, mas na frase não é dito que cabe à contabilidade APENAS estudar os quantitativos e eu aprendi que com a CESPE se olha se o que ela disse está certo ou não, mesmo que esteja incompleto, por isso não concordo que a questão esteja incorreta, pelo menos não com certeza.