-
A pecuária no período colonial foi uma atividade econômica que apresentou características distintas do projeto de exploração da cana de açúcar. Entre essas diferenças, destacam-se as novas relações de trabalho alheias ao uso de mão de obra escrava, majoritário na economia açucareira. No seu lugar, a pecuária fazia uso de um pequeno número de trabalhadores livres, de diferentes etnias, que recebiam pelos serviços prestados por meio do repasse de animais recém-nascidos do rebanho.
A resposta incorreta é a letra B.
-
a pecuária nordestina se caracterizou por ser uma atividade econômica subsidiária à economia açucareira, voltada para o mercado interno, organizada de forma extensiva e que comportou predominantemente a mão de obra escrava.
** Geralmente, a pecuária necessitava de um pequeno número de trabalhadores e tinha sua mão-de-obra composta por trabalhadores livres de origem branca, negra, indígena ou mestiça. Além disso, o pagamento pelos serviços prestados era comumente realizado com o repasse de novos animas que surgiam no rebanho. **
Fonte:http://brasilescola.uol.com.br/historiab/pecuaria-no-periodo-colonial.htm
-
O erro da questão está em... comportou predominantemente a mão de obra escrava.
Predominava a mão de obra livre (vaqueiros / cablocos) em um SISTEMA DE PARCERIA entre os vaqueiros e os senhores de engenho.
-
Pegada...
-
Diferentemente da atividade açucareira, a pecuária não exigia um grande contingente de trabalhadores ou vultuosos recursos financeiros. Geralmente as áreas de criação, denominadas de currais, empregavam em média uma dúzia de homens livres, os chamados vaqueiros. Eles recebiam seu pagamento em gado, um boi a cada quatro criadas durante cinco anos. Além disso, a pecuária era extensiva, ou seja, o gado era criado solto em largos espaços de pastagem.
-
pecuária: mão de obra livre