A. a preocupação dominante com a sorte das camadas médias urbanas, articuladas em torno dos sindicatos de serviços e de funcionários autônomos.
B. o getulismo do PSD (setores dominantes no campo, a burocracia governamental e setores da burocracia industrial e comercial) e o getulismo do PTB (burocracia sindical e do Ministério do Trabalho e a maioria dos trabalhadores urbanos organizados).
C. o autoritarismo esclarecido do PTB (organizando as massas urbanas dos pequenos e médios centros do país) e o despotismo do PSD (criando as condições básicas para a sobrevivência de pequenos sindicatos). INVERTEU AS CONCEPÇÕES DOS PARTIDOS. O PTB ERA O PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO PREOCUPADO COM OS SINDICATOS.
D. a atuação junto aos setores despossuídos (os chamados "marmiteiros") das grandes metrópoles, que sempre atuaram no sentido de alcançar uma melhor situação de vida.
E. a defesa incondicional da instrução 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) que, ao propiciar uma fuga de capitais estrangeiros do país, permitia que o capital industrial nacional encontrasse condições para a sua ampliação. A INSTRUÇÃO 113 DA SUMOC (CRIADA NO GOVERNO CAFÉ FILHO E IMPLANTADA POR JK) ABRIA O PAÍS PARA O CAPITAL ESTRANGEIRO.